Determinantes das Intenções de Comprar Viagens Online: Uma abordagem Holística
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/2580 |
Resumo: | A compra de viagens online tem atraído investigadores dado o seu significativo crescimento, originando uma crescente literatura nesta área de investigação. Contudo, estudos sobre o que motiva os consumidores a comprar online têm sido fragmentados. De facto, os estudos existentes em grande parte baseiam-se no Modelo de Aceitação de Tecnologia (Davis, 1985, 1989), na Teoria da Ação Refletida (Fishbein & Ajzen, 1975), na Teoria do Comportamento Planeado (Ajzen, 1991), ou na Teoria de Difusão de Inovações (Rogers, 1995). Uma extensa revisão da literatura permitiu revelar a existência de uma falta de estudos que integrem todas as teorias para uma melhor compreensão da compra de viagens online. Deste modo, baseado em literatura relevante na área de turismo e do comportamento do consumidor, este estudo propõe e testa empiricamente um modelo integrado para explorar quais os fatores que afetam a intenção de comprar viagens online. Mais, propõe um novo constructo, designado de envolvimento com os social media, definido como o nível de interesse ou ligação emocional com os social media e que examina a sua relação com a intenção de compra de viagens online. O modelo proposto é composto por dez constructos, dos quais três são multidimensionais. Suportadas pela literatura existente foram formuladas 18 hipóteses de investigação. |
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Determinantes das Intenções de Comprar Viagens Online: Uma abordagem HolísticaCompra de viagens onlineTeoria da Ação RefletidaTeoria do comportamento planeadoTeoria da Difusão das InovaçõesTeoria da AceitaçãoTecnológicaA compra de viagens online tem atraído investigadores dado o seu significativo crescimento, originando uma crescente literatura nesta área de investigação. Contudo, estudos sobre o que motiva os consumidores a comprar online têm sido fragmentados. De facto, os estudos existentes em grande parte baseiam-se no Modelo de Aceitação de Tecnologia (Davis, 1985, 1989), na Teoria da Ação Refletida (Fishbein & Ajzen, 1975), na Teoria do Comportamento Planeado (Ajzen, 1991), ou na Teoria de Difusão de Inovações (Rogers, 1995). Uma extensa revisão da literatura permitiu revelar a existência de uma falta de estudos que integrem todas as teorias para uma melhor compreensão da compra de viagens online. Deste modo, baseado em literatura relevante na área de turismo e do comportamento do consumidor, este estudo propõe e testa empiricamente um modelo integrado para explorar quais os fatores que afetam a intenção de comprar viagens online. Mais, propõe um novo constructo, designado de envolvimento com os social media, definido como o nível de interesse ou ligação emocional com os social media e que examina a sua relação com a intenção de compra de viagens online. O modelo proposto é composto por dez constructos, dos quais três são multidimensionais. Suportadas pela literatura existente foram formuladas 18 hipóteses de investigação.Universidade de AveiroRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuAmaro, SuzanneDuarte, Paulo2015-01-28T15:22:35Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2580porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:54Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2580Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:42.820184Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A compra de viagens online tem atraído investigadores dado o seu significativo crescimento, originando uma crescente literatura nesta área de investigação. Contudo, estudos sobre o que motiva os consumidores a comprar online têm sido fragmentados. De facto, os estudos existentes em grande parte baseiam-se no Modelo de Aceitação de Tecnologia (Davis, 1985, 1989), na Teoria da Ação Refletida (Fishbein & Ajzen, 1975), na Teoria do Comportamento Planeado (Ajzen, 1991), ou na Teoria de Difusão de Inovações (Rogers, 1995). Uma extensa revisão da literatura permitiu revelar a existência de uma falta de estudos que integrem todas as teorias para uma melhor compreensão da compra de viagens online. Deste modo, baseado em literatura relevante na área de turismo e do comportamento do consumidor, este estudo propõe e testa empiricamente um modelo integrado para explorar quais os fatores que afetam a intenção de comprar viagens online. Mais, propõe um novo constructo, designado de envolvimento com os social media, definido como o nível de interesse ou ligação emocional com os social media e que examina a sua relação com a intenção de compra de viagens online. O modelo proposto é composto por dez constructos, dos quais três são multidimensionais. Suportadas pela literatura existente foram formuladas 18 hipóteses de investigação. |
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