Quadro interactivo em contexto de Jardim de Infância: aprendizagem no domínio da expressão plástica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Maria Helena Duarte Sobral
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Pinto, Maribel dos Santos Miranda, orient.
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/1858
Resumo: O estudo desta investigação promove a utilização do Quadro Interactivo, em contexto de Jardim de Infância, no domínio da Expressão Plástica. Pretende determinar qual o impacto do Quadro Interactivo no desempenho, motivação, interesse e envolvimento das crianças na utilização desta tecnologia, em alternativa ao computador. O recurso ao Quadro Interactivo pode proporcionar uma maior interactividade, despertar a concentração e promover um maior envolvimento das crianças. Esta investigação consiste num estudo de caso, que pretende descrever como o Quadro Interactivo pode enriquecer as experiências de aprendizagem das crianças, do Jardim de Infância, através do desenho, utilizando o software Tux Paint. Relativamente aos instrumentos de recolha de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas a doze crianças, e a utilização da Escala de Envolvimento da Criança, inserida no Projecto Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias. Os resultados desta pesquisa revelaram ligeiras discrepâncias no envolvimento da criança com o computador e com o Quadro Interactivo. Se aliarmos ao Quadro Interactivo uma aplicação de Expressão Plástica, é possível potenciar uma maior motivação e envolvimento, proporcionando à criança o desenvolvimento de novas experiências de aprendizagem. Os dados recolhidos, durante este estudo, sugerem que o Quadro Interactivo facilita a interactividade entre as crianças contribuindo positivamente no seu desempenho. A pesquisa também sugere, que quando subsiste intenção no docente, em preparar ambientes de qualidade, mediados por esta tecnologia, a criança permanecerá envolvida de forma activa e concentrada na execução das suas actividades. Finalmente são sugeridas algumas recomendações para o desenvolvimento de novos estudos, em contexto de Jardim de Infância, envolvendo a tecnologia do Quadro Interactivo.
id RCAP_f6c094659448d1c07482ff6a3bcc210d
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1858
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Quadro interactivo em contexto de Jardim de Infância: aprendizagem no domínio da expressão plásticaEducação Pré-escolarEnvolvimentoExpressão PlásticaTecnologias de Informação e ComunicaçãoEducaçãoO estudo desta investigação promove a utilização do Quadro Interactivo, em contexto de Jardim de Infância, no domínio da Expressão Plástica. Pretende determinar qual o impacto do Quadro Interactivo no desempenho, motivação, interesse e envolvimento das crianças na utilização desta tecnologia, em alternativa ao computador. O recurso ao Quadro Interactivo pode proporcionar uma maior interactividade, despertar a concentração e promover um maior envolvimento das crianças. Esta investigação consiste num estudo de caso, que pretende descrever como o Quadro Interactivo pode enriquecer as experiências de aprendizagem das crianças, do Jardim de Infância, através do desenho, utilizando o software Tux Paint. Relativamente aos instrumentos de recolha de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas a doze crianças, e a utilização da Escala de Envolvimento da Criança, inserida no Projecto Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias. Os resultados desta pesquisa revelaram ligeiras discrepâncias no envolvimento da criança com o computador e com o Quadro Interactivo. Se aliarmos ao Quadro Interactivo uma aplicação de Expressão Plástica, é possível potenciar uma maior motivação e envolvimento, proporcionando à criança o desenvolvimento de novas experiências de aprendizagem. Os dados recolhidos, durante este estudo, sugerem que o Quadro Interactivo facilita a interactividade entre as crianças contribuindo positivamente no seu desempenho. A pesquisa também sugere, que quando subsiste intenção no docente, em preparar ambientes de qualidade, mediados por esta tecnologia, a criança permanecerá envolvida de forma activa e concentrada na execução das suas actividades. Finalmente são sugeridas algumas recomendações para o desenvolvimento de novos estudos, em contexto de Jardim de Infância, envolvendo a tecnologia do Quadro Interactivo.The study of this research promotes the use of the White Board in the Pre-school Education, in the area of Artistic Expression. It intends to determine which is the impact of the White Board in the performance, motivation, interest and involvement of the children in the use of this technology, as an alternative to the computer. The use of the White Board may provide a bigger interaction, increase the concentration and promote a greater involvement of the children. This research consists of a case study, which intends to describe how the White Board can enrich the experiences of the Pre-school Education‘s learning processes, through the drawing, using the software Tux Paint. In which concerns to the data gathering tools, interviews were made to 12 children and it was used the Scale of the Involvement of the Child, included in the Project Developing the Quality in Partnerships. The results of this survey revealed small differences in the involvement of the child with the computer and with the White Board. If we join the White Board an application of Artistic Expression, it‘s possible to create a greater motivation and involvement, providing the child the development de new learning experiences. The collected date, during this study, suggest that the White Board turns easier the interaction among children contributing positively to their performance. The survey also suggests, that when the intention of the teacher to prepare quality atmospheres continues, using this technology, the child will be involved in an active and concentrated way in their activities performance. Finally, some suggestions are made to the development of new studies, in the context of Pre-school Education, involving the technology of the White Board.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuRodrigues, Maria Helena Duarte SobralPinto, Maribel dos Santos Miranda, orient.2013-10-16T13:54:30Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/1858porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:09Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1858Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:09.511568Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Quadro interactivo em contexto de Jardim de Infância: aprendizagem no domínio da expressão plástica
title Quadro interactivo em contexto de Jardim de Infância: aprendizagem no domínio da expressão plástica
spellingShingle Quadro interactivo em contexto de Jardim de Infância: aprendizagem no domínio da expressão plástica
Rodrigues, Maria Helena Duarte Sobral
Educação Pré-escolar
Envolvimento
Expressão Plástica
Tecnologias de Informação e Comunicação
Educação
title_short Quadro interactivo em contexto de Jardim de Infância: aprendizagem no domínio da expressão plástica
title_full Quadro interactivo em contexto de Jardim de Infância: aprendizagem no domínio da expressão plástica
title_fullStr Quadro interactivo em contexto de Jardim de Infância: aprendizagem no domínio da expressão plástica
title_full_unstemmed Quadro interactivo em contexto de Jardim de Infância: aprendizagem no domínio da expressão plástica
title_sort Quadro interactivo em contexto de Jardim de Infância: aprendizagem no domínio da expressão plástica
author Rodrigues, Maria Helena Duarte Sobral
author_facet Rodrigues, Maria Helena Duarte Sobral
Pinto, Maribel dos Santos Miranda, orient.
author_role author
author2 Pinto, Maribel dos Santos Miranda, orient.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Maria Helena Duarte Sobral
Pinto, Maribel dos Santos Miranda, orient.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-escolar
Envolvimento
Expressão Plástica
Tecnologias de Informação e Comunicação
Educação
topic Educação Pré-escolar
Envolvimento
Expressão Plástica
Tecnologias de Informação e Comunicação
Educação
description O estudo desta investigação promove a utilização do Quadro Interactivo, em contexto de Jardim de Infância, no domínio da Expressão Plástica. Pretende determinar qual o impacto do Quadro Interactivo no desempenho, motivação, interesse e envolvimento das crianças na utilização desta tecnologia, em alternativa ao computador. O recurso ao Quadro Interactivo pode proporcionar uma maior interactividade, despertar a concentração e promover um maior envolvimento das crianças. Esta investigação consiste num estudo de caso, que pretende descrever como o Quadro Interactivo pode enriquecer as experiências de aprendizagem das crianças, do Jardim de Infância, através do desenho, utilizando o software Tux Paint. Relativamente aos instrumentos de recolha de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas a doze crianças, e a utilização da Escala de Envolvimento da Criança, inserida no Projecto Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias. Os resultados desta pesquisa revelaram ligeiras discrepâncias no envolvimento da criança com o computador e com o Quadro Interactivo. Se aliarmos ao Quadro Interactivo uma aplicação de Expressão Plástica, é possível potenciar uma maior motivação e envolvimento, proporcionando à criança o desenvolvimento de novas experiências de aprendizagem. Os dados recolhidos, durante este estudo, sugerem que o Quadro Interactivo facilita a interactividade entre as crianças contribuindo positivamente no seu desempenho. A pesquisa também sugere, que quando subsiste intenção no docente, em preparar ambientes de qualidade, mediados por esta tecnologia, a criança permanecerá envolvida de forma activa e concentrada na execução das suas actividades. Finalmente são sugeridas algumas recomendações para o desenvolvimento de novos estudos, em contexto de Jardim de Infância, envolvendo a tecnologia do Quadro Interactivo.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2013-10-16T13:54:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/1858
url http://hdl.handle.net/10400.19/1858
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130876474294272