PRÁTICAS E EVENTOS DE LETRAMENTOS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES ONLINE NA UNIVERSIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Terezinha
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Cruz, Dulce Márcia, Amante, Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4846
Resumo: Entender como ocorrem os eventos de letramentos digitais no âmbito de práticas que visam desenvolver essas competências em estudantes de educação a distância constitui uma necessidade crucial na era da cibercultura. Este capítulo se propõe a discutir os conceitos de Práticas de Letramentos Digitais (PLD) e Eventos de Letramentos Digitais (ELD) apresentados em Souza (2016), analisando o Módulo de Ambientação Online (MAO)da Universidade Aberta de Portugal, oferecido aos estudantes como exigência prévia à frequência do curso que pretendem iniciar. À luz do PLD e ELD são analisados os resultados do estudo realizado, buscando traçar a relação entre as competências a desenvolver e as dimensões, conhecimentos e habilidades mobilizadas durante a formação que se configuram em letramentos digitais (LD). Os resultados mostram que os LD implicam tanto a apropriação das novas linguagens do meio digital, quanto a prática efetiva de uso social destas, podendo ser potencializadas através da formação.
id UNIT-2_a204a7808089f05e84a8c90b230d76a8
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4846
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling PRÁTICAS E EVENTOS DE LETRAMENTOS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES ONLINE NA UNIVERSIDADELetramentos Digitais. Cibercultura. Mídias Digitais. Educação a Distância. Universidade. Estudantes Online.Entender como ocorrem os eventos de letramentos digitais no âmbito de práticas que visam desenvolver essas competências em estudantes de educação a distância constitui uma necessidade crucial na era da cibercultura. Este capítulo se propõe a discutir os conceitos de Práticas de Letramentos Digitais (PLD) e Eventos de Letramentos Digitais (ELD) apresentados em Souza (2016), analisando o Módulo de Ambientação Online (MAO)da Universidade Aberta de Portugal, oferecido aos estudantes como exigência prévia à frequência do curso que pretendem iniciar. À luz do PLD e ELD são analisados os resultados do estudo realizado, buscando traçar a relação entre as competências a desenvolver e as dimensões, conhecimentos e habilidades mobilizadas durante a formação que se configuram em letramentos digitais (LD). Os resultados mostram que os LD implicam tanto a apropriação das novas linguagens do meio digital, quanto a prática efetiva de uso social destas, podendo ser potencializadas através da formação.Editora Universitária Tiradentes2017-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/484610.17564/2316-3828.2017v6n1p81-92EDUCAÇÃO; v. 6 n. 1 (2017); 81-922316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2017v6n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4846/2430Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, TerezinhaCruz, Dulce MárciaAmante, Lúcia2020-11-18T20:55:35Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4846Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:01.015157Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICAS E EVENTOS DE LETRAMENTOS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES ONLINE NA UNIVERSIDADE
title PRÁTICAS E EVENTOS DE LETRAMENTOS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES ONLINE NA UNIVERSIDADE
spellingShingle PRÁTICAS E EVENTOS DE LETRAMENTOS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES ONLINE NA UNIVERSIDADE
Fernandes, Terezinha
Letramentos Digitais. Cibercultura. Mídias Digitais. Educação a Distância. Universidade. Estudantes Online.
title_short PRÁTICAS E EVENTOS DE LETRAMENTOS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES ONLINE NA UNIVERSIDADE
title_full PRÁTICAS E EVENTOS DE LETRAMENTOS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES ONLINE NA UNIVERSIDADE
title_fullStr PRÁTICAS E EVENTOS DE LETRAMENTOS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES ONLINE NA UNIVERSIDADE
title_full_unstemmed PRÁTICAS E EVENTOS DE LETRAMENTOS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES ONLINE NA UNIVERSIDADE
title_sort PRÁTICAS E EVENTOS DE LETRAMENTOS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES ONLINE NA UNIVERSIDADE
author Fernandes, Terezinha
author_facet Fernandes, Terezinha
Cruz, Dulce Márcia
Amante, Lúcia
author_role author
author2 Cruz, Dulce Márcia
Amante, Lúcia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Terezinha
Cruz, Dulce Márcia
Amante, Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Letramentos Digitais. Cibercultura. Mídias Digitais. Educação a Distância. Universidade. Estudantes Online.
topic Letramentos Digitais. Cibercultura. Mídias Digitais. Educação a Distância. Universidade. Estudantes Online.
description Entender como ocorrem os eventos de letramentos digitais no âmbito de práticas que visam desenvolver essas competências em estudantes de educação a distância constitui uma necessidade crucial na era da cibercultura. Este capítulo se propõe a discutir os conceitos de Práticas de Letramentos Digitais (PLD) e Eventos de Letramentos Digitais (ELD) apresentados em Souza (2016), analisando o Módulo de Ambientação Online (MAO)da Universidade Aberta de Portugal, oferecido aos estudantes como exigência prévia à frequência do curso que pretendem iniciar. À luz do PLD e ELD são analisados os resultados do estudo realizado, buscando traçar a relação entre as competências a desenvolver e as dimensões, conhecimentos e habilidades mobilizadas durante a formação que se configuram em letramentos digitais (LD). Os resultados mostram que os LD implicam tanto a apropriação das novas linguagens do meio digital, quanto a prática efetiva de uso social destas, podendo ser potencializadas através da formação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4846
10.17564/2316-3828.2017v6n1p81-92
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4846
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2017v6n1p81-92
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4846/2430
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 6 n. 1 (2017); 81-92
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2017v6n1
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220613922521088