O preço como fator limitador do consumo de produtos e serviços associados ao futebol espetáculo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damo, Luis Felipe Rebello
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/25701
Resumo: O futebol é um dos esportes mais populares do Brasil tendo bastante influência na indentidade cultural brasileira. Com o crescente aumento do preço dos ingressos para assistir aos jogos, programas de sócio torcedor, juntamente com a necessidade de assinar pacotes de televisão para assistir a partidas dos clubes, a camada mais popular, com renda mais baixa, acaba sendo excluída. A pesquisa teve com objetivo verificar se os altos preços cobrados, tanto em ingressos, quanto em produtos, é um fator que tem afastado a torcida de seus times. Os resultados, em conjunto com a bibliografia consultada, apontam que o alto custo do futebol tem sido um fator que acaba excluindo e afastando as torcidas de seus times de futebol. Dessa forma, alguns clubes e a torcida vêm se movimentando no sentido de diminuir esse processo de elitização; The price and consumption limiting factor of products and services associated with the football spectacle Abstract: Football is one of the most popular sports in Brazil and has a strong influence on the Brazilian cultural identity. With the rising price of tickets to watch the games, supporter partner programs, coupled with the need to subscribe to television packages to watch club matches, the most popular tier with lower income ends up being excluded. The research had as objective to verify if the high prices charged, as much in tickets, as in products, is a factor that has turned away the fans of its teams. The results, together with the bibliography consulted, point out that the high cost of football has been a factor that ends up excluding and rejecting the fans of their soccer teams. In this way, some clubs and the fans have been moving in order to reduce this process of elitisation.
id RCAP_f62c3933cb1c00cba038058460e96041
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/25701
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O preço como fator limitador do consumo de produtos e serviços associados ao futebol espetáculoFutebolElitizaçãoMarketingFlamengoGestão do DesportoFootballElitismMarketingFlamengoSports ManagementO futebol é um dos esportes mais populares do Brasil tendo bastante influência na indentidade cultural brasileira. Com o crescente aumento do preço dos ingressos para assistir aos jogos, programas de sócio torcedor, juntamente com a necessidade de assinar pacotes de televisão para assistir a partidas dos clubes, a camada mais popular, com renda mais baixa, acaba sendo excluída. A pesquisa teve com objetivo verificar se os altos preços cobrados, tanto em ingressos, quanto em produtos, é um fator que tem afastado a torcida de seus times. Os resultados, em conjunto com a bibliografia consultada, apontam que o alto custo do futebol tem sido um fator que acaba excluindo e afastando as torcidas de seus times de futebol. Dessa forma, alguns clubes e a torcida vêm se movimentando no sentido de diminuir esse processo de elitização; The price and consumption limiting factor of products and services associated with the football spectacle Abstract: Football is one of the most popular sports in Brazil and has a strong influence on the Brazilian cultural identity. With the rising price of tickets to watch the games, supporter partner programs, coupled with the need to subscribe to television packages to watch club matches, the most popular tier with lower income ends up being excluded. The research had as objective to verify if the high prices charged, as much in tickets, as in products, is a factor that has turned away the fans of its teams. The results, together with the bibliography consulted, point out that the high cost of football has been a factor that ends up excluding and rejecting the fans of their soccer teams. In this way, some clubs and the fans have been moving in order to reduce this process of elitisation.Universidade de Évora2019-06-25T11:31:01Z2019-06-252019-05-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/25701http://hdl.handle.net/10174/25701TID:202256650porDepartamento de Desporto e Saúdelfdamo@gmail.com251Damo, Luis Felipe Rebelloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:19:46Zoai:dspace.uevora.pt:10174/25701Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:16:06.111136Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O preço como fator limitador do consumo de produtos e serviços associados ao futebol espetáculo
title O preço como fator limitador do consumo de produtos e serviços associados ao futebol espetáculo
spellingShingle O preço como fator limitador do consumo de produtos e serviços associados ao futebol espetáculo
Damo, Luis Felipe Rebello
Futebol
Elitização
Marketing
Flamengo
Gestão do Desporto
Football
Elitism
Marketing
Flamengo
Sports Management
title_short O preço como fator limitador do consumo de produtos e serviços associados ao futebol espetáculo
title_full O preço como fator limitador do consumo de produtos e serviços associados ao futebol espetáculo
title_fullStr O preço como fator limitador do consumo de produtos e serviços associados ao futebol espetáculo
title_full_unstemmed O preço como fator limitador do consumo de produtos e serviços associados ao futebol espetáculo
title_sort O preço como fator limitador do consumo de produtos e serviços associados ao futebol espetáculo
author Damo, Luis Felipe Rebello
author_facet Damo, Luis Felipe Rebello
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Damo, Luis Felipe Rebello
dc.subject.por.fl_str_mv Futebol
Elitização
Marketing
Flamengo
Gestão do Desporto
Football
Elitism
Marketing
Flamengo
Sports Management
topic Futebol
Elitização
Marketing
Flamengo
Gestão do Desporto
Football
Elitism
Marketing
Flamengo
Sports Management
description O futebol é um dos esportes mais populares do Brasil tendo bastante influência na indentidade cultural brasileira. Com o crescente aumento do preço dos ingressos para assistir aos jogos, programas de sócio torcedor, juntamente com a necessidade de assinar pacotes de televisão para assistir a partidas dos clubes, a camada mais popular, com renda mais baixa, acaba sendo excluída. A pesquisa teve com objetivo verificar se os altos preços cobrados, tanto em ingressos, quanto em produtos, é um fator que tem afastado a torcida de seus times. Os resultados, em conjunto com a bibliografia consultada, apontam que o alto custo do futebol tem sido um fator que acaba excluindo e afastando as torcidas de seus times de futebol. Dessa forma, alguns clubes e a torcida vêm se movimentando no sentido de diminuir esse processo de elitização; The price and consumption limiting factor of products and services associated with the football spectacle Abstract: Football is one of the most popular sports in Brazil and has a strong influence on the Brazilian cultural identity. With the rising price of tickets to watch the games, supporter partner programs, coupled with the need to subscribe to television packages to watch club matches, the most popular tier with lower income ends up being excluded. The research had as objective to verify if the high prices charged, as much in tickets, as in products, is a factor that has turned away the fans of its teams. The results, together with the bibliography consulted, point out that the high cost of football has been a factor that ends up excluding and rejecting the fans of their soccer teams. In this way, some clubs and the fans have been moving in order to reduce this process of elitisation.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-25T11:31:01Z
2019-06-25
2019-05-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/25701
http://hdl.handle.net/10174/25701
TID:202256650
url http://hdl.handle.net/10174/25701
identifier_str_mv TID:202256650
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Desporto e Saúde
lfdamo@gmail.com
251
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136642590572544