Práticas e eventos de letramentos digitais na formação de estudantes online na Universidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/10360 |
Resumo: | Entender como ocorrem os eventos de letramentos digitais no âmbito de práticas que visam desenvolver essas competências em estudantes de educação a distância constitui uma necessidade crucial na era da cibercultura. Este capítulo se propõe a discutir os conceitos de Práticas de Letramentos Digitais (PLD) e Eventos de Letramentos Digitais (ELD) apresentados em Souza (2016), analisando o Módulo de Ambientação Online (MAO)da Universidade Aberta de Portugal, oferecido aos estudantes como exigência prévia à frequência do curso que pretendem iniciar. À luz do PLD e ELD são analisados os resultados do estudo realizado, buscando traçar a relação entre as competências a desenvolver e as dimensões, conhecimentos e habilidades mobilizadas durante a formação que se configuram em letramentos digitais (LD). Os resultados mostram que os LD implicam tanto a apropriação das novas linguagens do meio digital, quanto a prática efetiva de uso social destas, podendo ser potencializadas através da formação. |
id |
RCAP_f691f4453c043c28816509b8fd507df0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10360 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Práticas e eventos de letramentos digitais na formação de estudantes online na UniversidadeLetramentos digitaisCiberculturaMídias digitaisEducação a distânciaUniversidadeEstudantes onlineDigital literacyCybercultureDigital mediaDistance educationUniversityOnline studentsODS::04:Educação de QualidadeEntender como ocorrem os eventos de letramentos digitais no âmbito de práticas que visam desenvolver essas competências em estudantes de educação a distância constitui uma necessidade crucial na era da cibercultura. Este capítulo se propõe a discutir os conceitos de Práticas de Letramentos Digitais (PLD) e Eventos de Letramentos Digitais (ELD) apresentados em Souza (2016), analisando o Módulo de Ambientação Online (MAO)da Universidade Aberta de Portugal, oferecido aos estudantes como exigência prévia à frequência do curso que pretendem iniciar. À luz do PLD e ELD são analisados os resultados do estudo realizado, buscando traçar a relação entre as competências a desenvolver e as dimensões, conhecimentos e habilidades mobilizadas durante a formação que se configuram em letramentos digitais (LD). Os resultados mostram que os LD implicam tanto a apropriação das novas linguagens do meio digital, quanto a prática efetiva de uso social destas, podendo ser potencializadas através da formação.Understanding how digital literacy events occur in the context of practices aimed at developing these skills in distance education students is a crucial need in the cyberculture era. This chapter proposes to discuss the concepts of Digital Literacy Practices (PLD) and Digital Literacy Events (ELD) presented in Souza (2016), analyzing the Open Online Module (MAO) of the Open University of Portugal, offered to students as Prior to the frequency of the course they intend to start. In the light of PLD and ELD, the results of the study are analyzed, trying to trace the relationship between the skills to be developed and the dimensions, knowledge and skills mobilized during training that are configured in digital literacy (LD. The results show that LD implies both the appropriation of the new languages of the digital environment and the effective practice of social use of these, and can be enhanced through training.CAPES, bolsa de estudos (2012/2013), que possibilitou o desenvolvimento da pesquisa na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e CNPq, pela concessão da bolsa de Doutorado Sanduíche (2014/2015) na UAb (LE@D).EDUNITRepositório AbertoFernandes, TeresinhaCruz, Dulce MariaAmante, Lúcia2021-01-07T15:22:38Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/10360porFernandes, T., Cruz, D. M., Amante, L. (2017). Práticas e Eventos de Letramentos Digitais na formação de estudantes online na Universidade. Interfaces Científicas-Educação, vol 6, nº 1, 81-9210.17564/2316-3828.2017v6n1p81-92info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:34:47Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10360Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:56.683746Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas e eventos de letramentos digitais na formação de estudantes online na Universidade |
title |
Práticas e eventos de letramentos digitais na formação de estudantes online na Universidade |
spellingShingle |
Práticas e eventos de letramentos digitais na formação de estudantes online na Universidade Fernandes, Teresinha Letramentos digitais Cibercultura Mídias digitais Educação a distância Universidade Estudantes online Digital literacy Cyberculture Digital media Distance education University Online students ODS::04:Educação de Qualidade |
title_short |
Práticas e eventos de letramentos digitais na formação de estudantes online na Universidade |
title_full |
Práticas e eventos de letramentos digitais na formação de estudantes online na Universidade |
title_fullStr |
Práticas e eventos de letramentos digitais na formação de estudantes online na Universidade |
title_full_unstemmed |
Práticas e eventos de letramentos digitais na formação de estudantes online na Universidade |
title_sort |
Práticas e eventos de letramentos digitais na formação de estudantes online na Universidade |
author |
Fernandes, Teresinha |
author_facet |
Fernandes, Teresinha Cruz, Dulce Maria Amante, Lúcia |
author_role |
author |
author2 |
Cruz, Dulce Maria Amante, Lúcia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Teresinha Cruz, Dulce Maria Amante, Lúcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramentos digitais Cibercultura Mídias digitais Educação a distância Universidade Estudantes online Digital literacy Cyberculture Digital media Distance education University Online students ODS::04:Educação de Qualidade |
topic |
Letramentos digitais Cibercultura Mídias digitais Educação a distância Universidade Estudantes online Digital literacy Cyberculture Digital media Distance education University Online students ODS::04:Educação de Qualidade |
description |
Entender como ocorrem os eventos de letramentos digitais no âmbito de práticas que visam desenvolver essas competências em estudantes de educação a distância constitui uma necessidade crucial na era da cibercultura. Este capítulo se propõe a discutir os conceitos de Práticas de Letramentos Digitais (PLD) e Eventos de Letramentos Digitais (ELD) apresentados em Souza (2016), analisando o Módulo de Ambientação Online (MAO)da Universidade Aberta de Portugal, oferecido aos estudantes como exigência prévia à frequência do curso que pretendem iniciar. À luz do PLD e ELD são analisados os resultados do estudo realizado, buscando traçar a relação entre as competências a desenvolver e as dimensões, conhecimentos e habilidades mobilizadas durante a formação que se configuram em letramentos digitais (LD). Os resultados mostram que os LD implicam tanto a apropriação das novas linguagens do meio digital, quanto a prática efetiva de uso social destas, podendo ser potencializadas através da formação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z 2021-01-07T15:22:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/10360 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/10360 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Fernandes, T., Cruz, D. M., Amante, L. (2017). Práticas e Eventos de Letramentos Digitais na formação de estudantes online na Universidade. Interfaces Científicas-Educação, vol 6, nº 1, 81-92 10.17564/2316-3828.2017v6n1p81-92 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUNIT |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUNIT |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135085697433600 |