Promoção de uma cultura motora no contexto Pré-Escolar: impacto de um plano de melhoria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2829 |
Resumo: | O presente relatório foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, integrado no curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Neste documento, são descritos os dois contextos educativos da Prática de Ensino Supervisionada e os percursos de intervenção educativa correspondentes. É também apresentado um estudo exploratório com caraterísticas de investigação-ação que procurou analisar o impacto de um plano de melhoria que visou potenciar a qualidade do contexto educativo enquanto promotor de uma efetiva cultura motora num jardim-de-infância de Viana do Castelo. Para o efeito, recorreu-se à observação estruturada da rotina diária de uma sala de atividades do jardim-de-infância composta por vinte e duas crianças, uma educadora, duas educadoras estagiárias e uma auxiliar de ação educativa, através do instrumento de avaliação Environment and Policy Assessment and Observation (EPAO) de Ward et al. (2008). Esta observação foi efetuada antes e após a implementação do plano de melhoria. Em termos globais, podemos concluir que as mudanças efetuadas ao nível do espaço físico e ao nível das rotinas/práticas educativas foram significativas no incremento da qualidade do jardim-de-infância enquanto contexto potenciador da Atividade físico-motora. Verificaram-se progressos em todas as dimensões da EPAO, exceto na dimensão da Formação e Educação em AF e na dimensão das Orientações Educativas escritas sobre AF. As melhorias mais significativas registaram-se ao nível do comportamento da equipa pedagógica e ao nível das oportunidades de AFM. Este estudo contribuiu para maior consciencialização da equipa pedagógica sobre importância da AFM e do caminho a perseguir para a existência de uma verdadeira e abrangente cultura motora baseada num princípio de uma escola ativa para todos. |
id |
RCAP_f60e5f61f588e856135d5fa5a1b14c9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2829 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Promoção de uma cultura motora no contexto Pré-Escolar: impacto de um plano de melhoriaAtividade físico-motoraEducação pré-escolarCriançasPlano de melhoriaPhysical activityPre-school educationChildrenImprovement planO presente relatório foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, integrado no curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Neste documento, são descritos os dois contextos educativos da Prática de Ensino Supervisionada e os percursos de intervenção educativa correspondentes. É também apresentado um estudo exploratório com caraterísticas de investigação-ação que procurou analisar o impacto de um plano de melhoria que visou potenciar a qualidade do contexto educativo enquanto promotor de uma efetiva cultura motora num jardim-de-infância de Viana do Castelo. Para o efeito, recorreu-se à observação estruturada da rotina diária de uma sala de atividades do jardim-de-infância composta por vinte e duas crianças, uma educadora, duas educadoras estagiárias e uma auxiliar de ação educativa, através do instrumento de avaliação Environment and Policy Assessment and Observation (EPAO) de Ward et al. (2008). Esta observação foi efetuada antes e após a implementação do plano de melhoria. Em termos globais, podemos concluir que as mudanças efetuadas ao nível do espaço físico e ao nível das rotinas/práticas educativas foram significativas no incremento da qualidade do jardim-de-infância enquanto contexto potenciador da Atividade físico-motora. Verificaram-se progressos em todas as dimensões da EPAO, exceto na dimensão da Formação e Educação em AF e na dimensão das Orientações Educativas escritas sobre AF. As melhorias mais significativas registaram-se ao nível do comportamento da equipa pedagógica e ao nível das oportunidades de AFM. Este estudo contribuiu para maior consciencialização da equipa pedagógica sobre importância da AFM e do caminho a perseguir para a existência de uma verdadeira e abrangente cultura motora baseada num princípio de uma escola ativa para todos.This report was designed within the scope of the Supervised Teaching Practice, integrated in the Master's course in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education at the Higher School of Education of Viana do Castelo. In this document, the two educational contexts of the Supervised Teaching Practice and the corresponding educational intervention paths are described. An exploratory study with research-action characteristics is also presented, which sought to analyse the impact of an improvement plan that aimed to enhance the quality of the educational context as a promoter of an effective motor culture in a kindergarten in Viana do Castelo. For this purpose, a structured observation of the daily routine of the kindergarten activities room was carried out, composed of twenty-two children, an educator, two trainee educators and an educational assistant, through the evaluation instrument Environment and Policy Assessment and Observation (EPAO; Ward et al. 2008). This observation was made before and after the implementation of the improvement plan. In global terms, we can conclude that the changes made in terms of physical space and in terms of educational routines/practices were significant in increasing the quality of kindergarten as a context that enhances physical activity. Progress was made in all dimensions of the EPAO, except in the dimension of physical activity training/education and in the dimension of physical activity policies. The most significant improvements were registered in terms of the staff behavior and in terms of active opportunities. This study contributed to a greater awareness of the pedagogical team about the importance of physical activity and the path to pursue for the existence of a true and comprehensive motor culture based on the principle of an active school for all.2022-11-17T13:26:41Z2022-06-14T00:00:00Z2022-06-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2829TID:203048148porCorreia, Ana Sofia Floresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:36:46Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2829Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:34.161631Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Promoção de uma cultura motora no contexto Pré-Escolar: impacto de um plano de melhoria |
title |
Promoção de uma cultura motora no contexto Pré-Escolar: impacto de um plano de melhoria |
spellingShingle |
Promoção de uma cultura motora no contexto Pré-Escolar: impacto de um plano de melhoria Correia, Ana Sofia Flores Atividade físico-motora Educação pré-escolar Crianças Plano de melhoria Physical activity Pre-school education Children Improvement plan |
title_short |
Promoção de uma cultura motora no contexto Pré-Escolar: impacto de um plano de melhoria |
title_full |
Promoção de uma cultura motora no contexto Pré-Escolar: impacto de um plano de melhoria |
title_fullStr |
Promoção de uma cultura motora no contexto Pré-Escolar: impacto de um plano de melhoria |
title_full_unstemmed |
Promoção de uma cultura motora no contexto Pré-Escolar: impacto de um plano de melhoria |
title_sort |
Promoção de uma cultura motora no contexto Pré-Escolar: impacto de um plano de melhoria |
author |
Correia, Ana Sofia Flores |
author_facet |
Correia, Ana Sofia Flores |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Ana Sofia Flores |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividade físico-motora Educação pré-escolar Crianças Plano de melhoria Physical activity Pre-school education Children Improvement plan |
topic |
Atividade físico-motora Educação pré-escolar Crianças Plano de melhoria Physical activity Pre-school education Children Improvement plan |
description |
O presente relatório foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, integrado no curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Neste documento, são descritos os dois contextos educativos da Prática de Ensino Supervisionada e os percursos de intervenção educativa correspondentes. É também apresentado um estudo exploratório com caraterísticas de investigação-ação que procurou analisar o impacto de um plano de melhoria que visou potenciar a qualidade do contexto educativo enquanto promotor de uma efetiva cultura motora num jardim-de-infância de Viana do Castelo. Para o efeito, recorreu-se à observação estruturada da rotina diária de uma sala de atividades do jardim-de-infância composta por vinte e duas crianças, uma educadora, duas educadoras estagiárias e uma auxiliar de ação educativa, através do instrumento de avaliação Environment and Policy Assessment and Observation (EPAO) de Ward et al. (2008). Esta observação foi efetuada antes e após a implementação do plano de melhoria. Em termos globais, podemos concluir que as mudanças efetuadas ao nível do espaço físico e ao nível das rotinas/práticas educativas foram significativas no incremento da qualidade do jardim-de-infância enquanto contexto potenciador da Atividade físico-motora. Verificaram-se progressos em todas as dimensões da EPAO, exceto na dimensão da Formação e Educação em AF e na dimensão das Orientações Educativas escritas sobre AF. As melhorias mais significativas registaram-se ao nível do comportamento da equipa pedagógica e ao nível das oportunidades de AFM. Este estudo contribuiu para maior consciencialização da equipa pedagógica sobre importância da AFM e do caminho a perseguir para a existência de uma verdadeira e abrangente cultura motora baseada num princípio de uma escola ativa para todos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-17T13:26:41Z 2022-06-14T00:00:00Z 2022-06-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/2829 TID:203048148 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/2829 |
identifier_str_mv |
TID:203048148 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131521546715136 |