FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ESTUDO DE CASO DE UM CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares da Silva, José Wemerson
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Almeida Amorim Gomes, João Victor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1560
Resumo: A formação de professores é fundamental para que se tenha resultados satisfatórios em seu desempenho docente, além de fomentar a inclusão social em ambiente escolar, compreender as falhas na formação dos professores é essencial para que compreenda e aprimore o processo formativo, tornando-o mais efetivo. Através do estudo de caso, analisamos as matrizes curriculares do curso de licenciatura em ciências biológicas do Instituto Federal Goiano Campus Ceres (Versões 2013-2017), observando como a inclusão social em ambiente escolar está inserida na formação docente. Através desta análise pudemos observar que a primeira matriz curricular do curso, continha uma formação com viés bacharelesca, com poucas evidências de uma licenciatura, com apenas duas disciplinas explícitas que evidenciavam a inclusão durante a formação dos futuros professores, já com a reformulação curricular, realizada em 2017, o curso ganhou novos componentes curriculares que abordam a inclusão escolar de forma efetiva.
id IFES-1_5b4e019fcce7e3fa62ea88c4ae8847a2
oai_identifier_str oai::article/1560
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ESTUDO DE CASO DE UM CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL GOIANOEducação Inclusiva. Formação Docente. Inclusão Social.A formação de professores é fundamental para que se tenha resultados satisfatórios em seu desempenho docente, além de fomentar a inclusão social em ambiente escolar, compreender as falhas na formação dos professores é essencial para que compreenda e aprimore o processo formativo, tornando-o mais efetivo. Através do estudo de caso, analisamos as matrizes curriculares do curso de licenciatura em ciências biológicas do Instituto Federal Goiano Campus Ceres (Versões 2013-2017), observando como a inclusão social em ambiente escolar está inserida na formação docente. Através desta análise pudemos observar que a primeira matriz curricular do curso, continha uma formação com viés bacharelesca, com poucas evidências de uma licenciatura, com apenas duas disciplinas explícitas que evidenciavam a inclusão durante a formação dos futuros professores, já com a reformulação curricular, realizada em 2017, o curso ganhou novos componentes curriculares que abordam a inclusão escolar de forma efetiva.EDIFES2022-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/156010.36524/saladeaula.v11i2.1560Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 11 n. 2 (2022): Percepções em Formação e Inclusão; 34-412316-729710.36524/saladeaula.v11i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1560/920Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares da Silva, José WemersonAlmeida Amorim Gomes, João Victor 2023-09-14T20:02:37Zoai::article/1560Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:56.050910Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ESTUDO DE CASO DE UM CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO
title FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ESTUDO DE CASO DE UM CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO
spellingShingle FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ESTUDO DE CASO DE UM CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO
Soares da Silva, José Wemerson
Educação Inclusiva. Formação Docente. Inclusão Social.
title_short FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ESTUDO DE CASO DE UM CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO
title_full FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ESTUDO DE CASO DE UM CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO
title_fullStr FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ESTUDO DE CASO DE UM CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ESTUDO DE CASO DE UM CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO
title_sort FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ESTUDO DE CASO DE UM CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO
author Soares da Silva, José Wemerson
author_facet Soares da Silva, José Wemerson
Almeida Amorim Gomes, João Victor
author_role author
author2 Almeida Amorim Gomes, João Victor
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares da Silva, José Wemerson
Almeida Amorim Gomes, João Victor
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Inclusiva. Formação Docente. Inclusão Social.
topic Educação Inclusiva. Formação Docente. Inclusão Social.
description A formação de professores é fundamental para que se tenha resultados satisfatórios em seu desempenho docente, além de fomentar a inclusão social em ambiente escolar, compreender as falhas na formação dos professores é essencial para que compreenda e aprimore o processo formativo, tornando-o mais efetivo. Através do estudo de caso, analisamos as matrizes curriculares do curso de licenciatura em ciências biológicas do Instituto Federal Goiano Campus Ceres (Versões 2013-2017), observando como a inclusão social em ambiente escolar está inserida na formação docente. Através desta análise pudemos observar que a primeira matriz curricular do curso, continha uma formação com viés bacharelesca, com poucas evidências de uma licenciatura, com apenas duas disciplinas explícitas que evidenciavam a inclusão durante a formação dos futuros professores, já com a reformulação curricular, realizada em 2017, o curso ganhou novos componentes curriculares que abordam a inclusão escolar de forma efetiva.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1560
10.36524/saladeaula.v11i2.1560
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1560
identifier_str_mv 10.36524/saladeaula.v11i2.1560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1560/920
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 11 n. 2 (2022): Percepções em Formação e Inclusão; 34-41
2316-7297
10.36524/saladeaula.v11i2
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948027038171136