A VOZ NA CRIAÇÃO CÉNICA - Reflexões sobre a vocalidade do actor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belo, Sara
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/159
Resumo: The actor’s voice can span several usages and orientations. The confrontation of the thoughts of various specialists in the field such as: Clifford Turner, Kristin Linklater, Enrique Pardo and Sara Pereira Lopes, was the subject of study for a substantial part of this thesis. After contextualizing the practice of the actor’s vocal learning and coaching in the Portuguese theatrical reality, a practical exercise and a documentary (which is an integral part of this dissertation) focusing on the various forms of usage of the voice in scenical creation were developed, and its expressive possibilities asserted, harnessing its sonic, corporeal and emotional materiality, giving voice and speech a scenical dimension, relating body, voice and emotion.
id RCAP_fc6954ba7ed4777152ef4a2a76ecae91
oai_identifier_str oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/159
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A VOZ NA CRIAÇÃO CÉNICA - Reflexões sobre a vocalidade do actora voz do actora voz criativaa relação corpo/voz/emoçãoa relação emoção/intenção/entoaçãoo desenho sonoroexercícios de voz em cenathe actor’s voicethe creative voicethe body/voice/emotion relationshipthe emotion/intention/intonation relationshipthe sonic design; scenic vocal exercisesThe actor’s voice can span several usages and orientations. The confrontation of the thoughts of various specialists in the field such as: Clifford Turner, Kristin Linklater, Enrique Pardo and Sara Pereira Lopes, was the subject of study for a substantial part of this thesis. After contextualizing the practice of the actor’s vocal learning and coaching in the Portuguese theatrical reality, a practical exercise and a documentary (which is an integral part of this dissertation) focusing on the various forms of usage of the voice in scenical creation were developed, and its expressive possibilities asserted, harnessing its sonic, corporeal and emotional materiality, giving voice and speech a scenical dimension, relating body, voice and emotion.A voz do actor pode ter diversas utilizações e sentidos de orientação. A confrontação do pensamento sobre a voz no teatro de alguns especialistas nesta matéria tais como: Clifford Turner, Kristin Linklater, Enrique Pardo e Sara Pereira Lopes, foi objecto de estudo de uma parte substancial deste trabalho. Depois de contextualizar a prática da aprendizagem e do acompanhamento vocal dos actores na realidade teatral portuguesa, foi realizado um exercício prático e um documentário (que é parte integrante desta dissertação) sobre as diversas formas de uso da voz na criação cénica e constatadas as suas possibilidades expressivas, potenciando a sua materialidade sonora, corpórea e emocional, dando à concretização da palavra e do som vocal uma dimensão cénica, relacionando o corpo, a voz e a emoção.MUNDIS2011-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/159oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/159ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos ; Vol. 2 N.º 1 (2011): 4.ª Edição | ERAS; 17-441647-35582184-2116reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/159https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/159/153Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessBelo, Sara2022-09-05T13:57:46Zoai:ojs2.eras.mundis.pt:article/159Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:10:50.645765Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A VOZ NA CRIAÇÃO CÉNICA - Reflexões sobre a vocalidade do actor
title A VOZ NA CRIAÇÃO CÉNICA - Reflexões sobre a vocalidade do actor
spellingShingle A VOZ NA CRIAÇÃO CÉNICA - Reflexões sobre a vocalidade do actor
Belo, Sara
a voz do actor
a voz criativa
a relação corpo/voz/emoção
a relação emoção/intenção/entoação
o desenho sonoro
exercícios de voz em cena
the actor’s voice
the creative voice
the body/voice/emotion relationship
the emotion/intention/intonation relationship
the sonic design; scenic vocal exercises
title_short A VOZ NA CRIAÇÃO CÉNICA - Reflexões sobre a vocalidade do actor
title_full A VOZ NA CRIAÇÃO CÉNICA - Reflexões sobre a vocalidade do actor
title_fullStr A VOZ NA CRIAÇÃO CÉNICA - Reflexões sobre a vocalidade do actor
title_full_unstemmed A VOZ NA CRIAÇÃO CÉNICA - Reflexões sobre a vocalidade do actor
title_sort A VOZ NA CRIAÇÃO CÉNICA - Reflexões sobre a vocalidade do actor
author Belo, Sara
author_facet Belo, Sara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Belo, Sara
dc.subject.por.fl_str_mv a voz do actor
a voz criativa
a relação corpo/voz/emoção
a relação emoção/intenção/entoação
o desenho sonoro
exercícios de voz em cena
the actor’s voice
the creative voice
the body/voice/emotion relationship
the emotion/intention/intonation relationship
the sonic design; scenic vocal exercises
topic a voz do actor
a voz criativa
a relação corpo/voz/emoção
a relação emoção/intenção/entoação
o desenho sonoro
exercícios de voz em cena
the actor’s voice
the creative voice
the body/voice/emotion relationship
the emotion/intention/intonation relationship
the sonic design; scenic vocal exercises
description The actor’s voice can span several usages and orientations. The confrontation of the thoughts of various specialists in the field such as: Clifford Turner, Kristin Linklater, Enrique Pardo and Sara Pereira Lopes, was the subject of study for a substantial part of this thesis. After contextualizing the practice of the actor’s vocal learning and coaching in the Portuguese theatrical reality, a practical exercise and a documentary (which is an integral part of this dissertation) focusing on the various forms of usage of the voice in scenical creation were developed, and its expressive possibilities asserted, harnessing its sonic, corporeal and emotional materiality, giving voice and speech a scenical dimension, relating body, voice and emotion.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-30T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/159
oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/159
url https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/159
identifier_str_mv oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/159
https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/159/153
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv MUNDIS
publisher.none.fl_str_mv MUNDIS
dc.source.none.fl_str_mv ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos ; Vol. 2 N.º 1 (2011): 4.ª Edição | ERAS; 17-44
1647-3558
2184-2116
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129978631094272