FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ESTUDO DE CASO DE UM CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1560 |
Resumo: | A formação de professores é fundamental para que se tenha resultados satisfatórios em seu desempenho docente, além de fomentar a inclusão social em ambiente escolar, compreender as falhas na formação dos professores é essencial para que compreenda e aprimore o processo formativo, tornando-o mais efetivo. Através do estudo de caso, analisamos as matrizes curriculares do curso de licenciatura em ciências biológicas do Instituto Federal Goiano Campus Ceres (Versões 2013-2017), observando como a inclusão social em ambiente escolar está inserida na formação docente. Através desta análise pudemos observar que a primeira matriz curricular do curso, continha uma formação com viés bacharelesca, com poucas evidências de uma licenciatura, com apenas duas disciplinas explícitas que evidenciavam a inclusão durante a formação dos futuros professores, já com a reformulação curricular, realizada em 2017, o curso ganhou novos componentes curriculares que abordam a inclusão escolar de forma efetiva. |
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FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ESTUDO DE CASO DE UM CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL GOIANOEducação Inclusiva. Formação Docente. Inclusão Social.A formação de professores é fundamental para que se tenha resultados satisfatórios em seu desempenho docente, além de fomentar a inclusão social em ambiente escolar, compreender as falhas na formação dos professores é essencial para que compreenda e aprimore o processo formativo, tornando-o mais efetivo. Através do estudo de caso, analisamos as matrizes curriculares do curso de licenciatura em ciências biológicas do Instituto Federal Goiano Campus Ceres (Versões 2013-2017), observando como a inclusão social em ambiente escolar está inserida na formação docente. Através desta análise pudemos observar que a primeira matriz curricular do curso, continha uma formação com viés bacharelesca, com poucas evidências de uma licenciatura, com apenas duas disciplinas explícitas que evidenciavam a inclusão durante a formação dos futuros professores, já com a reformulação curricular, realizada em 2017, o curso ganhou novos componentes curriculares que abordam a inclusão escolar de forma efetiva.EDIFES2022-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/156010.36524/saladeaula.v11i2.1560Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 11 n. 2 (2022): Percepções em Formação e Inclusão; 34-412316-729710.36524/saladeaula.v11i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1560/920Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares da Silva, José WemersonAlmeida Amorim Gomes, João Victor 2023-09-14T20:02:37Zoai::article/1560Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:56.050910Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
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