Gestão do Esporte e Negócio do Futebol: O preço como estratégia de marketing para os torcedores (Sport Management and Football Business: Price as a Marketing strategy for the Fans)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damo, Luis
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Sesinando, André, Teixeira, Mário Coelho
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/35321
Resumo: RESUMO: O futebol é um dos esportes mais populares do Brasil tendo bastante influência na identidade cultural brasileira. Com o crescente aumento do preço dos ingressos para assistir aos jogos, programas de sócio torcedor, juntamente com a necessidade de assinar pacotes de televisão para assistir a partidas dos clubes, a camada mais popular, com renda mais baixa, acaba sendo excluída. A pesquisa teve com objetivo verificar se os altos preços cobrados, tanto em ingressos, quanto em produtos, é um fator que tem afastado a torcida de seus times. Os resultados, em conjunto com a bibliografia consultada, apontam que o alto custo do futebol tem sido um fator que acaba excluindo e afastando as torcidas de seus times de futebol. Dessa forma, alguns clubes e a torcida vêm se movimentando no sentido de diminuir esse processo de elitização. ABSTRACT: Football is one of the most popular sports in Brazil and has a strong influence on the Brazilian cultural identity. With the rising price of tickets to watch the games, supporter partner programs, coupled with the need to subscribe to television packages to watch club matches, the most popular tier with lower income ends up being excluded. The research had as objective to verify if the high prices charged, as much in tickets, as in products, is a factor that has turned away the fans of its teams. The results, together with the bibliography consulted, point out that the high cost of football has been a factor that ends up excluding and rejecting the fans of their soccer teams. In this way, some clubs and the fans have been moving in order to reduce this process of elitisation. RESUMEN: El fútbol es uno de los deportes más populares en Brasil y tiene una fuerte influencia en la identidad cultural brasileña. Con el aumento del precio de las entradas para ver los partidos, los programas de hinchas asociados, sumado a la necesidad de suscribirse a paquetes de televisión para ver los partidos de los clubes, la grada más popular y con menores ingresos acaba siendo excluida. La investigación tuvo como objetivo verificar si los altos precios cobrados, tanto en entradas, como en productos, es un factor que ha alejado a los hinchas de sus equipos. Los resultados, junto con la bibliografía consultada, señalan que el alto costo del fútbol ha sido un factor que termina excluyendo y rechazando a los hinchas de sus equipos de fútbol. En este sentido, algunos clubes y los aficionados se han movilizado para reducir este proceso de elitización.
id RCAP_e490ff377605ec8f77d0547b8311b886
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/35321
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gestão do Esporte e Negócio do Futebol: O preço como estratégia de marketing para os torcedores (Sport Management and Football Business: Price as a Marketing strategy for the Fans)Gestão do desportoGestão do esporteFutebolElitizaçãoDesporto profissionalMarketingFlamengoBrasilSports managerFootballElitismBrazilGestión del deporteFútbolElitismoDeporte de éliteDeporte profesionalEsporte profissionalRESUMO: O futebol é um dos esportes mais populares do Brasil tendo bastante influência na identidade cultural brasileira. Com o crescente aumento do preço dos ingressos para assistir aos jogos, programas de sócio torcedor, juntamente com a necessidade de assinar pacotes de televisão para assistir a partidas dos clubes, a camada mais popular, com renda mais baixa, acaba sendo excluída. A pesquisa teve com objetivo verificar se os altos preços cobrados, tanto em ingressos, quanto em produtos, é um fator que tem afastado a torcida de seus times. Os resultados, em conjunto com a bibliografia consultada, apontam que o alto custo do futebol tem sido um fator que acaba excluindo e afastando as torcidas de seus times de futebol. Dessa forma, alguns clubes e a torcida vêm se movimentando no sentido de diminuir esse processo de elitização. ABSTRACT: Football is one of the most popular sports in Brazil and has a strong influence on the Brazilian cultural identity. With the rising price of tickets to watch the games, supporter partner programs, coupled with the need to subscribe to television packages to watch club matches, the most popular tier with lower income ends up being excluded. The research had as objective to verify if the high prices charged, as much in tickets, as in products, is a factor that has turned away the fans of its teams. The results, together with the bibliography consulted, point out that the high cost of football has been a factor that ends up excluding and rejecting the fans of their soccer teams. In this way, some clubs and the fans have been moving in order to reduce this process of elitisation. RESUMEN: El fútbol es uno de los deportes más populares en Brasil y tiene una fuerte influencia en la identidad cultural brasileña. Con el aumento del precio de las entradas para ver los partidos, los programas de hinchas asociados, sumado a la necesidad de suscribirse a paquetes de televisión para ver los partidos de los clubes, la grada más popular y con menores ingresos acaba siendo excluida. La investigación tuvo como objetivo verificar si los altos precios cobrados, tanto en entradas, como en productos, es un factor que ha alejado a los hinchas de sus equipos. Los resultados, junto con la bibliografía consultada, señalan que el alto costo del fútbol ha sido un factor que termina excluyendo y rechazando a los hinchas de sus equipos de fútbol. En este sentido, algunos clubes y los aficionados se han movilizado para reducir este proceso de elitización.Novas Edições Acadêmicas - International Book Market Service Ltd2023-07-05T13:30:16Z2023-07-052023-07-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://hdl.handle.net/10174/35321http://hdl.handle.net/10174/35321porDamo, L., Sesinando, A., & Teixeira, M. (2023). Gestão do Esporte e Negócio do Futebol: O preço como estratégia de marketing para os torcedores (Sport Management and Football Business: Price as a Marketing strategy for the Fans). London, United Kingdom: Novas Edições Acadêmicas.London, United Kingdom978-613-9-81147-2naonaoCEFAGEndndmario.teixeira@uevora.ptDamo, LuisSesinando, AndréTeixeira, Mário Coelhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:38:48Zoai:dspace.uevora.pt:10174/35321Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:23:45.537804Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestão do Esporte e Negócio do Futebol: O preço como estratégia de marketing para os torcedores (Sport Management and Football Business: Price as a Marketing strategy for the Fans)
title Gestão do Esporte e Negócio do Futebol: O preço como estratégia de marketing para os torcedores (Sport Management and Football Business: Price as a Marketing strategy for the Fans)
spellingShingle Gestão do Esporte e Negócio do Futebol: O preço como estratégia de marketing para os torcedores (Sport Management and Football Business: Price as a Marketing strategy for the Fans)
Damo, Luis
Gestão do desporto
Gestão do esporte
Futebol
Elitização
Desporto profissional
Marketing
Flamengo
Brasil
Sports manager
Football
Elitism
Brazil
Gestión del deporte
Fútbol
Elitismo
Deporte de élite
Deporte profesional
Esporte profissional
title_short Gestão do Esporte e Negócio do Futebol: O preço como estratégia de marketing para os torcedores (Sport Management and Football Business: Price as a Marketing strategy for the Fans)
title_full Gestão do Esporte e Negócio do Futebol: O preço como estratégia de marketing para os torcedores (Sport Management and Football Business: Price as a Marketing strategy for the Fans)
title_fullStr Gestão do Esporte e Negócio do Futebol: O preço como estratégia de marketing para os torcedores (Sport Management and Football Business: Price as a Marketing strategy for the Fans)
title_full_unstemmed Gestão do Esporte e Negócio do Futebol: O preço como estratégia de marketing para os torcedores (Sport Management and Football Business: Price as a Marketing strategy for the Fans)
title_sort Gestão do Esporte e Negócio do Futebol: O preço como estratégia de marketing para os torcedores (Sport Management and Football Business: Price as a Marketing strategy for the Fans)
author Damo, Luis
author_facet Damo, Luis
Sesinando, André
Teixeira, Mário Coelho
author_role author
author2 Sesinando, André
Teixeira, Mário Coelho
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Damo, Luis
Sesinando, André
Teixeira, Mário Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do desporto
Gestão do esporte
Futebol
Elitização
Desporto profissional
Marketing
Flamengo
Brasil
Sports manager
Football
Elitism
Brazil
Gestión del deporte
Fútbol
Elitismo
Deporte de élite
Deporte profesional
Esporte profissional
topic Gestão do desporto
Gestão do esporte
Futebol
Elitização
Desporto profissional
Marketing
Flamengo
Brasil
Sports manager
Football
Elitism
Brazil
Gestión del deporte
Fútbol
Elitismo
Deporte de élite
Deporte profesional
Esporte profissional
description RESUMO: O futebol é um dos esportes mais populares do Brasil tendo bastante influência na identidade cultural brasileira. Com o crescente aumento do preço dos ingressos para assistir aos jogos, programas de sócio torcedor, juntamente com a necessidade de assinar pacotes de televisão para assistir a partidas dos clubes, a camada mais popular, com renda mais baixa, acaba sendo excluída. A pesquisa teve com objetivo verificar se os altos preços cobrados, tanto em ingressos, quanto em produtos, é um fator que tem afastado a torcida de seus times. Os resultados, em conjunto com a bibliografia consultada, apontam que o alto custo do futebol tem sido um fator que acaba excluindo e afastando as torcidas de seus times de futebol. Dessa forma, alguns clubes e a torcida vêm se movimentando no sentido de diminuir esse processo de elitização. ABSTRACT: Football is one of the most popular sports in Brazil and has a strong influence on the Brazilian cultural identity. With the rising price of tickets to watch the games, supporter partner programs, coupled with the need to subscribe to television packages to watch club matches, the most popular tier with lower income ends up being excluded. The research had as objective to verify if the high prices charged, as much in tickets, as in products, is a factor that has turned away the fans of its teams. The results, together with the bibliography consulted, point out that the high cost of football has been a factor that ends up excluding and rejecting the fans of their soccer teams. In this way, some clubs and the fans have been moving in order to reduce this process of elitisation. RESUMEN: El fútbol es uno de los deportes más populares en Brasil y tiene una fuerte influencia en la identidad cultural brasileña. Con el aumento del precio de las entradas para ver los partidos, los programas de hinchas asociados, sumado a la necesidad de suscribirse a paquetes de televisión para ver los partidos de los clubes, la grada más popular y con menores ingresos acaba siendo excluida. La investigación tuvo como objetivo verificar si los altos precios cobrados, tanto en entradas, como en productos, es un factor que ha alejado a los hinchas de sus equipos. Los resultados, junto con la bibliografía consultada, señalan que el alto costo del fútbol ha sido un factor que termina excluyendo y rechazando a los hinchas de sus equipos de fútbol. En este sentido, algunos clubes y los aficionados se han movilizado para reducir este proceso de elitización.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-05T13:30:16Z
2023-07-05
2023-07-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/35321
http://hdl.handle.net/10174/35321
url http://hdl.handle.net/10174/35321
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Damo, L., Sesinando, A., & Teixeira, M. (2023). Gestão do Esporte e Negócio do Futebol: O preço como estratégia de marketing para os torcedores (Sport Management and Football Business: Price as a Marketing strategy for the Fans). London, United Kingdom: Novas Edições Acadêmicas.
London, United Kingdom
978-613-9-81147-2
nao
nao
CEFAGE
nd
nd
mario.teixeira@uevora.pt
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Novas Edições Acadêmicas - International Book Market Service Ltd
publisher.none.fl_str_mv Novas Edições Acadêmicas - International Book Market Service Ltd
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136719550808064