As especificidades da voz do actor no legado das professoras Natália de Matos e Maria João Serrão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/6790 |
Resumo: | Sendo a voz na criação cénica um tema muito pouco explorado na teoria do teatro em Portugal, salvo honrosas e balsâmicas excepções, este artigo é apenas um pequeno gesto, ou para ser mais precisa, uma homenagem a duas professoras, Natália de Matos e Maria João Serrão, que dedicaram a maior parte do seu tempo e esforço ao ensino da voz numa escola de referência como é a E.S.T.C., Escola Superior de Teatro e Cinema em Portugal. Conhecer o trabalho destas docentes poderá dar-nos uma perspectiva de como foi o ensino da voz do pós 25 de abril até à viragem do milénio. Poderá também ajudar-nos a distinguir o que do seu legado faz parte de uma prática de ensino ou o que foi abandonado. Poderemos ainda, a partir desta observação, entender, aos olhos de uma prática teatral contemporânea e de outras correntes de pensamento da voz enquanto elemento da criação cénica, como poderá ser projectada a sua aprendizagem. |
id |
RCAP_f62f3708f9b1fbdb71ad9af241500ec7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6790 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As especificidades da voz do actor no legado das professoras Natália de Matos e Maria João SerrãoVozActorNatália de MatosMaria João SerrãoEscola Superior de Teatro e CinemaSendo a voz na criação cénica um tema muito pouco explorado na teoria do teatro em Portugal, salvo honrosas e balsâmicas excepções, este artigo é apenas um pequeno gesto, ou para ser mais precisa, uma homenagem a duas professoras, Natália de Matos e Maria João Serrão, que dedicaram a maior parte do seu tempo e esforço ao ensino da voz numa escola de referência como é a E.S.T.C., Escola Superior de Teatro e Cinema em Portugal. Conhecer o trabalho destas docentes poderá dar-nos uma perspectiva de como foi o ensino da voz do pós 25 de abril até à viragem do milénio. Poderá também ajudar-nos a distinguir o que do seu legado faz parte de uma prática de ensino ou o que foi abandonado. Poderemos ainda, a partir desta observação, entender, aos olhos de uma prática teatral contemporânea e de outras correntes de pensamento da voz enquanto elemento da criação cénica, como poderá ser projectada a sua aprendizagem.Abstract - Considering that the voice -in its relation with the scenic creation- has been hardly studied by portuguese theatrical theorists (with a few honourable exceptions), this article is merely a small retribution, or, if you may, an homage to Natália de Matos e Maria João Serrão, two teachers of voice that committed their work at E.S.T.C, Escola Superior de Teatro e Cinema, a reference in the sector in Portugal. To get to know their work is both to understand what was the teaching of voice from de post 25 April (1974) till the turn of the century, and to grasp their legacy in the contemporary teaching practice. This could be the starting point, framed by the contemporary theatrical practice and main schools of thought on the meaning of voice in the scenic creation, to approach the future of voice teaching.Imprensa Politécnico de LisboaRCIPLBelo, Sara2017-02-08T10:04:36Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6790por9789897291746info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:51:57Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6790Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:52.322856Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As especificidades da voz do actor no legado das professoras Natália de Matos e Maria João Serrão |
title |
As especificidades da voz do actor no legado das professoras Natália de Matos e Maria João Serrão |
spellingShingle |
As especificidades da voz do actor no legado das professoras Natália de Matos e Maria João Serrão Belo, Sara Voz Actor Natália de Matos Maria João Serrão Escola Superior de Teatro e Cinema |
title_short |
As especificidades da voz do actor no legado das professoras Natália de Matos e Maria João Serrão |
title_full |
As especificidades da voz do actor no legado das professoras Natália de Matos e Maria João Serrão |
title_fullStr |
As especificidades da voz do actor no legado das professoras Natália de Matos e Maria João Serrão |
title_full_unstemmed |
As especificidades da voz do actor no legado das professoras Natália de Matos e Maria João Serrão |
title_sort |
As especificidades da voz do actor no legado das professoras Natália de Matos e Maria João Serrão |
author |
Belo, Sara |
author_facet |
Belo, Sara |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Belo, Sara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Voz Actor Natália de Matos Maria João Serrão Escola Superior de Teatro e Cinema |
topic |
Voz Actor Natália de Matos Maria João Serrão Escola Superior de Teatro e Cinema |
description |
Sendo a voz na criação cénica um tema muito pouco explorado na teoria do teatro em Portugal, salvo honrosas e balsâmicas excepções, este artigo é apenas um pequeno gesto, ou para ser mais precisa, uma homenagem a duas professoras, Natália de Matos e Maria João Serrão, que dedicaram a maior parte do seu tempo e esforço ao ensino da voz numa escola de referência como é a E.S.T.C., Escola Superior de Teatro e Cinema em Portugal. Conhecer o trabalho destas docentes poderá dar-nos uma perspectiva de como foi o ensino da voz do pós 25 de abril até à viragem do milénio. Poderá também ajudar-nos a distinguir o que do seu legado faz parte de uma prática de ensino ou o que foi abandonado. Poderemos ainda, a partir desta observação, entender, aos olhos de uma prática teatral contemporânea e de outras correntes de pensamento da voz enquanto elemento da criação cénica, como poderá ser projectada a sua aprendizagem. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z 2017-02-08T10:04:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/6790 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/6790 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
9789897291746 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa Politécnico de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa Politécnico de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133418069426176 |