A transformação digital de uma empresa portuguesa da indústria da moda
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/16599 |
Resumo: | Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação |
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A transformação digital de uma empresa portuguesa da indústria da modaTransformação DigitalTecnologias DigitaisEstratégias DigitaisSocial MediaEstudo de CasoDigital TransformationDigital TechnologiesDigital StrategiesCase StudyMestrado em Gestão de Sistemas de InformaçãoO objectivo deste trabalho consiste no estudo da transformação digital, procurando perceber como uma empresa Portuguesa, da era pré-digital e pertencente à Indústria da Moda, está a actuar perante o digital. O problema a que se refere este trabalho prende-se com a transformação digital numa empresa com muitos anos de experiência, uma vez que este é um tema que actualmente se encontra na ordem de trabalhos das empresas. A questão de investigação consiste em: "Como uma empresa Portuguesa da área da Moda, com muitos anos de experiência, está a actuar perante a transformação digital"?. Uma abordagem qualitativa foi utilizada para estudar o tema referido anteriormente, baseada num estudo de caso singular. Este é sustentado com uma entrevista à empresa e com informação reunida em fontes online acerca da marca. Com o caso verificamos que a empresa iniciou os seus esforços digitais em 2010, adoptando a tecnologia digital Social. Esta tecnologia permite à empresa em estudo uma maior divulgação da marca e dos seus produtos. As estratégias formuladas referentes a esta tecnologia estão a par com estudos de comportamento dos utilizadores das social media da marca, tendo também novas estratégias de marketing, como a utilização de influenciadores digitais. A gestão deste fenómeno ficou à responsabilidade do CEO da empresa. Algumas das alterações que ocorreram na organização, consequência da tecnologia adoptada, prendem-se com a criação de novos cargos de trabalho e subcontratação de serviços externos. Na implementação desta tecnologia existiu um cuidado na gestão de todo o processo.The main objective of this work consists in the study of the digital transformation, showing how a Portuguese company, born in a pre-digital era and part of the Fashion Industry, is adopting and operating the digital. The adoption of the digital transformation by companies with many years of experience is the problem that this work includes. This theme is discussed in organizations nowadays. The research question is: "How a Portuguese Organization with many years of experience, working in the fashion field, is acting towards digital transformation"?. A qualitative method, was used to study the aforementioned theme, based on a single case study. The case is supported by an interview, as well as information withdrawn from some online sources about the brand. With this case, we can verify that the company began their digital initiatives in 2010 by adopting Social as their digital technology. This technology allows the company to have a bigger propagation of the brand and products. The strategies design for this technology are based in studies about the company's social media. In addiction the company have new marketing strategies, for example the use of digital influencers. The CEO of the organization is responsible for management this phenomenon. Consequence of the digital technology adopted, some changes occurred in the company like the origination of new job positions and subcontracting of external services. The process of implementing this technology have been carefully managed.Instituto Superior de Economia e GestãoPicoto, Winnie NgRepositório da Universidade de LisboaCosta, Bárbara Dias da2019-07-03T00:30:14Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/16599porCosta, Bárbara Dias da (2018). "A transformação digital de uma empresa portuguesa da indústria da moda". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:46:23Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/16599Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:01:58.802778Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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