Modelos interno dinâmicos de vinculação dos professores, relação pedagógica e avaliação do rendimento académico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Sandra Carina Carvalho de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/2458
Resumo: A qualidade da relação estabelecida entre professores e alunos ao longo do percurso académico pode ser influenciada pela história de desenvolvimento dos professores, contribuindo para o sucesso escolar dos alunos. Porém, tem sido pouco explorado como os modelos internos dinâmicos de vinculação nos adultos (MIDV) têm implicações na relação pedagógica e na avaliação do rendimento académico. Propusemo-nos a verificar de que forma os MIDV dos professores se relacionam com as caraterísticas da relação pedagógica estabelecida com os alunos considerados mais desafiantes e com a avaliação do rendimento académico destes. A amostra foi constituída por 153 docentes de turmas de Percurso Curricular Alternativo (PCA) e de turmas do ensino regular. Recorreu-se à aplicação de um questionário sociodemográfico, da Escala de Vinculação de Adultos (EVA), da Escala de Relacionamento Aluno-Professor (ERAP) e de uma grelha de descritores do rendimento académico dos alunos. Os dados foram recolhidos presencialmente, nas reuniões de cada turma. Os resultados obtidos demonstram a existência de diferenças significativas, entre as turmas, ao nível da avaliação do rendimento académico e a existência de correlações, fracas a médias, entre os diferentes fatores das escalas. A investigação aponta a importância da compreensão da relação da vinculação e dos processos educativos para a intervenção psicológica e fornece dados para futuras investigações.
id RCAP_f62ecd0e9678115872cfbb2b5c9f83c2
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/2458
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Modelos interno dinâmicos de vinculação dos professores, relação pedagógica e avaliação do rendimento académicoModelos internos dinâmicos de vinculaçãoRelação pedagógicaRendimento académicoDocentesAlunosInternal models of attachment in adultsPedagogical relationshipAcademic performanceTeachersStudentsPsicologia da Educação.Faculdade de Artes e HumanidadesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA qualidade da relação estabelecida entre professores e alunos ao longo do percurso académico pode ser influenciada pela história de desenvolvimento dos professores, contribuindo para o sucesso escolar dos alunos. Porém, tem sido pouco explorado como os modelos internos dinâmicos de vinculação nos adultos (MIDV) têm implicações na relação pedagógica e na avaliação do rendimento académico. Propusemo-nos a verificar de que forma os MIDV dos professores se relacionam com as caraterísticas da relação pedagógica estabelecida com os alunos considerados mais desafiantes e com a avaliação do rendimento académico destes. A amostra foi constituída por 153 docentes de turmas de Percurso Curricular Alternativo (PCA) e de turmas do ensino regular. Recorreu-se à aplicação de um questionário sociodemográfico, da Escala de Vinculação de Adultos (EVA), da Escala de Relacionamento Aluno-Professor (ERAP) e de uma grelha de descritores do rendimento académico dos alunos. Os dados foram recolhidos presencialmente, nas reuniões de cada turma. Os resultados obtidos demonstram a existência de diferenças significativas, entre as turmas, ao nível da avaliação do rendimento académico e a existência de correlações, fracas a médias, entre os diferentes fatores das escalas. A investigação aponta a importância da compreensão da relação da vinculação e dos processos educativos para a intervenção psicológica e fornece dados para futuras investigações.The quality of the relationship established between teachers and students throughout the academic course can be influenced by the developmental history of the teachers, contributing to the school success of the students. However, it has been underexplored how the dynamic internal models of attachment in adults (MIDV) have implications in the pedagogical relationship and in the evaluation of academic performance. We proposed to verify how teachers' MIDVs relate to the characteristics of the pedagogical relationship established with the students considered more challenging and to the evaluation of their academic performance. The sample was constituted by 153 teachers of classes of Alternative Course (PCA) and of classes of regular education. The use of a sociodemographic questionnaire, the Adult Attachment Scale (AAS), the Student Teacher Relationship Scale (STRS) and a descriptive grid of students’ academic performance were used. The data were collected in person at meetings of each class. The results show significant differences between the groups in the evaluation of the academic performance and the existence of weak to average correlations between the different factors of the scales. The research points to the importance of understanding the relationship of attachment and educational processes to psychological intervention and provide data for future research.Pereira, Dora Isabel FialhoDigitUMaFreitas, Sandra Carina Carvalho de2019-07-08T10:48:25Z2019-05-15T00:00:00Z2019-05-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2458202259609porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:15Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2458Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:14.661695Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Modelos interno dinâmicos de vinculação dos professores, relação pedagógica e avaliação do rendimento académico
title Modelos interno dinâmicos de vinculação dos professores, relação pedagógica e avaliação do rendimento académico
spellingShingle Modelos interno dinâmicos de vinculação dos professores, relação pedagógica e avaliação do rendimento académico
Freitas, Sandra Carina Carvalho de
Modelos internos dinâmicos de vinculação
Relação pedagógica
Rendimento académico
Docentes
Alunos
Internal models of attachment in adults
Pedagogical relationship
Academic performance
Teachers
Students
Psicologia da Educação
.
Faculdade de Artes e Humanidades
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Modelos interno dinâmicos de vinculação dos professores, relação pedagógica e avaliação do rendimento académico
title_full Modelos interno dinâmicos de vinculação dos professores, relação pedagógica e avaliação do rendimento académico
title_fullStr Modelos interno dinâmicos de vinculação dos professores, relação pedagógica e avaliação do rendimento académico
title_full_unstemmed Modelos interno dinâmicos de vinculação dos professores, relação pedagógica e avaliação do rendimento académico
title_sort Modelos interno dinâmicos de vinculação dos professores, relação pedagógica e avaliação do rendimento académico
author Freitas, Sandra Carina Carvalho de
author_facet Freitas, Sandra Carina Carvalho de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Dora Isabel Fialho
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Sandra Carina Carvalho de
dc.subject.por.fl_str_mv Modelos internos dinâmicos de vinculação
Relação pedagógica
Rendimento académico
Docentes
Alunos
Internal models of attachment in adults
Pedagogical relationship
Academic performance
Teachers
Students
Psicologia da Educação
.
Faculdade de Artes e Humanidades
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Modelos internos dinâmicos de vinculação
Relação pedagógica
Rendimento académico
Docentes
Alunos
Internal models of attachment in adults
Pedagogical relationship
Academic performance
Teachers
Students
Psicologia da Educação
.
Faculdade de Artes e Humanidades
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A qualidade da relação estabelecida entre professores e alunos ao longo do percurso académico pode ser influenciada pela história de desenvolvimento dos professores, contribuindo para o sucesso escolar dos alunos. Porém, tem sido pouco explorado como os modelos internos dinâmicos de vinculação nos adultos (MIDV) têm implicações na relação pedagógica e na avaliação do rendimento académico. Propusemo-nos a verificar de que forma os MIDV dos professores se relacionam com as caraterísticas da relação pedagógica estabelecida com os alunos considerados mais desafiantes e com a avaliação do rendimento académico destes. A amostra foi constituída por 153 docentes de turmas de Percurso Curricular Alternativo (PCA) e de turmas do ensino regular. Recorreu-se à aplicação de um questionário sociodemográfico, da Escala de Vinculação de Adultos (EVA), da Escala de Relacionamento Aluno-Professor (ERAP) e de uma grelha de descritores do rendimento académico dos alunos. Os dados foram recolhidos presencialmente, nas reuniões de cada turma. Os resultados obtidos demonstram a existência de diferenças significativas, entre as turmas, ao nível da avaliação do rendimento académico e a existência de correlações, fracas a médias, entre os diferentes fatores das escalas. A investigação aponta a importância da compreensão da relação da vinculação e dos processos educativos para a intervenção psicológica e fornece dados para futuras investigações.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-08T10:48:25Z
2019-05-15T00:00:00Z
2019-05-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/2458
202259609
url http://hdl.handle.net/10400.13/2458
identifier_str_mv 202259609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129922426372096