A transformação digital de uma empresa portuguesa da indústria da moda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Bárbara Dias da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/16599
Resumo: Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação
id RCAP_f5fb91dcf793ebc2126cfc3031c473d7
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/16599
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A transformação digital de uma empresa portuguesa da indústria da modaTransformação DigitalTecnologias DigitaisEstratégias DigitaisSocial MediaEstudo de CasoDigital TransformationDigital TechnologiesDigital StrategiesCase StudyMestrado em Gestão de Sistemas de InformaçãoO objectivo deste trabalho consiste no estudo da transformação digital, procurando perceber como uma empresa Portuguesa, da era pré-digital e pertencente à Indústria da Moda, está a actuar perante o digital. O problema a que se refere este trabalho prende-se com a transformação digital numa empresa com muitos anos de experiência, uma vez que este é um tema que actualmente se encontra na ordem de trabalhos das empresas. A questão de investigação consiste em: "Como uma empresa Portuguesa da área da Moda, com muitos anos de experiência, está a actuar perante a transformação digital"?. Uma abordagem qualitativa foi utilizada para estudar o tema referido anteriormente, baseada num estudo de caso singular. Este é sustentado com uma entrevista à empresa e com informação reunida em fontes online acerca da marca. Com o caso verificamos que a empresa iniciou os seus esforços digitais em 2010, adoptando a tecnologia digital Social. Esta tecnologia permite à empresa em estudo uma maior divulgação da marca e dos seus produtos. As estratégias formuladas referentes a esta tecnologia estão a par com estudos de comportamento dos utilizadores das social media da marca, tendo também novas estratégias de marketing, como a utilização de influenciadores digitais. A gestão deste fenómeno ficou à responsabilidade do CEO da empresa. Algumas das alterações que ocorreram na organização, consequência da tecnologia adoptada, prendem-se com a criação de novos cargos de trabalho e subcontratação de serviços externos. Na implementação desta tecnologia existiu um cuidado na gestão de todo o processo.The main objective of this work consists in the study of the digital transformation, showing how a Portuguese company, born in a pre-digital era and part of the Fashion Industry, is adopting and operating the digital. The adoption of the digital transformation by companies with many years of experience is the problem that this work includes. This theme is discussed in organizations nowadays. The research question is: "How a Portuguese Organization with many years of experience, working in the fashion field, is acting towards digital transformation"?. A qualitative method, was used to study the aforementioned theme, based on a single case study. The case is supported by an interview, as well as information withdrawn from some online sources about the brand. With this case, we can verify that the company began their digital initiatives in 2010 by adopting Social as their digital technology. This technology allows the company to have a bigger propagation of the brand and products. The strategies design for this technology are based in studies about the company's social media. In addiction the company have new marketing strategies, for example the use of digital influencers. The CEO of the organization is responsible for management this phenomenon. Consequence of the digital technology adopted, some changes occurred in the company like the origination of new job positions and subcontracting of external services. The process of implementing this technology have been carefully managed.Instituto Superior de Economia e GestãoPicoto, Winnie NgRepositório da Universidade de LisboaCosta, Bárbara Dias da2019-07-03T00:30:14Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/16599porCosta, Bárbara Dias da (2018). "A transformação digital de uma empresa portuguesa da indústria da moda". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:46:23Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/16599Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:01:58.802778Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A transformação digital de uma empresa portuguesa da indústria da moda
title A transformação digital de uma empresa portuguesa da indústria da moda
spellingShingle A transformação digital de uma empresa portuguesa da indústria da moda
Costa, Bárbara Dias da
Transformação Digital
Tecnologias Digitais
Estratégias Digitais
Social Media
Estudo de Caso
Digital Transformation
Digital Technologies
Digital Strategies
Case Study
title_short A transformação digital de uma empresa portuguesa da indústria da moda
title_full A transformação digital de uma empresa portuguesa da indústria da moda
title_fullStr A transformação digital de uma empresa portuguesa da indústria da moda
title_full_unstemmed A transformação digital de uma empresa portuguesa da indústria da moda
title_sort A transformação digital de uma empresa portuguesa da indústria da moda
author Costa, Bárbara Dias da
author_facet Costa, Bárbara Dias da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Picoto, Winnie Ng
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Bárbara Dias da
dc.subject.por.fl_str_mv Transformação Digital
Tecnologias Digitais
Estratégias Digitais
Social Media
Estudo de Caso
Digital Transformation
Digital Technologies
Digital Strategies
Case Study
topic Transformação Digital
Tecnologias Digitais
Estratégias Digitais
Social Media
Estudo de Caso
Digital Transformation
Digital Technologies
Digital Strategies
Case Study
description Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10
2018-10-01T00:00:00Z
2019-07-03T00:30:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/16599
url http://hdl.handle.net/10400.5/16599
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Costa, Bárbara Dias da (2018). "A transformação digital de uma empresa portuguesa da indústria da moda". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131109786648576