Proposta de medidas para melhoria da mobilidade em transporte rodoviário urbano - o caso do Barreiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/1845 |
Resumo: | Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Civil – Estruturas e Geotecnia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa |
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Proposta de medidas para melhoria da mobilidade em transporte rodoviário urbano - o caso do BarreiroMobilidadeRede rodoviária urbanaVolumes de tráfegoNível de serviçoModelação da rede viáriaBenefícios e custos das medidas de melhoriaDissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Civil – Estruturas e Geotecnia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de LisboaA presente dissertação tem como objectivo avaliar a eficiência da rede rodoviária urbana do concelho do Barreiro e propor medidas que possam melhorar a mobilidade. Para o efeito, é necessário, em primeiro lugar, conhecer melhor o concelho do Barreiro – o que é feito no capítulo inicial –, através de indicadores e dados estatísticos relativos a demografia e situação económica. Em seguida, descrevem-se detalhadamente os aspectos relativos à mobilidade do Concelho: vias urbanas estruturantes, transporte colectivo rodoviário, dados de sinistralidade, transporte ferroviário e transporte fluvial, e intermodalidade. Na posse de todos estes dados, foi feita uma modelação da rede rodoviária da Península de Setúbal, com base nas contagens da Estradas de Portugal, S.A., usando um software específico para o efeito – o VISUM – para prever os fluxos de tráfego no Concelho e detectar os pontos críticos da rede, onde o nível de serviço pretendido não é conseguido. Finalmente, propõem-se medidas que melhorem a mobilidade da rede urbana, nomeadamente a reformulação de intersecções, prevendo os benefícios para os condutores e os custos inerentes à implementação.FCT - UNLSantana, TeresaRUNRamos, André Filipe Ferreira2009-02-26T10:12:00Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/1845porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:31:57Zoai:run.unl.pt:10362/1845Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:14:53.284515Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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