Boas práticas para a promoção de uma plataforma de objetos de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/5718 |
Resumo: | Esta investigação insere-se na área da Aprendizagem Suportada por Tecnologia (Technology Enhanced Learning -TEL) e tem como base de estudo a plataforma VemAprender definida sobre o sistema Bolsa de Objetos de Aprendizagem. Apesar de não divulgada extensivamente ao público em geral, a utilização da plataforma colaborativa pela sua comunidade de utilizadores tem vindo a reduzir ao longo do tempo, pelo que importa saber até que ponto o sistema oferece - ou não - as características ideais e desejadas pelos utilizadores por forma à sua adoção / continuidade de utilização. A metodologia utilizada para analisar a situação descrita é o Estudo de Caso. Para compreender problemas subjacentes e responder a questões relacionadas com as características e estratégias em torno de sistemas semelhantes, procede-se à análise de diversas plataformas de objetos de aprendizagem, identificando-se características e práticas comuns. Na sequência desta análise define-se um conjunto de diretrizes para boas práticas a aplicar a este tipo de plataformas. Com base nas diretrizes identificadas, define-se um plano de ação para o VemAprender e realiza-se uma das ações na forma de experiência de utilização com um grupo de utilizadores por forma a aferir o impacto da mesma. Afere-se que, de forma geral e através da aplicação das diretrizes identificadas, o VemAprender pode ser melhorado em diversos aspetos. A experiência de utilização revela-se vantajosa ao prover uma melhoria global ao sistema e, portanto, à sua adoção e utilização futuras. |
id |
RCAP_f6d149ece99bbb621ac6483053aae720 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/5718 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Boas práticas para a promoção de uma plataforma de objetos de aprendizagemPlataformas digitaisAprendizagemObjetos de aprendizagemBoas práticasTecnologia da informação e comunicaçãoLearning objectsTechnology enhanced learningInformation systems adoptionGood practicesCollaborative platformsEsta investigação insere-se na área da Aprendizagem Suportada por Tecnologia (Technology Enhanced Learning -TEL) e tem como base de estudo a plataforma VemAprender definida sobre o sistema Bolsa de Objetos de Aprendizagem. Apesar de não divulgada extensivamente ao público em geral, a utilização da plataforma colaborativa pela sua comunidade de utilizadores tem vindo a reduzir ao longo do tempo, pelo que importa saber até que ponto o sistema oferece - ou não - as características ideais e desejadas pelos utilizadores por forma à sua adoção / continuidade de utilização. A metodologia utilizada para analisar a situação descrita é o Estudo de Caso. Para compreender problemas subjacentes e responder a questões relacionadas com as características e estratégias em torno de sistemas semelhantes, procede-se à análise de diversas plataformas de objetos de aprendizagem, identificando-se características e práticas comuns. Na sequência desta análise define-se um conjunto de diretrizes para boas práticas a aplicar a este tipo de plataformas. Com base nas diretrizes identificadas, define-se um plano de ação para o VemAprender e realiza-se uma das ações na forma de experiência de utilização com um grupo de utilizadores por forma a aferir o impacto da mesma. Afere-se que, de forma geral e através da aplicação das diretrizes identificadas, o VemAprender pode ser melhorado em diversos aspetos. A experiência de utilização revela-se vantajosa ao prover uma melhoria global ao sistema e, portanto, à sua adoção e utilização futuras.This research is within the area of Technology Enhanced Learning (TEL) and has the platform VemAprender as its base of study, set on the system Bolsa de Objetos de Aprendizagem. Although not extensively disseminated to the public in general, the use of this collaborative platform by its user community has been reducing over time, so it is important to know to what extent the system offers - or not - the ideal and desired characteristics by users in order to its adoption / continuity of use. The methodology used to analyze the situation described is the Case Study. To understand the underlying issues and answer questions related to the characteristics and strategies in similar systems, it is made an analysis of several platforms of learning objects, identifying characteristics and common practices. Following this analysis, it is defined a set of guidelines of good practices to be applied to this type of platforms. Based on the guidelines identified, it is defined a plan of action for the VemAprender and one of the actions is carried through an experience of use with a group of users in order to assess its impact. It is concluded that, in general and by applying the guidelines identified, the VemAprender can be improved in several aspects. The user experience proves to be advantageous to provide an overall improvement to the system and, thus, to its adoption and use future.Silva, Alberto Manuel Rodrigues daRepositório AbertoMarques, João Carlos Ramos2016-11-14T11:21:27Z2016-09-162016-11-142016-09-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/5718TID:201542889porMarques, João Carlos Ramos - Boas práticas para a promoção de uma plataforma de objetos de aprendizagem [Em linha]. [S.l.] : [s.n.], 2016. 127 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-24T01:45:58Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/5718Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:46:26.359853Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Boas práticas para a promoção de uma plataforma de objetos de aprendizagem |
title |
Boas práticas para a promoção de uma plataforma de objetos de aprendizagem |
spellingShingle |
Boas práticas para a promoção de uma plataforma de objetos de aprendizagem Marques, João Carlos Ramos Plataformas digitais Aprendizagem Objetos de aprendizagem Boas práticas Tecnologia da informação e comunicação Learning objects Technology enhanced learning Information systems adoption Good practices Collaborative platforms |
title_short |
Boas práticas para a promoção de uma plataforma de objetos de aprendizagem |
title_full |
Boas práticas para a promoção de uma plataforma de objetos de aprendizagem |
title_fullStr |
Boas práticas para a promoção de uma plataforma de objetos de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Boas práticas para a promoção de uma plataforma de objetos de aprendizagem |
title_sort |
Boas práticas para a promoção de uma plataforma de objetos de aprendizagem |
author |
Marques, João Carlos Ramos |
author_facet |
Marques, João Carlos Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Alberto Manuel Rodrigues da Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, João Carlos Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Plataformas digitais Aprendizagem Objetos de aprendizagem Boas práticas Tecnologia da informação e comunicação Learning objects Technology enhanced learning Information systems adoption Good practices Collaborative platforms |
topic |
Plataformas digitais Aprendizagem Objetos de aprendizagem Boas práticas Tecnologia da informação e comunicação Learning objects Technology enhanced learning Information systems adoption Good practices Collaborative platforms |
description |
Esta investigação insere-se na área da Aprendizagem Suportada por Tecnologia (Technology Enhanced Learning -TEL) e tem como base de estudo a plataforma VemAprender definida sobre o sistema Bolsa de Objetos de Aprendizagem. Apesar de não divulgada extensivamente ao público em geral, a utilização da plataforma colaborativa pela sua comunidade de utilizadores tem vindo a reduzir ao longo do tempo, pelo que importa saber até que ponto o sistema oferece - ou não - as características ideais e desejadas pelos utilizadores por forma à sua adoção / continuidade de utilização. A metodologia utilizada para analisar a situação descrita é o Estudo de Caso. Para compreender problemas subjacentes e responder a questões relacionadas com as características e estratégias em torno de sistemas semelhantes, procede-se à análise de diversas plataformas de objetos de aprendizagem, identificando-se características e práticas comuns. Na sequência desta análise define-se um conjunto de diretrizes para boas práticas a aplicar a este tipo de plataformas. Com base nas diretrizes identificadas, define-se um plano de ação para o VemAprender e realiza-se uma das ações na forma de experiência de utilização com um grupo de utilizadores por forma a aferir o impacto da mesma. Afere-se que, de forma geral e através da aplicação das diretrizes identificadas, o VemAprender pode ser melhorado em diversos aspetos. A experiência de utilização revela-se vantajosa ao prover uma melhoria global ao sistema e, portanto, à sua adoção e utilização futuras. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-14T11:21:27Z 2016-09-16 2016-11-14 2016-09-16T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/5718 TID:201542889 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/5718 |
identifier_str_mv |
TID:201542889 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Marques, João Carlos Ramos - Boas práticas para a promoção de uma plataforma de objetos de aprendizagem [Em linha]. [S.l.] : [s.n.], 2016. 127 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135039521292288 |