Monotipia: uma investigação técnica e artística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Shrimpton, Regina Helena
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/3522
Resumo: Dissertação de mest., Comunicação, Cultura e Artes (Estudos da Imagem), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2012
id RCAP_f6aa1cfde721f974e79a08651e969c7a
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/3522
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Monotipia: uma investigação técnica e artísticaComunicaçãoImagemArtes gráficasGravurasDesenvolvimentoTécnicasDissertação de mest., Comunicação, Cultura e Artes (Estudos da Imagem), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2012A monotipia, que surgiu no século XVII e pertence à família das gravuras planográficas, é uma gravura única impressa de uma matriz lisa que não tenha sido gravada ou entalhada. A monotipia sempre foi uma forma de arte espontânea, imprevisível e experimental. Por produzir apenas uma gravura por tiragem, seus exemplares tornam-se raros. Esquecida por artistas e historiadores em algumas épocas, a monotipia passou por um emaranhado de classificações, nomenclaturas e definições, as quais são aqui discutidas. Em 1968, a monotipia enraizou-se e tornou-se mais conhecida com uma exposição de 79 monotipias de Edgar Degas no Fogg Art Museum da Universidade de Harvard e chegou à proeminência com a Arte Pop. Esta dissertação investiga também os materiais, métodos e técnicas de monotipia, além dos tipos de impressão, com exemplos de artistas e seus trabalhos. Este trabalho apresenta e discute em maior detalhe o posicionamento histórico de tres artistas plásticos com papéis fulcrais no desenvolvimento das técnicas e na aceitação da monotipia como uma forma de arte. São eles Giovanni Benedetto Castiglione (1609-1664), Edgar Degas (1834-1917), e Carlos Vergara (1941-). Da galeria de obras apresentadas de cada um destes artistas, uma obra foi escolhida para uma reflexão pessoal. O Anexo I é uma revisão da literatura das diferentes definições de monotipia e monogravura, servindo de embasamento para partes da dissertação, enquanto o Anexo II lista alguns eventos e cursos ligados à monotipia. Finalmente, o Anexo III apresenta 25 exemplos de monotipias feitas por diferentes artistas entre os séculos XVIII e XXI.Tavares, MirianBarata, Alexandre AlvesSapientiaShrimpton, Regina Helena2014-02-26T12:51:14Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/3522TID:202209970porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:14:35Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/3522Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:57:03.504596Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Monotipia: uma investigação técnica e artística
title Monotipia: uma investigação técnica e artística
spellingShingle Monotipia: uma investigação técnica e artística
Shrimpton, Regina Helena
Comunicação
Imagem
Artes gráficas
Gravuras
Desenvolvimento
Técnicas
title_short Monotipia: uma investigação técnica e artística
title_full Monotipia: uma investigação técnica e artística
title_fullStr Monotipia: uma investigação técnica e artística
title_full_unstemmed Monotipia: uma investigação técnica e artística
title_sort Monotipia: uma investigação técnica e artística
author Shrimpton, Regina Helena
author_facet Shrimpton, Regina Helena
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tavares, Mirian
Barata, Alexandre Alves
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Shrimpton, Regina Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Imagem
Artes gráficas
Gravuras
Desenvolvimento
Técnicas
topic Comunicação
Imagem
Artes gráficas
Gravuras
Desenvolvimento
Técnicas
description Dissertação de mest., Comunicação, Cultura e Artes (Estudos da Imagem), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2012
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-02-26T12:51:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/3522
TID:202209970
url http://hdl.handle.net/10400.1/3522
identifier_str_mv TID:202209970
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133179857076224