Aquisição da escrita na era virtual: incorporando os jogos digitais online
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Domínios de Lingu@gem |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/19548 |
Resumo: | O presente trabalho se propõe a analisar como os jogos digitais podem contribuir para a aquisição da escrita. Acreditamos que o uso de jogos digitais online possa tornar o aprender a escrever mais lúdico, divertido e interessante, possibilitando inclusive a inserção das crianças no ambiente das novas tecnologias da comunicação e da informação. A metodologia desse estudo baseou-se na observação de crianças em processo de alfabetização jogando "Brincando com as vogais" de acesso gratuito na internet. A escolha deveu-se ao jogo mobilizar atividades específicas e pertinentes ao processo de conhecimento da escrita e ser bastante rico no uso de imagens, cores, sons e movimentos destinados ao público infantil. O acompanhamento do jogador e a reflexão sobre sua ação tomaram como parâmetros as teorias sobre os letramentos na cibercultura (LÉVY, 1999; SOARES, 2002; COSCARELLI, 2005), a aprendizagem com jogos digitais (GEE, 2004, 2007; PRENSKY, 2006) e a compreensão de como as crianças aprendem a escrever (FERREIRO & TEBEROSKY, 1991). As considerações foram pautadas em como as crianças jogam, o que e de que forma aprenderam com o jogo. Esperamos com essa análise contribuir para que o aprendizado da escrita inclua as possibilidades da era virtual, em especial, os jogos digitais online. |
id |
UFU-12_bb203dce5ed2a8fe2a356625d2b2be7c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/19548 |
network_acronym_str |
UFU-12 |
network_name_str |
Domínios de Lingu@gem |
repository_id_str |
|
spelling |
Aquisição da escrita na era virtual: incorporando os jogos digitais onlineescritaletramento digitaljogos digitais onlineO presente trabalho se propõe a analisar como os jogos digitais podem contribuir para a aquisição da escrita. Acreditamos que o uso de jogos digitais online possa tornar o aprender a escrever mais lúdico, divertido e interessante, possibilitando inclusive a inserção das crianças no ambiente das novas tecnologias da comunicação e da informação. A metodologia desse estudo baseou-se na observação de crianças em processo de alfabetização jogando "Brincando com as vogais" de acesso gratuito na internet. A escolha deveu-se ao jogo mobilizar atividades específicas e pertinentes ao processo de conhecimento da escrita e ser bastante rico no uso de imagens, cores, sons e movimentos destinados ao público infantil. O acompanhamento do jogador e a reflexão sobre sua ação tomaram como parâmetros as teorias sobre os letramentos na cibercultura (LÉVY, 1999; SOARES, 2002; COSCARELLI, 2005), a aprendizagem com jogos digitais (GEE, 2004, 2007; PRENSKY, 2006) e a compreensão de como as crianças aprendem a escrever (FERREIRO & TEBEROSKY, 1991). As considerações foram pautadas em como as crianças jogam, o que e de que forma aprenderam com o jogo. Esperamos com essa análise contribuir para que o aprendizado da escrita inclua as possibilidades da era virtual, em especial, os jogos digitais online.PP/UFU2012-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/1954810.14393/DL13-v6n2a2012-7Domínios de Lingu@gem; Vol. 6 No. 2 (2012): Ensino de Línguas Mediado por Computador/EaD; 111-127Domínios de Lingu@gem; Vol. 6 Núm. 2 (2012): Ensino de Línguas Mediado por Computador/EaD; 111-127Domínios de Lingu@gem; v. 6 n. 2 (2012): Ensino de Línguas Mediado por Computador/EaD; 111-1271980-5799reponame:Domínios de Lingu@geminstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/19548/11139Copyright (c) 2012 Andréa Lourdes Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Andréa Lourdes2017-02-21T13:34:47Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/19548Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagemPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/oairevistadominios@ileel.ufu.br||1980-57991980-5799opendoar:2017-02-21T13:34:47Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aquisição da escrita na era virtual: incorporando os jogos digitais online |
title |
Aquisição da escrita na era virtual: incorporando os jogos digitais online |
spellingShingle |
Aquisição da escrita na era virtual: incorporando os jogos digitais online Ribeiro, Andréa Lourdes escrita letramento digital jogos digitais online |
title_short |
Aquisição da escrita na era virtual: incorporando os jogos digitais online |
title_full |
Aquisição da escrita na era virtual: incorporando os jogos digitais online |
title_fullStr |
Aquisição da escrita na era virtual: incorporando os jogos digitais online |
title_full_unstemmed |
Aquisição da escrita na era virtual: incorporando os jogos digitais online |
title_sort |
Aquisição da escrita na era virtual: incorporando os jogos digitais online |
author |
Ribeiro, Andréa Lourdes |
author_facet |
Ribeiro, Andréa Lourdes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Andréa Lourdes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
escrita letramento digital jogos digitais online |
topic |
escrita letramento digital jogos digitais online |
description |
O presente trabalho se propõe a analisar como os jogos digitais podem contribuir para a aquisição da escrita. Acreditamos que o uso de jogos digitais online possa tornar o aprender a escrever mais lúdico, divertido e interessante, possibilitando inclusive a inserção das crianças no ambiente das novas tecnologias da comunicação e da informação. A metodologia desse estudo baseou-se na observação de crianças em processo de alfabetização jogando "Brincando com as vogais" de acesso gratuito na internet. A escolha deveu-se ao jogo mobilizar atividades específicas e pertinentes ao processo de conhecimento da escrita e ser bastante rico no uso de imagens, cores, sons e movimentos destinados ao público infantil. O acompanhamento do jogador e a reflexão sobre sua ação tomaram como parâmetros as teorias sobre os letramentos na cibercultura (LÉVY, 1999; SOARES, 2002; COSCARELLI, 2005), a aprendizagem com jogos digitais (GEE, 2004, 2007; PRENSKY, 2006) e a compreensão de como as crianças aprendem a escrever (FERREIRO & TEBEROSKY, 1991). As considerações foram pautadas em como as crianças jogam, o que e de que forma aprenderam com o jogo. Esperamos com essa análise contribuir para que o aprendizado da escrita inclua as possibilidades da era virtual, em especial, os jogos digitais online. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/19548 10.14393/DL13-v6n2a2012-7 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/19548 |
identifier_str_mv |
10.14393/DL13-v6n2a2012-7 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/19548/11139 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Andréa Lourdes Ribeiro info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Andréa Lourdes Ribeiro |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PP/UFU |
publisher.none.fl_str_mv |
PP/UFU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Domínios de Lingu@gem; Vol. 6 No. 2 (2012): Ensino de Línguas Mediado por Computador/EaD; 111-127 Domínios de Lingu@gem; Vol. 6 Núm. 2 (2012): Ensino de Línguas Mediado por Computador/EaD; 111-127 Domínios de Lingu@gem; v. 6 n. 2 (2012): Ensino de Línguas Mediado por Computador/EaD; 111-127 1980-5799 reponame:Domínios de Lingu@gem instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Domínios de Lingu@gem |
collection |
Domínios de Lingu@gem |
repository.name.fl_str_mv |
Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadominios@ileel.ufu.br|| |
_version_ |
1797067713655341056 |