O preço como fator limitador do consumo de produtos e serviços associados ao futebol espetáculo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/25701 |
Resumo: | O futebol é um dos esportes mais populares do Brasil tendo bastante influência na indentidade cultural brasileira. Com o crescente aumento do preço dos ingressos para assistir aos jogos, programas de sócio torcedor, juntamente com a necessidade de assinar pacotes de televisão para assistir a partidas dos clubes, a camada mais popular, com renda mais baixa, acaba sendo excluída. A pesquisa teve com objetivo verificar se os altos preços cobrados, tanto em ingressos, quanto em produtos, é um fator que tem afastado a torcida de seus times. Os resultados, em conjunto com a bibliografia consultada, apontam que o alto custo do futebol tem sido um fator que acaba excluindo e afastando as torcidas de seus times de futebol. Dessa forma, alguns clubes e a torcida vêm se movimentando no sentido de diminuir esse processo de elitização; The price and consumption limiting factor of products and services associated with the football spectacle Abstract: Football is one of the most popular sports in Brazil and has a strong influence on the Brazilian cultural identity. With the rising price of tickets to watch the games, supporter partner programs, coupled with the need to subscribe to television packages to watch club matches, the most popular tier with lower income ends up being excluded. The research had as objective to verify if the high prices charged, as much in tickets, as in products, is a factor that has turned away the fans of its teams. The results, together with the bibliography consulted, point out that the high cost of football has been a factor that ends up excluding and rejecting the fans of their soccer teams. In this way, some clubs and the fans have been moving in order to reduce this process of elitisation. |
id |
RCAP_f62c3933cb1c00cba038058460e96041 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/25701 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O preço como fator limitador do consumo de produtos e serviços associados ao futebol espetáculoFutebolElitizaçãoMarketingFlamengoGestão do DesportoFootballElitismMarketingFlamengoSports ManagementO futebol é um dos esportes mais populares do Brasil tendo bastante influência na indentidade cultural brasileira. Com o crescente aumento do preço dos ingressos para assistir aos jogos, programas de sócio torcedor, juntamente com a necessidade de assinar pacotes de televisão para assistir a partidas dos clubes, a camada mais popular, com renda mais baixa, acaba sendo excluída. A pesquisa teve com objetivo verificar se os altos preços cobrados, tanto em ingressos, quanto em produtos, é um fator que tem afastado a torcida de seus times. Os resultados, em conjunto com a bibliografia consultada, apontam que o alto custo do futebol tem sido um fator que acaba excluindo e afastando as torcidas de seus times de futebol. Dessa forma, alguns clubes e a torcida vêm se movimentando no sentido de diminuir esse processo de elitização; The price and consumption limiting factor of products and services associated with the football spectacle Abstract: Football is one of the most popular sports in Brazil and has a strong influence on the Brazilian cultural identity. With the rising price of tickets to watch the games, supporter partner programs, coupled with the need to subscribe to television packages to watch club matches, the most popular tier with lower income ends up being excluded. The research had as objective to verify if the high prices charged, as much in tickets, as in products, is a factor that has turned away the fans of its teams. The results, together with the bibliography consulted, point out that the high cost of football has been a factor that ends up excluding and rejecting the fans of their soccer teams. In this way, some clubs and the fans have been moving in order to reduce this process of elitisation.Universidade de Évora2019-06-25T11:31:01Z2019-06-252019-05-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/25701http://hdl.handle.net/10174/25701TID:202256650porDepartamento de Desporto e Saúdelfdamo@gmail.com251Damo, Luis Felipe Rebelloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:19:46Zoai:dspace.uevora.pt:10174/25701Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:16:06.111136Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O preço como fator limitador do consumo de produtos e serviços associados ao futebol espetáculo |
title |
O preço como fator limitador do consumo de produtos e serviços associados ao futebol espetáculo |
spellingShingle |
O preço como fator limitador do consumo de produtos e serviços associados ao futebol espetáculo Damo, Luis Felipe Rebello Futebol Elitização Marketing Flamengo Gestão do Desporto Football Elitism Marketing Flamengo Sports Management |
title_short |
O preço como fator limitador do consumo de produtos e serviços associados ao futebol espetáculo |
title_full |
O preço como fator limitador do consumo de produtos e serviços associados ao futebol espetáculo |
title_fullStr |
O preço como fator limitador do consumo de produtos e serviços associados ao futebol espetáculo |
title_full_unstemmed |
O preço como fator limitador do consumo de produtos e serviços associados ao futebol espetáculo |
title_sort |
O preço como fator limitador do consumo de produtos e serviços associados ao futebol espetáculo |
author |
Damo, Luis Felipe Rebello |
author_facet |
Damo, Luis Felipe Rebello |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Damo, Luis Felipe Rebello |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Futebol Elitização Marketing Flamengo Gestão do Desporto Football Elitism Marketing Flamengo Sports Management |
topic |
Futebol Elitização Marketing Flamengo Gestão do Desporto Football Elitism Marketing Flamengo Sports Management |
description |
O futebol é um dos esportes mais populares do Brasil tendo bastante influência na indentidade cultural brasileira. Com o crescente aumento do preço dos ingressos para assistir aos jogos, programas de sócio torcedor, juntamente com a necessidade de assinar pacotes de televisão para assistir a partidas dos clubes, a camada mais popular, com renda mais baixa, acaba sendo excluída. A pesquisa teve com objetivo verificar se os altos preços cobrados, tanto em ingressos, quanto em produtos, é um fator que tem afastado a torcida de seus times. Os resultados, em conjunto com a bibliografia consultada, apontam que o alto custo do futebol tem sido um fator que acaba excluindo e afastando as torcidas de seus times de futebol. Dessa forma, alguns clubes e a torcida vêm se movimentando no sentido de diminuir esse processo de elitização; The price and consumption limiting factor of products and services associated with the football spectacle Abstract: Football is one of the most popular sports in Brazil and has a strong influence on the Brazilian cultural identity. With the rising price of tickets to watch the games, supporter partner programs, coupled with the need to subscribe to television packages to watch club matches, the most popular tier with lower income ends up being excluded. The research had as objective to verify if the high prices charged, as much in tickets, as in products, is a factor that has turned away the fans of its teams. The results, together with the bibliography consulted, point out that the high cost of football has been a factor that ends up excluding and rejecting the fans of their soccer teams. In this way, some clubs and the fans have been moving in order to reduce this process of elitisation. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-25T11:31:01Z 2019-06-25 2019-05-21T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/25701 http://hdl.handle.net/10174/25701 TID:202256650 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/25701 |
identifier_str_mv |
TID:202256650 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Desporto e Saúde lfdamo@gmail.com 251 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136642590572544 |