Estudo Das Tendências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rochinha, Susana Cristina Almeida
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/9990
Resumo: O processo da previsão de tendências compreende uma atividade moderna na qual o estudo rigoroso das tendências é crucial, bem como a observação das dinâmicas que envolvem o consumidor, as marcas e as agências de previsão. No estado de descentralização e fragmentação atual na qual se encontram a maioria dos conglomerados sociais globais, é um desafio entender se as tendências neles contidas e em constante movimento, traduzem o meio envolvente ou se na realidade são expressões fortuitas; não obstante, são fenómenos que não se podem ignorar, e a sua análise dá origem a atividades cada vez mais essenciais no contexto empresarial e criativo. Através dos relatórios de tendências, as empresas têm a oportunidade de adquirir informações relevantes e perspetivas sobre futuros cenários que as ajudam a fazer sentido das dinâmicas atuais dos consumidores. Dessa forma, esta investigação procura estudar o método da previsão de tendências e consequentemente realizar relatórios de tendências focados em setores especìficos. Para a elaboração do conteúdo dos relatórios, deve ser aplicada uma metodologia que, acima de tudo, permita analisar e identificar as tendências contidas nos determinados setores e/ou mercados. Sendo assim, a metodologia aplicada seguiu uma lógica flexìvel e multidisciplinar, de caráter qualitativo e fundamentada no entendimento dos mecanismos que formam, compõem e difundem as tendências nos contextos atuais. Enquanto apoio para as premissas metodológicas, recorreu se à elaboração de entrevistas estruturadas, direcionadas a profissionais de tendências; uma vez que a pesquisa é de ìndole qualitativa considerou se muito importante a aplicação deste formato primário para a reunião de dados significativos relativamente à concepção de um relatório de tendências. Concluìdo o procedimento empirìco, os resultados que se destacam indicam evidências de que as tendências são formadas e sofrem mudanças por ação de fatores externos a elas, não obstante às suas mutações endógenas. É também verificado que o atual ecossistema das tendências enfatiza a influência de diferentes agentes no seu processo de difusão, independentemente do setor analisado. Aponta se, por fim a conclusão de que o consumidor é, e continuará a ser um dos elos centrais na manifestação, difusão e fim das tendências, assim como também consente, por sua vez, alterações nos seus comportamentos e atitudes em função das tendências. Esta última ideia reitera a importância do estudo das tendências e respetivas dinâmicas nos contextos empresariais, como estratégia fundamental às necessidades e desejos dos consumidores.
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Através dos relatórios de tendências, as empresas têm a oportunidade de adquirir informações relevantes e perspetivas sobre futuros cenários que as ajudam a fazer sentido das dinâmicas atuais dos consumidores. Dessa forma, esta investigação procura estudar o método da previsão de tendências e consequentemente realizar relatórios de tendências focados em setores especìficos. Para a elaboração do conteúdo dos relatórios, deve ser aplicada uma metodologia que, acima de tudo, permita analisar e identificar as tendências contidas nos determinados setores e/ou mercados. Sendo assim, a metodologia aplicada seguiu uma lógica flexìvel e multidisciplinar, de caráter qualitativo e fundamentada no entendimento dos mecanismos que formam, compõem e difundem as tendências nos contextos atuais. Enquanto apoio para as premissas metodológicas, recorreu se à elaboração de entrevistas estruturadas, direcionadas a profissionais de tendências; uma vez que a pesquisa é de ìndole qualitativa considerou se muito importante a aplicação deste formato primário para a reunião de dados significativos relativamente à concepção de um relatório de tendências. Concluìdo o procedimento empirìco, os resultados que se destacam indicam evidências de que as tendências são formadas e sofrem mudanças por ação de fatores externos a elas, não obstante às suas mutações endógenas. É também verificado que o atual ecossistema das tendências enfatiza a influência de diferentes agentes no seu processo de difusão, independentemente do setor analisado. Aponta se, por fim a conclusão de que o consumidor é, e continuará a ser um dos elos centrais na manifestação, difusão e fim das tendências, assim como também consente, por sua vez, alterações nos seus comportamentos e atitudes em função das tendências. Esta última ideia reitera a importância do estudo das tendências e respetivas dinâmicas nos contextos empresariais, como estratégia fundamental às necessidades e desejos dos consumidores.The trend forecasting process comprises a modern activity in which the rigorous study of trends is crucial as well as the observation of the dynamics that involve the consumer, brands and the forecasting agencies. In the current state of decentralization and fragmentation to which most of the global social conglomerates are submited, it is a challenge to understand whether the trends contained in them and in constant movement, translate the surrounding environment or if in reality are fortuitous expressions; nevertheless, they are phenomena that can not be ignored, and their analysis gives rise to activities that are increasingly essential in most business and creative contexts. Through the acquisition of trend reports, companies have the opportunity to gain access to relevant information and perspectives on future scenarios that ultimately helps them make sense of current consumer dynamics. Thus, this research seeks to study the trend forecasting approaches followed by the development of three trend reports, each one focused on a specific sector. In order to elaborate the content of the reports, the methodology applied must, above all, allow the analysis and identification of trends in the particular sectors. Therefore, in the present research the applied methodology followed a qualitative, multidisciplinary and flexible conduct, based on the understanding of the mechanisms that form, compose and diffuse trends throughout the current contexts. As support for the methodological premises, three structured interviews were designed, aimed at trend professionals; since the research is of a qualitative nature, it was considered very important to apply this primary method, in order to obtain significant data regarding the development of a trend report. Once the empirical procedure has been concluded, the results that stand out indicate evidence that trends are, in fact, formed and undergo changes, due to factors external to them, despite their inherent endogenous mutations. It is also verified that the current ecosystem of trends emphasizes the influence of different agents in their diffusion process, independently of the analyzed sector. Finally, the conclusion is drawn that the consumer is, and will continue to be, one of the central players in the manifestation, diffusion, decline and death of trends, as well as, in turn, allows its own behavior and attitudes to be altered, depending and accordingly to current trends. This last idea reiterates the importance of the study of trends and their dynamics, within the business contexts, as a fundamental strategy in responding to the needs and desires of consumers.Pereira, Maria Madalena RochauBibliorumRochinha, Susana Cristina Almeida2020-03-11T17:22:18Z2018-11-232018-10-082018-11-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/9990TID:202354555porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:51:22Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9990Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:03.712577Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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