Monotipia: uma investigação técnica e artística
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/3522 |
Resumo: | Dissertação de mest., Comunicação, Cultura e Artes (Estudos da Imagem), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2012 |
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Monotipia: uma investigação técnica e artísticaComunicaçãoImagemArtes gráficasGravurasDesenvolvimentoTécnicasDissertação de mest., Comunicação, Cultura e Artes (Estudos da Imagem), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2012A monotipia, que surgiu no século XVII e pertence à família das gravuras planográficas, é uma gravura única impressa de uma matriz lisa que não tenha sido gravada ou entalhada. A monotipia sempre foi uma forma de arte espontânea, imprevisível e experimental. Por produzir apenas uma gravura por tiragem, seus exemplares tornam-se raros. Esquecida por artistas e historiadores em algumas épocas, a monotipia passou por um emaranhado de classificações, nomenclaturas e definições, as quais são aqui discutidas. Em 1968, a monotipia enraizou-se e tornou-se mais conhecida com uma exposição de 79 monotipias de Edgar Degas no Fogg Art Museum da Universidade de Harvard e chegou à proeminência com a Arte Pop. Esta dissertação investiga também os materiais, métodos e técnicas de monotipia, além dos tipos de impressão, com exemplos de artistas e seus trabalhos. Este trabalho apresenta e discute em maior detalhe o posicionamento histórico de tres artistas plásticos com papéis fulcrais no desenvolvimento das técnicas e na aceitação da monotipia como uma forma de arte. São eles Giovanni Benedetto Castiglione (1609-1664), Edgar Degas (1834-1917), e Carlos Vergara (1941-). Da galeria de obras apresentadas de cada um destes artistas, uma obra foi escolhida para uma reflexão pessoal. O Anexo I é uma revisão da literatura das diferentes definições de monotipia e monogravura, servindo de embasamento para partes da dissertação, enquanto o Anexo II lista alguns eventos e cursos ligados à monotipia. Finalmente, o Anexo III apresenta 25 exemplos de monotipias feitas por diferentes artistas entre os séculos XVIII e XXI.Tavares, MirianBarata, Alexandre AlvesSapientiaShrimpton, Regina Helena2014-02-26T12:51:14Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/3522TID:202209970porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:14:35Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/3522Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:57:03.504596Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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