Universidades seniores: o papel diferenciador da educação não-formal no envelhecimento ativo e qualidade de vida de pessoas de idade avançada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Sara Ferreira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/104260
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_f5c60b0993a1e951dc7d3882c6b0f9ad
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/104260
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Universidades seniores: o papel diferenciador da educação não-formal no envelhecimento ativo e qualidade de vida de pessoas de idade avançadaSenior universities: the differentiating role of non-formal education in active aging and quality of life for older peopleUniversidade SéniorNovas tecnologiasTreino cognitivoAlfabetização de AdultosEducação não-formalSenior UniversityNew TechnologiesCognitive TrainingAdult LiteracyNon-formal EducationRelatório de Estágio do Mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio foi realizado em prol da conclusão do Mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária, lecionado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, da Universidade de Coimbra. O local de estágio escolhido foi a Aposenior - Universidade Sénior de Coimbra, valência da Associação Apojovi. Constituíram-se como objetivos orientadores do estágio curricular os seguintes: atuar profissionalmente de acordo com os princípios de funcionamento da Associação Apojovi; dinamizar as sessões de Informática no Pólo III da Associação; promover o treino cognitivo junto de adultos de idade avançada através da realização da Oficina de Ginástica Mental; cooperar na dinamização do Projeto de Alfabetização no Centro Comunitário de Inserção da Cáritas Diocesana de Coimbra; e, em último, desenvolver um Projeto de Investigação assente na área da Educação e Formação de Adultos e no contexto de uma Universidade Sénior. Em termos de organização, o relatório apresenta-se dividido em quatro capítulos. Primeiramente encontra-se explicitado o enquadramento teórico, seguindo-se na segunda parte uma exposição da caracterização da instituição, ao nível da sua história, composição organizacional, recursos, serviços prestados, público-alvo, atividades, projetos sociais e parcerias. A terceira parte corresponde ao projeto de estágio e às atividades dinamizadas em resultado dos objetivos definidos. Por fim, seguem-se a avaliação, as considerações finais, os anexos e os apêndices, respetivamente.The present internship report was carried out in support of the completion of the Masters in Adult Education and Training and Community Intervention, taught by the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra. The chosen internship location was Aposenior - Senior University of Coimbra, valence of the Apojovi Association.The guiding objectives of the curricular internship were: to acting professionally in accordance with the operating principles of the Apojovi Association; to dynamize the sessions of Informatics in Pole III of the Association; to promote cognitive training to adults of advanced age through the Mental Gymnastics Workshop; to cooperate in the promotion of the Literacy Project in the Community Center for Insertion of Cáritas Diocesana de Coimbra; and, finally to develop a Research Project based in the area of Adult Education and Training and in the context of a Senior University.In terms of organization, the report is divided into four chapters. Firstly, the theoretical framework is explained, followed by an exposition of the characterization of the institution in the second part, in terms of history, organizational composition, resources, services provided, target audience, activities, social projects and partnerships. The third part corresponds to the internship project and the activities promoted as a result of the defined objectives. Last but not least, the evaluation, final remarks, attachments and appendices follow respectively.2022-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/104260http://hdl.handle.net/10316/104260TID:203128052porCastro, Sara Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-21T21:45:41Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/104260Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:20:58.115018Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Universidades seniores: o papel diferenciador da educação não-formal no envelhecimento ativo e qualidade de vida de pessoas de idade avançada
Senior universities: the differentiating role of non-formal education in active aging and quality of life for older people
title Universidades seniores: o papel diferenciador da educação não-formal no envelhecimento ativo e qualidade de vida de pessoas de idade avançada
spellingShingle Universidades seniores: o papel diferenciador da educação não-formal no envelhecimento ativo e qualidade de vida de pessoas de idade avançada
Castro, Sara Ferreira
Universidade Sénior
Novas tecnologias
Treino cognitivo
Alfabetização de Adultos
Educação não-formal
Senior University
New Technologies
Cognitive Training
Adult Literacy
Non-formal Education
title_short Universidades seniores: o papel diferenciador da educação não-formal no envelhecimento ativo e qualidade de vida de pessoas de idade avançada
title_full Universidades seniores: o papel diferenciador da educação não-formal no envelhecimento ativo e qualidade de vida de pessoas de idade avançada
title_fullStr Universidades seniores: o papel diferenciador da educação não-formal no envelhecimento ativo e qualidade de vida de pessoas de idade avançada
title_full_unstemmed Universidades seniores: o papel diferenciador da educação não-formal no envelhecimento ativo e qualidade de vida de pessoas de idade avançada
title_sort Universidades seniores: o papel diferenciador da educação não-formal no envelhecimento ativo e qualidade de vida de pessoas de idade avançada
author Castro, Sara Ferreira
author_facet Castro, Sara Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Sara Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade Sénior
Novas tecnologias
Treino cognitivo
Alfabetização de Adultos
Educação não-formal
Senior University
New Technologies
Cognitive Training
Adult Literacy
Non-formal Education
topic Universidade Sénior
Novas tecnologias
Treino cognitivo
Alfabetização de Adultos
Educação não-formal
Senior University
New Technologies
Cognitive Training
Adult Literacy
Non-formal Education
description Relatório de Estágio do Mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/104260
http://hdl.handle.net/10316/104260
TID:203128052
url http://hdl.handle.net/10316/104260
identifier_str_mv TID:203128052
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134101247098880