Nação nordestina: um esboço experimental para uma campanha da marca Flamengo no nordeste
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27257 |
Resumo: | O mais querido do Brasil é também o mais querido do Nordeste. O presente trabalho parte desta provocação, corrente dentre torcedores de futebol da região, e tem como objetivo final a a criação de uma campanha publicitária para a marca Flamengo no Nordeste. Para tanto, propõe-se uma campanha de divulgação do projeto Nação Nordestina, programa que visa ao fortalecimento da marca Flamengo na região. Visando a construção de um produto adequado e com estratégias de comunicação eficientes, parte-se de uma fase de preparação do briefing da campanha, onde foi necessária uma contextualização sobre o universo do Futebol, o Flamengo, a região Nordeste, o público alvo e alguns conceitos introdutórios pertencentes ao Marketing e a Publicidade. A título de conclusão, esboça-se uma campanha publicitária orientada à região em estudo, e opera-se uma reflexão sobre o caminho percorrido no trabalho de conclusão do curso de Produção Cultural na Faculdade de Comunicação da UFBA. |
id |
UFBA-2_09c8c6bca00c832e4f5ea849f4d53b02 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/27257 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Badaró, Bernado CarvalhoBadaró, Bernado CarvalhoCardoso, Cláudio2018-09-06T19:51:37Z2018-09-06T19:51:37Z2018-09-062010TCChttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27257O mais querido do Brasil é também o mais querido do Nordeste. O presente trabalho parte desta provocação, corrente dentre torcedores de futebol da região, e tem como objetivo final a a criação de uma campanha publicitária para a marca Flamengo no Nordeste. Para tanto, propõe-se uma campanha de divulgação do projeto Nação Nordestina, programa que visa ao fortalecimento da marca Flamengo na região. Visando a construção de um produto adequado e com estratégias de comunicação eficientes, parte-se de uma fase de preparação do briefing da campanha, onde foi necessária uma contextualização sobre o universo do Futebol, o Flamengo, a região Nordeste, o público alvo e alguns conceitos introdutórios pertencentes ao Marketing e a Publicidade. A título de conclusão, esboça-se uma campanha publicitária orientada à região em estudo, e opera-se uma reflexão sobre o caminho percorrido no trabalho de conclusão do curso de Produção Cultural na Faculdade de Comunicação da UFBA.Submitted by Larissa Silva (laribrito05@hotmail.com) on 2018-09-05T15:04:01Z No. of bitstreams: 2 TCC BERNARDO CARVALHO BADARÓ.pdf: 1813193 bytes, checksum: 167801e2ddb247e0359a05ee494c99ba (MD5) PEÇAS.pdf: 1371126 bytes, checksum: 01d7cdd54b35ddeae3180335fa059a25 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2018-09-06T19:51:37Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC BERNARDO CARVALHO BADARÓ.pdf: 1813193 bytes, checksum: 167801e2ddb247e0359a05ee494c99ba (MD5) PEÇAS.pdf: 1371126 bytes, checksum: 01d7cdd54b35ddeae3180335fa059a25 (MD5)Made available in DSpace on 2018-09-06T19:51:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC BERNARDO CARVALHO BADARÓ.pdf: 1813193 bytes, checksum: 167801e2ddb247e0359a05ee494c99ba (MD5) PEÇAS.pdf: 1371126 bytes, checksum: 01d7cdd54b35ddeae3180335fa059a25 (MD5)FlamengoNação nordestinaFutebolPublicidadeMarketingNação nordestina: um esboço experimental para uma campanha da marca Flamengo no nordesteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de ComunicaçãoUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTCC BERNARDO CARVALHO BADARÓ.pdfTCC BERNARDO CARVALHO BADARÓ.pdfTCCapplication/pdf1813193https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27257/1/TCC%20BERNARDO%20CARVALHO%20BADAR%c3%93.pdf167801e2ddb247e0359a05ee494c99baMD51PEÇAS.pdfPEÇAS.pdfAdesivosapplication/pdf1371126https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27257/2/PE%c3%87AS.pdf01d7cdd54b35ddeae3180335fa059a25MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27257/3/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD53TEXTTCC BERNARDO CARVALHO BADARÓ.pdf.txtTCC BERNARDO CARVALHO BADARÓ.pdf.txtExtracted texttext/plain180003https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27257/4/TCC%20BERNARDO%20CARVALHO%20BADAR%c3%93.pdf.txtb602d538b740e2e42a6d856d903d46e2MD54PEÇAS.pdf.txtPEÇAS.pdf.txtExtracted texttext/plain4658https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27257/5/PE%c3%87AS.pdf.txt2bc93b2cd006f1685e02184a0d82f69eMD55ri/272572022-08-23 09:46:29.409oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-08-23T12:46:29Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Nação nordestina: um esboço experimental para uma campanha da marca Flamengo no nordeste |
title |
Nação nordestina: um esboço experimental para uma campanha da marca Flamengo no nordeste |
spellingShingle |
Nação nordestina: um esboço experimental para uma campanha da marca Flamengo no nordeste Badaró, Bernado Carvalho Flamengo Nação nordestina Futebol Publicidade Marketing |
title_short |
Nação nordestina: um esboço experimental para uma campanha da marca Flamengo no nordeste |
title_full |
Nação nordestina: um esboço experimental para uma campanha da marca Flamengo no nordeste |
title_fullStr |
Nação nordestina: um esboço experimental para uma campanha da marca Flamengo no nordeste |
title_full_unstemmed |
Nação nordestina: um esboço experimental para uma campanha da marca Flamengo no nordeste |
title_sort |
Nação nordestina: um esboço experimental para uma campanha da marca Flamengo no nordeste |
author |
Badaró, Bernado Carvalho |
author_facet |
Badaró, Bernado Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Badaró, Bernado Carvalho Badaró, Bernado Carvalho |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cardoso, Cláudio |
contributor_str_mv |
Cardoso, Cláudio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Flamengo Nação nordestina Futebol Publicidade Marketing |
topic |
Flamengo Nação nordestina Futebol Publicidade Marketing |
description |
O mais querido do Brasil é também o mais querido do Nordeste. O presente trabalho parte desta provocação, corrente dentre torcedores de futebol da região, e tem como objetivo final a a criação de uma campanha publicitária para a marca Flamengo no Nordeste. Para tanto, propõe-se uma campanha de divulgação do projeto Nação Nordestina, programa que visa ao fortalecimento da marca Flamengo na região. Visando a construção de um produto adequado e com estratégias de comunicação eficientes, parte-se de uma fase de preparação do briefing da campanha, onde foi necessária uma contextualização sobre o universo do Futebol, o Flamengo, a região Nordeste, o público alvo e alguns conceitos introdutórios pertencentes ao Marketing e a Publicidade. A título de conclusão, esboça-se uma campanha publicitária orientada à região em estudo, e opera-se uma reflexão sobre o caminho percorrido no trabalho de conclusão do curso de Produção Cultural na Faculdade de Comunicação da UFBA. |
publishDate |
2010 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-09-06T19:51:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-09-06T19:51:37Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-09-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27257 |
dc.identifier.other.none.fl_str_mv |
TCC |
identifier_str_mv |
TCC |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27257 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27257/1/TCC%20BERNARDO%20CARVALHO%20BADAR%c3%93.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27257/2/PE%c3%87AS.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27257/3/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27257/4/TCC%20BERNARDO%20CARVALHO%20BADAR%c3%93.pdf.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27257/5/PE%c3%87AS.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
167801e2ddb247e0359a05ee494c99ba 01d7cdd54b35ddeae3180335fa059a25 ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0 b602d538b740e2e42a6d856d903d46e2 2bc93b2cd006f1685e02184a0d82f69e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459573139341312 |