Práticas e eventos de letramentos digitais na formação de estudantes online na Universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Teresinha
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Cruz, Dulce Maria, Amante, Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/10360
Resumo: Entender como ocorrem os eventos de letramentos digitais no âmbito de práticas que visam desenvolver essas competências em estudantes de educação a distância constitui uma necessidade crucial na era da cibercultura. Este capítulo se propõe a discutir os conceitos de Práticas de Letramentos Digitais (PLD) e Eventos de Letramentos Digitais (ELD) apresentados em Souza (2016), analisando o Módulo de Ambientação Online (MAO)da Universidade Aberta de Portugal, oferecido aos estudantes como exigência prévia à frequência do curso que pretendem iniciar. À luz do PLD e ELD são analisados os resultados do estudo realizado, buscando traçar a relação entre as competências a desenvolver e as dimensões, conhecimentos e habilidades mobilizadas durante a formação que se configuram em letramentos digitais (LD). Os resultados mostram que os LD implicam tanto a apropriação das novas linguagens do meio digital, quanto a prática efetiva de uso social destas, podendo ser potencializadas através da formação.
id RCAP_f691f4453c043c28816509b8fd507df0
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10360
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas e eventos de letramentos digitais na formação de estudantes online na UniversidadeLetramentos digitaisCiberculturaMídias digitaisEducação a distânciaUniversidadeEstudantes onlineDigital literacyCybercultureDigital mediaDistance educationUniversityOnline studentsODS::04:Educação de QualidadeEntender como ocorrem os eventos de letramentos digitais no âmbito de práticas que visam desenvolver essas competências em estudantes de educação a distância constitui uma necessidade crucial na era da cibercultura. Este capítulo se propõe a discutir os conceitos de Práticas de Letramentos Digitais (PLD) e Eventos de Letramentos Digitais (ELD) apresentados em Souza (2016), analisando o Módulo de Ambientação Online (MAO)da Universidade Aberta de Portugal, oferecido aos estudantes como exigência prévia à frequência do curso que pretendem iniciar. À luz do PLD e ELD são analisados os resultados do estudo realizado, buscando traçar a relação entre as competências a desenvolver e as dimensões, conhecimentos e habilidades mobilizadas durante a formação que se configuram em letramentos digitais (LD). Os resultados mostram que os LD implicam tanto a apropriação das novas linguagens do meio digital, quanto a prática efetiva de uso social destas, podendo ser potencializadas através da formação.Understanding how digital literacy events occur in the context of practices aimed at developing these skills in distance education students is a crucial need in the cyberculture era. This chapter proposes to discuss the concepts of Digital Literacy Practices (PLD) and Digital Literacy Events (ELD) presented in Souza (2016), analyzing the Open Online Module (MAO) of the Open University of Portugal, offered to students as Prior to the frequency of the course they intend to start. In the light of PLD and ELD, the results of the study are analyzed, trying to trace the relationship between the skills to be developed and the dimensions, knowledge and skills mobilized during training that are configured in digital literacy (LD. The results show that LD implies both the appropriation of the new languages of the digital environment and the effective practice of social use of these, and can be enhanced through training.CAPES, bolsa de estudos (2012/2013), que possibilitou o desenvolvimento da pesquisa na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e CNPq, pela concessão da bolsa de Doutorado Sanduíche (2014/2015) na UAb (LE@D).EDUNITRepositório AbertoFernandes, TeresinhaCruz, Dulce MariaAmante, Lúcia2021-01-07T15:22:38Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/10360porFernandes, T., Cruz, D. M., Amante, L. (2017). Práticas e Eventos de Letramentos Digitais na formação de estudantes online na Universidade. Interfaces Científicas-Educação, vol 6, nº 1, 81-9210.17564/2316-3828.2017v6n1p81-92info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:34:47Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10360Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:56.683746Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas e eventos de letramentos digitais na formação de estudantes online na Universidade
title Práticas e eventos de letramentos digitais na formação de estudantes online na Universidade
spellingShingle Práticas e eventos de letramentos digitais na formação de estudantes online na Universidade
Fernandes, Teresinha
Letramentos digitais
Cibercultura
Mídias digitais
Educação a distância
Universidade
Estudantes online
Digital literacy
Cyberculture
Digital media
Distance education
University
Online students
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short Práticas e eventos de letramentos digitais na formação de estudantes online na Universidade
title_full Práticas e eventos de letramentos digitais na formação de estudantes online na Universidade
title_fullStr Práticas e eventos de letramentos digitais na formação de estudantes online na Universidade
title_full_unstemmed Práticas e eventos de letramentos digitais na formação de estudantes online na Universidade
title_sort Práticas e eventos de letramentos digitais na formação de estudantes online na Universidade
author Fernandes, Teresinha
author_facet Fernandes, Teresinha
Cruz, Dulce Maria
Amante, Lúcia
author_role author
author2 Cruz, Dulce Maria
Amante, Lúcia
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Teresinha
Cruz, Dulce Maria
Amante, Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Letramentos digitais
Cibercultura
Mídias digitais
Educação a distância
Universidade
Estudantes online
Digital literacy
Cyberculture
Digital media
Distance education
University
Online students
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Letramentos digitais
Cibercultura
Mídias digitais
Educação a distância
Universidade
Estudantes online
Digital literacy
Cyberculture
Digital media
Distance education
University
Online students
ODS::04:Educação de Qualidade
description Entender como ocorrem os eventos de letramentos digitais no âmbito de práticas que visam desenvolver essas competências em estudantes de educação a distância constitui uma necessidade crucial na era da cibercultura. Este capítulo se propõe a discutir os conceitos de Práticas de Letramentos Digitais (PLD) e Eventos de Letramentos Digitais (ELD) apresentados em Souza (2016), analisando o Módulo de Ambientação Online (MAO)da Universidade Aberta de Portugal, oferecido aos estudantes como exigência prévia à frequência do curso que pretendem iniciar. À luz do PLD e ELD são analisados os resultados do estudo realizado, buscando traçar a relação entre as competências a desenvolver e as dimensões, conhecimentos e habilidades mobilizadas durante a formação que se configuram em letramentos digitais (LD). Os resultados mostram que os LD implicam tanto a apropriação das novas linguagens do meio digital, quanto a prática efetiva de uso social destas, podendo ser potencializadas através da formação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2021-01-07T15:22:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/10360
url http://hdl.handle.net/10400.2/10360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Fernandes, T., Cruz, D. M., Amante, L. (2017). Práticas e Eventos de Letramentos Digitais na formação de estudantes online na Universidade. Interfaces Científicas-Educação, vol 6, nº 1, 81-92
10.17564/2316-3828.2017v6n1p81-92
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUNIT
publisher.none.fl_str_mv EDUNIT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135085697433600