Determinantes das Intenções de Comprar Viagens Online: Uma abordagem Holística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaro, Suzanne
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Duarte, Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/2580
Resumo: A compra de viagens online tem atraído investigadores dado o seu significativo crescimento, originando uma crescente literatura nesta área de investigação. Contudo, estudos sobre o que motiva os consumidores a comprar online têm sido fragmentados. De facto, os estudos existentes em grande parte baseiam-se no Modelo de Aceitação de Tecnologia (Davis, 1985, 1989), na Teoria da Ação Refletida (Fishbein & Ajzen, 1975), na Teoria do Comportamento Planeado (Ajzen, 1991), ou na Teoria de Difusão de Inovações (Rogers, 1995). Uma extensa revisão da literatura permitiu revelar a existência de uma falta de estudos que integrem todas as teorias para uma melhor compreensão da compra de viagens online. Deste modo, baseado em literatura relevante na área de turismo e do comportamento do consumidor, este estudo propõe e testa empiricamente um modelo integrado para explorar quais os fatores que afetam a intenção de comprar viagens online. Mais, propõe um novo constructo, designado de envolvimento com os social media, definido como o nível de interesse ou ligação emocional com os social media e que examina a sua relação com a intenção de compra de viagens online. O modelo proposto é composto por dez constructos, dos quais três são multidimensionais. Suportadas pela literatura existente foram formuladas 18 hipóteses de investigação.
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