Avaliação do sucesso da adoção de um ERP no contexto de educação da gestão no ensino universitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raposo, João Nuno Marques
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/16090
Resumo: Os sistemas de Enterprise Resource Planning (ERP) são hoje considerados o pilar central das empresas, visto suportarem todas as atividades empresariais a uma escala global. Com o crescimento do mercado de sistemas empresariais, existe uma forte procura das empresas por colaboradores com competências na área. Esta é uma oportunidade que as instituições de ensino têm vindo a aproveitar, de forma a melhorar os seus ìndicies de performance (empregabilidade, procura, satisfação, entre outros), e a aproximarem as competências dos alunos com as necessidades do mercado. Nesta dissertação pretende-se avaliar quais os determinantes de sucesso para a adoção de um ERP num contexto de ensino, se este traz melhorias na aprendizagem e sedimentação de conhecimentos de gestão e aproxima o conhecimento dos alunos aos requisitos do mercado. Assim, inicialmente, foi elaborado um plano curricular capaz de fornecer conceitos teóricos chave e de proporcionar a interação com um ERP. Com o intuito de avaliar o sucesso da integração do ERP no plano curricular foram desenvolvidos dois estudos com métodos diferentes, um qualitativo e o outro quantitativo. No primeiro estudo (qualitativo) foi averiguado o entendimento dos alunos quanto aos conhecimentos chave sobre os ERP. No segundo estudo, o objetivo é o de modelar a realidade da adoção desta tecnologia no contexto da aprendizagem da gestão e, consequentemente, determinar quais podem ser os determinantes fulcrais para o sucesso da adoção do ERP. O estudo foi desenvolvido na instituição de ensino superior universitário, ISCTE-IUL, tendo sido a amostra constituída por alunos com percursos académicos em gestão e engenharia. Os resultados obtidos sugerem que os alunos retiveram satisfatoriamente os conhecimentos desenvolvidos no programa curricular e que a satisfação dos alunos é o principal fator para o sucesso do ERP.
id RCAP_f6243bf5541606aec9ae3e3bd2d2d623
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/16090
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação do sucesso da adoção de um ERP no contexto de educação da gestão no ensino universitárioGestão de empresasEnsino superiorTecnologia da informaçãoEnsino da gestãoPlaneamento estratégicoInovação tecnológicaInovação curricularAvaliaçãoModelo de sucesso e adoção tecnológicaPlano curricularInformation systemsInformation technologiesERP Enterprise resource planningHigher educationEvaluationModel of technology success and adoptionProgram curriculaOs sistemas de Enterprise Resource Planning (ERP) são hoje considerados o pilar central das empresas, visto suportarem todas as atividades empresariais a uma escala global. Com o crescimento do mercado de sistemas empresariais, existe uma forte procura das empresas por colaboradores com competências na área. Esta é uma oportunidade que as instituições de ensino têm vindo a aproveitar, de forma a melhorar os seus ìndicies de performance (empregabilidade, procura, satisfação, entre outros), e a aproximarem as competências dos alunos com as necessidades do mercado. Nesta dissertação pretende-se avaliar quais os determinantes de sucesso para a adoção de um ERP num contexto de ensino, se este traz melhorias na aprendizagem e sedimentação de conhecimentos de gestão e aproxima o conhecimento dos alunos aos requisitos do mercado. Assim, inicialmente, foi elaborado um plano curricular capaz de fornecer conceitos teóricos chave e de proporcionar a interação com um ERP. Com o intuito de avaliar o sucesso da integração do ERP no plano curricular foram desenvolvidos dois estudos com métodos diferentes, um qualitativo e o outro quantitativo. No primeiro estudo (qualitativo) foi averiguado o entendimento dos alunos quanto aos conhecimentos chave sobre os ERP. No segundo estudo, o objetivo é o de modelar a realidade da adoção desta tecnologia no contexto da aprendizagem da gestão e, consequentemente, determinar quais podem ser os determinantes fulcrais para o sucesso da adoção do ERP. O estudo foi desenvolvido na instituição de ensino superior universitário, ISCTE-IUL, tendo sido a amostra constituída por alunos com percursos académicos em gestão e engenharia. Os resultados obtidos sugerem que os alunos retiveram satisfatoriamente os conhecimentos desenvolvidos no programa curricular e que a satisfação dos alunos é o principal fator para o sucesso do ERP.Enterprise Resource Planning (ERP), are considered companie’s cornerstone as they support every business activities globally. Due to the growth of enterprise systems market, there is an increasing demand for human resources with know how in this field. This trend offers an opportunity to higher education’s institutions to improve their performance indicators (employability rate, course demand, satisfaction, among others), and close the gap between student skills and market needs. The aim of this dissertation is to evaluate which are the success determinants for ERP adoption in a learning environment, to assess if it brings improvements to management learning and approximate student’s knowledge to market requirements. Taking this into account, firstly was developed a program curriculum capable of delivering key theoretical concepts and a hands-on approach on a real ERP. To assess ERP integration success on the program curricula, it was elaborated two studies with different methods, the first qualitative and the other quantitative. The qualitative method aimed to verify student’s understanding of ERP concepts. Whereas the second method’s goal was to model the adoption of this technology to management learning context, and consequently determine which are the key success determinants for ERP adoption in higher education. The investigation was conducted in ISCTE-IUL university and the students composing the study’s sample had management and engineering backgrounds. The obtained results showed that students retained good knowledge from the proposed course and that student’s satisfaction is the major factor for ERP integration success2018-06-11T14:31:43Z2017-11-14T00:00:00Z2017-11-142017-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/16090TID:201761734porRaposo, João Nuno Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:41:39Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/16090Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:19:23.860894Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do sucesso da adoção de um ERP no contexto de educação da gestão no ensino universitário
title Avaliação do sucesso da adoção de um ERP no contexto de educação da gestão no ensino universitário
spellingShingle Avaliação do sucesso da adoção de um ERP no contexto de educação da gestão no ensino universitário
Raposo, João Nuno Marques
Gestão de empresas
Ensino superior
Tecnologia da informação
Ensino da gestão
Planeamento estratégico
Inovação tecnológica
Inovação curricular
Avaliação
Modelo de sucesso e adoção tecnológica
Plano curricular
Information systems
Information technologies
ERP Enterprise resource planning
Higher education
Evaluation
Model of technology success and adoption
Program curricula
title_short Avaliação do sucesso da adoção de um ERP no contexto de educação da gestão no ensino universitário
title_full Avaliação do sucesso da adoção de um ERP no contexto de educação da gestão no ensino universitário
title_fullStr Avaliação do sucesso da adoção de um ERP no contexto de educação da gestão no ensino universitário
title_full_unstemmed Avaliação do sucesso da adoção de um ERP no contexto de educação da gestão no ensino universitário
title_sort Avaliação do sucesso da adoção de um ERP no contexto de educação da gestão no ensino universitário
author Raposo, João Nuno Marques
author_facet Raposo, João Nuno Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Raposo, João Nuno Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de empresas
Ensino superior
Tecnologia da informação
Ensino da gestão
Planeamento estratégico
Inovação tecnológica
Inovação curricular
Avaliação
Modelo de sucesso e adoção tecnológica
Plano curricular
Information systems
Information technologies
ERP Enterprise resource planning
Higher education
Evaluation
Model of technology success and adoption
Program curricula
topic Gestão de empresas
Ensino superior
Tecnologia da informação
Ensino da gestão
Planeamento estratégico
Inovação tecnológica
Inovação curricular
Avaliação
Modelo de sucesso e adoção tecnológica
Plano curricular
Information systems
Information technologies
ERP Enterprise resource planning
Higher education
Evaluation
Model of technology success and adoption
Program curricula
description Os sistemas de Enterprise Resource Planning (ERP) são hoje considerados o pilar central das empresas, visto suportarem todas as atividades empresariais a uma escala global. Com o crescimento do mercado de sistemas empresariais, existe uma forte procura das empresas por colaboradores com competências na área. Esta é uma oportunidade que as instituições de ensino têm vindo a aproveitar, de forma a melhorar os seus ìndicies de performance (empregabilidade, procura, satisfação, entre outros), e a aproximarem as competências dos alunos com as necessidades do mercado. Nesta dissertação pretende-se avaliar quais os determinantes de sucesso para a adoção de um ERP num contexto de ensino, se este traz melhorias na aprendizagem e sedimentação de conhecimentos de gestão e aproxima o conhecimento dos alunos aos requisitos do mercado. Assim, inicialmente, foi elaborado um plano curricular capaz de fornecer conceitos teóricos chave e de proporcionar a interação com um ERP. Com o intuito de avaliar o sucesso da integração do ERP no plano curricular foram desenvolvidos dois estudos com métodos diferentes, um qualitativo e o outro quantitativo. No primeiro estudo (qualitativo) foi averiguado o entendimento dos alunos quanto aos conhecimentos chave sobre os ERP. No segundo estudo, o objetivo é o de modelar a realidade da adoção desta tecnologia no contexto da aprendizagem da gestão e, consequentemente, determinar quais podem ser os determinantes fulcrais para o sucesso da adoção do ERP. O estudo foi desenvolvido na instituição de ensino superior universitário, ISCTE-IUL, tendo sido a amostra constituída por alunos com percursos académicos em gestão e engenharia. Os resultados obtidos sugerem que os alunos retiveram satisfatoriamente os conhecimentos desenvolvidos no programa curricular e que a satisfação dos alunos é o principal fator para o sucesso do ERP.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-14T00:00:00Z
2017-11-14
2017-09
2018-06-11T14:31:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/16090
TID:201761734
url http://hdl.handle.net/10071/16090
identifier_str_mv TID:201761734
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134753329250304