Promoção de uma cultura motora no contexto Pré-Escolar: impacto de um plano de melhoria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Ana Sofia Flores
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2829
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, integrado no curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Neste documento, são descritos os dois contextos educativos da Prática de Ensino Supervisionada e os percursos de intervenção educativa correspondentes. É também apresentado um estudo exploratório com caraterísticas de investigação-ação que procurou analisar o impacto de um plano de melhoria que visou potenciar a qualidade do contexto educativo enquanto promotor de uma efetiva cultura motora num jardim-de-infância de Viana do Castelo. Para o efeito, recorreu-se à observação estruturada da rotina diária de uma sala de atividades do jardim-de-infância composta por vinte e duas crianças, uma educadora, duas educadoras estagiárias e uma auxiliar de ação educativa, através do instrumento de avaliação Environment and Policy Assessment and Observation (EPAO) de Ward et al. (2008). Esta observação foi efetuada antes e após a implementação do plano de melhoria. Em termos globais, podemos concluir que as mudanças efetuadas ao nível do espaço físico e ao nível das rotinas/práticas educativas foram significativas no incremento da qualidade do jardim-de-infância enquanto contexto potenciador da Atividade físico-motora. Verificaram-se progressos em todas as dimensões da EPAO, exceto na dimensão da Formação e Educação em AF e na dimensão das Orientações Educativas escritas sobre AF. As melhorias mais significativas registaram-se ao nível do comportamento da equipa pedagógica e ao nível das oportunidades de AFM. Este estudo contribuiu para maior consciencialização da equipa pedagógica sobre importância da AFM e do caminho a perseguir para a existência de uma verdadeira e abrangente cultura motora baseada num princípio de uma escola ativa para todos.
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