Gestão do Esporte e Negócio do Futebol: O preço como estratégia de marketing para os torcedores (Sport Management and Football Business: Price as a Marketing strategy for the Fans)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/35321 |
Resumo: | RESUMO: O futebol é um dos esportes mais populares do Brasil tendo bastante influência na identidade cultural brasileira. Com o crescente aumento do preço dos ingressos para assistir aos jogos, programas de sócio torcedor, juntamente com a necessidade de assinar pacotes de televisão para assistir a partidas dos clubes, a camada mais popular, com renda mais baixa, acaba sendo excluída. A pesquisa teve com objetivo verificar se os altos preços cobrados, tanto em ingressos, quanto em produtos, é um fator que tem afastado a torcida de seus times. Os resultados, em conjunto com a bibliografia consultada, apontam que o alto custo do futebol tem sido um fator que acaba excluindo e afastando as torcidas de seus times de futebol. Dessa forma, alguns clubes e a torcida vêm se movimentando no sentido de diminuir esse processo de elitização. ABSTRACT: Football is one of the most popular sports in Brazil and has a strong influence on the Brazilian cultural identity. With the rising price of tickets to watch the games, supporter partner programs, coupled with the need to subscribe to television packages to watch club matches, the most popular tier with lower income ends up being excluded. The research had as objective to verify if the high prices charged, as much in tickets, as in products, is a factor that has turned away the fans of its teams. The results, together with the bibliography consulted, point out that the high cost of football has been a factor that ends up excluding and rejecting the fans of their soccer teams. In this way, some clubs and the fans have been moving in order to reduce this process of elitisation. RESUMEN: El fútbol es uno de los deportes más populares en Brasil y tiene una fuerte influencia en la identidad cultural brasileña. Con el aumento del precio de las entradas para ver los partidos, los programas de hinchas asociados, sumado a la necesidad de suscribirse a paquetes de televisión para ver los partidos de los clubes, la grada más popular y con menores ingresos acaba siendo excluida. La investigación tuvo como objetivo verificar si los altos precios cobrados, tanto en entradas, como en productos, es un factor que ha alejado a los hinchas de sus equipos. Los resultados, junto con la bibliografía consultada, señalan que el alto costo del fútbol ha sido un factor que termina excluyendo y rechazando a los hinchas de sus equipos de fútbol. En este sentido, algunos clubes y los aficionados se han movilizado para reducir este proceso de elitización. |
id |
RCAP_e490ff377605ec8f77d0547b8311b886 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/35321 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Gestão do Esporte e Negócio do Futebol: O preço como estratégia de marketing para os torcedores (Sport Management and Football Business: Price as a Marketing strategy for the Fans)Gestão do desportoGestão do esporteFutebolElitizaçãoDesporto profissionalMarketingFlamengoBrasilSports managerFootballElitismBrazilGestión del deporteFútbolElitismoDeporte de éliteDeporte profesionalEsporte profissionalRESUMO: O futebol é um dos esportes mais populares do Brasil tendo bastante influência na identidade cultural brasileira. Com o crescente aumento do preço dos ingressos para assistir aos jogos, programas de sócio torcedor, juntamente com a necessidade de assinar pacotes de televisão para assistir a partidas dos clubes, a camada mais popular, com renda mais baixa, acaba sendo excluída. A pesquisa teve com objetivo verificar se os altos preços cobrados, tanto em ingressos, quanto em produtos, é um fator que tem afastado a torcida de seus times. Os resultados, em conjunto com a bibliografia consultada, apontam que o alto custo do futebol tem sido um fator que acaba excluindo e afastando as torcidas de seus times de futebol. Dessa forma, alguns clubes e a torcida vêm se movimentando no sentido de diminuir esse processo de elitização. ABSTRACT: Football is one of the most popular sports in Brazil and has a strong influence on the Brazilian cultural identity. With the rising price of tickets to watch the games, supporter partner programs, coupled with the need to subscribe to television packages to watch club matches, the most popular tier with lower income ends up being excluded. The research had as objective to verify if the high prices charged, as much in tickets, as in products, is a factor that has turned away the fans of its teams. The results, together with the bibliography consulted, point out that the high cost of football has been a factor that ends up excluding and rejecting the fans of their soccer teams. In this way, some clubs and the fans have been moving in order to reduce this process of elitisation. RESUMEN: El fútbol es uno de los deportes más populares en Brasil y tiene una fuerte influencia en la identidad cultural brasileña. Con el aumento del precio de las entradas para ver los partidos, los programas de hinchas asociados, sumado a la necesidad de suscribirse a paquetes de televisión para ver los partidos de los clubes, la grada más popular y con menores ingresos acaba siendo excluida. La investigación tuvo como objetivo verificar si los altos precios cobrados, tanto en entradas, como en productos, es un factor que ha alejado a los hinchas de sus equipos. Los resultados, junto con la bibliografía consultada, señalan que el alto costo del fútbol ha sido un factor que termina excluyendo y rechazando a los hinchas de sus equipos de fútbol. En este sentido, algunos clubes y los aficionados se han movilizado para reducir este proceso de elitización.Novas Edições Acadêmicas - International Book Market Service Ltd2023-07-05T13:30:16Z2023-07-052023-07-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://hdl.handle.net/10174/35321http://hdl.handle.net/10174/35321porDamo, L., Sesinando, A., & Teixeira, M. (2023). Gestão do Esporte e Negócio do Futebol: O preço como estratégia de marketing para os torcedores (Sport Management and Football Business: Price as a Marketing strategy for the Fans). London, United Kingdom: Novas Edições Acadêmicas.London, United Kingdom978-613-9-81147-2naonaoCEFAGEndndmario.teixeira@uevora.ptDamo, LuisSesinando, AndréTeixeira, Mário Coelhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:38:48Zoai:dspace.uevora.pt:10174/35321Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:23:45.537804Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão do Esporte e Negócio do Futebol: O preço como estratégia de marketing para os torcedores (Sport Management and Football Business: Price as a Marketing strategy for the Fans) |
title |
Gestão do Esporte e Negócio do Futebol: O preço como estratégia de marketing para os torcedores (Sport Management and Football Business: Price as a Marketing strategy for the Fans) |
spellingShingle |
Gestão do Esporte e Negócio do Futebol: O preço como estratégia de marketing para os torcedores (Sport Management and Football Business: Price as a Marketing strategy for the Fans) Damo, Luis Gestão do desporto Gestão do esporte Futebol Elitização Desporto profissional Marketing Flamengo Brasil Sports manager Football Elitism Brazil Gestión del deporte Fútbol Elitismo Deporte de élite Deporte profesional Esporte profissional |
title_short |
Gestão do Esporte e Negócio do Futebol: O preço como estratégia de marketing para os torcedores (Sport Management and Football Business: Price as a Marketing strategy for the Fans) |
title_full |
Gestão do Esporte e Negócio do Futebol: O preço como estratégia de marketing para os torcedores (Sport Management and Football Business: Price as a Marketing strategy for the Fans) |
title_fullStr |
Gestão do Esporte e Negócio do Futebol: O preço como estratégia de marketing para os torcedores (Sport Management and Football Business: Price as a Marketing strategy for the Fans) |
title_full_unstemmed |
Gestão do Esporte e Negócio do Futebol: O preço como estratégia de marketing para os torcedores (Sport Management and Football Business: Price as a Marketing strategy for the Fans) |
title_sort |
Gestão do Esporte e Negócio do Futebol: O preço como estratégia de marketing para os torcedores (Sport Management and Football Business: Price as a Marketing strategy for the Fans) |
author |
Damo, Luis |
author_facet |
Damo, Luis Sesinando, André Teixeira, Mário Coelho |
author_role |
author |
author2 |
Sesinando, André Teixeira, Mário Coelho |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Damo, Luis Sesinando, André Teixeira, Mário Coelho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão do desporto Gestão do esporte Futebol Elitização Desporto profissional Marketing Flamengo Brasil Sports manager Football Elitism Brazil Gestión del deporte Fútbol Elitismo Deporte de élite Deporte profesional Esporte profissional |
topic |
Gestão do desporto Gestão do esporte Futebol Elitização Desporto profissional Marketing Flamengo Brasil Sports manager Football Elitism Brazil Gestión del deporte Fútbol Elitismo Deporte de élite Deporte profesional Esporte profissional |
description |
RESUMO: O futebol é um dos esportes mais populares do Brasil tendo bastante influência na identidade cultural brasileira. Com o crescente aumento do preço dos ingressos para assistir aos jogos, programas de sócio torcedor, juntamente com a necessidade de assinar pacotes de televisão para assistir a partidas dos clubes, a camada mais popular, com renda mais baixa, acaba sendo excluída. A pesquisa teve com objetivo verificar se os altos preços cobrados, tanto em ingressos, quanto em produtos, é um fator que tem afastado a torcida de seus times. Os resultados, em conjunto com a bibliografia consultada, apontam que o alto custo do futebol tem sido um fator que acaba excluindo e afastando as torcidas de seus times de futebol. Dessa forma, alguns clubes e a torcida vêm se movimentando no sentido de diminuir esse processo de elitização. ABSTRACT: Football is one of the most popular sports in Brazil and has a strong influence on the Brazilian cultural identity. With the rising price of tickets to watch the games, supporter partner programs, coupled with the need to subscribe to television packages to watch club matches, the most popular tier with lower income ends up being excluded. The research had as objective to verify if the high prices charged, as much in tickets, as in products, is a factor that has turned away the fans of its teams. The results, together with the bibliography consulted, point out that the high cost of football has been a factor that ends up excluding and rejecting the fans of their soccer teams. In this way, some clubs and the fans have been moving in order to reduce this process of elitisation. RESUMEN: El fútbol es uno de los deportes más populares en Brasil y tiene una fuerte influencia en la identidad cultural brasileña. Con el aumento del precio de las entradas para ver los partidos, los programas de hinchas asociados, sumado a la necesidad de suscribirse a paquetes de televisión para ver los partidos de los clubes, la grada más popular y con menores ingresos acaba siendo excluida. La investigación tuvo como objetivo verificar si los altos precios cobrados, tanto en entradas, como en productos, es un factor que ha alejado a los hinchas de sus equipos. Los resultados, junto con la bibliografía consultada, señalan que el alto costo del fútbol ha sido un factor que termina excluyendo y rechazando a los hinchas de sus equipos de fútbol. En este sentido, algunos clubes y los aficionados se han movilizado para reducir este proceso de elitización. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-05T13:30:16Z 2023-07-05 2023-07-04T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/35321 http://hdl.handle.net/10174/35321 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/35321 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Damo, L., Sesinando, A., & Teixeira, M. (2023). Gestão do Esporte e Negócio do Futebol: O preço como estratégia de marketing para os torcedores (Sport Management and Football Business: Price as a Marketing strategy for the Fans). London, United Kingdom: Novas Edições Acadêmicas. London, United Kingdom 978-613-9-81147-2 nao nao CEFAGE nd nd mario.teixeira@uevora.pt |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Novas Edições Acadêmicas - International Book Market Service Ltd |
publisher.none.fl_str_mv |
Novas Edições Acadêmicas - International Book Market Service Ltd |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136719550808064 |