Aquisição da escrita na era virtual: incorporando os jogos digitais online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Andréa Lourdes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Domínios de Lingu@gem
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/19548
Resumo: O presente trabalho se propõe a analisar como os jogos digitais podem contribuir para a aquisição da escrita. Acreditamos que o uso de jogos digitais online possa tornar o aprender a escrever mais lúdico, divertido e interessante, possibilitando inclusive a inserção das crianças no ambiente das novas tecnologias da comunicação e da informação. A metodologia desse estudo baseou-se na observação de crianças em processo de alfabetização jogando "Brincando com as vogais" de acesso gratuito na internet. A escolha deveu-se ao jogo mobilizar atividades específicas e pertinentes ao processo de conhecimento da escrita e ser bastante rico no uso de imagens, cores, sons e movimentos destinados ao público infantil. O acompanhamento do jogador e a reflexão sobre sua ação tomaram como parâmetros as teorias sobre os letramentos na cibercultura (LÉVY, 1999; SOARES, 2002; COSCARELLI, 2005), a aprendizagem com jogos digitais (GEE, 2004, 2007; PRENSKY, 2006) e a compreensão de como as crianças aprendem a escrever (FERREIRO & TEBEROSKY, 1991). As considerações foram pautadas em como as crianças jogam, o que e de que forma aprenderam com o jogo. Esperamos com essa análise contribuir para que o aprendizado da escrita inclua as possibilidades da era virtual, em especial, os jogos digitais online.
id UFU-12_bb203dce5ed2a8fe2a356625d2b2be7c
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/19548
network_acronym_str UFU-12
network_name_str Domínios de Lingu@gem
repository_id_str
spelling Aquisição da escrita na era virtual: incorporando os jogos digitais onlineescritaletramento digitaljogos digitais onlineO presente trabalho se propõe a analisar como os jogos digitais podem contribuir para a aquisição da escrita. Acreditamos que o uso de jogos digitais online possa tornar o aprender a escrever mais lúdico, divertido e interessante, possibilitando inclusive a inserção das crianças no ambiente das novas tecnologias da comunicação e da informação. A metodologia desse estudo baseou-se na observação de crianças em processo de alfabetização jogando "Brincando com as vogais" de acesso gratuito na internet. A escolha deveu-se ao jogo mobilizar atividades específicas e pertinentes ao processo de conhecimento da escrita e ser bastante rico no uso de imagens, cores, sons e movimentos destinados ao público infantil. O acompanhamento do jogador e a reflexão sobre sua ação tomaram como parâmetros as teorias sobre os letramentos na cibercultura (LÉVY, 1999; SOARES, 2002; COSCARELLI, 2005), a aprendizagem com jogos digitais (GEE, 2004, 2007; PRENSKY, 2006) e a compreensão de como as crianças aprendem a escrever (FERREIRO & TEBEROSKY, 1991). As considerações foram pautadas em como as crianças jogam, o que e de que forma aprenderam com o jogo. Esperamos com essa análise contribuir para que o aprendizado da escrita inclua as possibilidades da era virtual, em especial, os jogos digitais online.PP/UFU2012-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/1954810.14393/DL13-v6n2a2012-7Domínios de Lingu@gem; Vol. 6 No. 2 (2012): Ensino de Línguas Mediado por Computador/EaD; 111-127Domínios de Lingu@gem; Vol. 6 Núm. 2 (2012): Ensino de Línguas Mediado por Computador/EaD; 111-127Domínios de Lingu@gem; v. 6 n. 2 (2012): Ensino de Línguas Mediado por Computador/EaD; 111-1271980-5799reponame:Domínios de Lingu@geminstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/19548/11139Copyright (c) 2012 Andréa Lourdes Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Andréa Lourdes2017-02-21T13:34:47Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/19548Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagemPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/oairevistadominios@ileel.ufu.br||1980-57991980-5799opendoar:2017-02-21T13:34:47Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Aquisição da escrita na era virtual: incorporando os jogos digitais online
title Aquisição da escrita na era virtual: incorporando os jogos digitais online
spellingShingle Aquisição da escrita na era virtual: incorporando os jogos digitais online
Ribeiro, Andréa Lourdes
escrita
letramento digital
jogos digitais online
title_short Aquisição da escrita na era virtual: incorporando os jogos digitais online
title_full Aquisição da escrita na era virtual: incorporando os jogos digitais online
title_fullStr Aquisição da escrita na era virtual: incorporando os jogos digitais online
title_full_unstemmed Aquisição da escrita na era virtual: incorporando os jogos digitais online
title_sort Aquisição da escrita na era virtual: incorporando os jogos digitais online
author Ribeiro, Andréa Lourdes
author_facet Ribeiro, Andréa Lourdes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Andréa Lourdes
dc.subject.por.fl_str_mv escrita
letramento digital
jogos digitais online
topic escrita
letramento digital
jogos digitais online
description O presente trabalho se propõe a analisar como os jogos digitais podem contribuir para a aquisição da escrita. Acreditamos que o uso de jogos digitais online possa tornar o aprender a escrever mais lúdico, divertido e interessante, possibilitando inclusive a inserção das crianças no ambiente das novas tecnologias da comunicação e da informação. A metodologia desse estudo baseou-se na observação de crianças em processo de alfabetização jogando "Brincando com as vogais" de acesso gratuito na internet. A escolha deveu-se ao jogo mobilizar atividades específicas e pertinentes ao processo de conhecimento da escrita e ser bastante rico no uso de imagens, cores, sons e movimentos destinados ao público infantil. O acompanhamento do jogador e a reflexão sobre sua ação tomaram como parâmetros as teorias sobre os letramentos na cibercultura (LÉVY, 1999; SOARES, 2002; COSCARELLI, 2005), a aprendizagem com jogos digitais (GEE, 2004, 2007; PRENSKY, 2006) e a compreensão de como as crianças aprendem a escrever (FERREIRO & TEBEROSKY, 1991). As considerações foram pautadas em como as crianças jogam, o que e de que forma aprenderam com o jogo. Esperamos com essa análise contribuir para que o aprendizado da escrita inclua as possibilidades da era virtual, em especial, os jogos digitais online.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/19548
10.14393/DL13-v6n2a2012-7
url https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/19548
identifier_str_mv 10.14393/DL13-v6n2a2012-7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/19548/11139
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Andréa Lourdes Ribeiro
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Andréa Lourdes Ribeiro
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
dc.source.none.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem; Vol. 6 No. 2 (2012): Ensino de Línguas Mediado por Computador/EaD; 111-127
Domínios de Lingu@gem; Vol. 6 Núm. 2 (2012): Ensino de Línguas Mediado por Computador/EaD; 111-127
Domínios de Lingu@gem; v. 6 n. 2 (2012): Ensino de Línguas Mediado por Computador/EaD; 111-127
1980-5799
reponame:Domínios de Lingu@gem
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Domínios de Lingu@gem
collection Domínios de Lingu@gem
repository.name.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistadominios@ileel.ufu.br||
_version_ 1797067713655341056