Boas práticas para a promoção de uma plataforma de objetos de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, João Carlos Ramos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/5718
Resumo: Esta investigação insere-se na área da Aprendizagem Suportada por Tecnologia (Technology Enhanced Learning -TEL) e tem como base de estudo a plataforma VemAprender definida sobre o sistema Bolsa de Objetos de Aprendizagem. Apesar de não divulgada extensivamente ao público em geral, a utilização da plataforma colaborativa pela sua comunidade de utilizadores tem vindo a reduzir ao longo do tempo, pelo que importa saber até que ponto o sistema oferece - ou não - as características ideais e desejadas pelos utilizadores por forma à sua adoção / continuidade de utilização. A metodologia utilizada para analisar a situação descrita é o Estudo de Caso. Para compreender problemas subjacentes e responder a questões relacionadas com as características e estratégias em torno de sistemas semelhantes, procede-se à análise de diversas plataformas de objetos de aprendizagem, identificando-se características e práticas comuns. Na sequência desta análise define-se um conjunto de diretrizes para boas práticas a aplicar a este tipo de plataformas. Com base nas diretrizes identificadas, define-se um plano de ação para o VemAprender e realiza-se uma das ações na forma de experiência de utilização com um grupo de utilizadores por forma a aferir o impacto da mesma. Afere-se que, de forma geral e através da aplicação das diretrizes identificadas, o VemAprender pode ser melhorado em diversos aspetos. A experiência de utilização revela-se vantajosa ao prover uma melhoria global ao sistema e, portanto, à sua adoção e utilização futuras.
id RCAP_f6d149ece99bbb621ac6483053aae720
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/5718
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Boas práticas para a promoção de uma plataforma de objetos de aprendizagemPlataformas digitaisAprendizagemObjetos de aprendizagemBoas práticasTecnologia da informação e comunicaçãoLearning objectsTechnology enhanced learningInformation systems adoptionGood practicesCollaborative platformsEsta investigação insere-se na área da Aprendizagem Suportada por Tecnologia (Technology Enhanced Learning -TEL) e tem como base de estudo a plataforma VemAprender definida sobre o sistema Bolsa de Objetos de Aprendizagem. Apesar de não divulgada extensivamente ao público em geral, a utilização da plataforma colaborativa pela sua comunidade de utilizadores tem vindo a reduzir ao longo do tempo, pelo que importa saber até que ponto o sistema oferece - ou não - as características ideais e desejadas pelos utilizadores por forma à sua adoção / continuidade de utilização. A metodologia utilizada para analisar a situação descrita é o Estudo de Caso. Para compreender problemas subjacentes e responder a questões relacionadas com as características e estratégias em torno de sistemas semelhantes, procede-se à análise de diversas plataformas de objetos de aprendizagem, identificando-se características e práticas comuns. Na sequência desta análise define-se um conjunto de diretrizes para boas práticas a aplicar a este tipo de plataformas. Com base nas diretrizes identificadas, define-se um plano de ação para o VemAprender e realiza-se uma das ações na forma de experiência de utilização com um grupo de utilizadores por forma a aferir o impacto da mesma. Afere-se que, de forma geral e através da aplicação das diretrizes identificadas, o VemAprender pode ser melhorado em diversos aspetos. A experiência de utilização revela-se vantajosa ao prover uma melhoria global ao sistema e, portanto, à sua adoção e utilização futuras.This research is within the area of Technology Enhanced Learning (TEL) and has the platform VemAprender as its base of study, set on the system Bolsa de Objetos de Aprendizagem. Although not extensively disseminated to the public in general, the use of this collaborative platform by its user community has been reducing over time, so it is important to know to what extent the system offers - or not - the ideal and desired characteristics by users in order to its adoption / continuity of use. The methodology used to analyze the situation described is the Case Study. To understand the underlying issues and answer questions related to the characteristics and strategies in similar systems, it is made an analysis of several platforms of learning objects, identifying characteristics and common practices. Following this analysis, it is defined a set of guidelines of good practices to be applied to this type of platforms. Based on the guidelines identified, it is defined a plan of action for the VemAprender and one of the actions is carried through an experience of use with a group of users in order to assess its impact. It is concluded that, in general and by applying the guidelines identified, the VemAprender can be improved in several aspects. The user experience proves to be advantageous to provide an overall improvement to the system and, thus, to its adoption and use future.Silva, Alberto Manuel Rodrigues daRepositório AbertoMarques, João Carlos Ramos2016-11-14T11:21:27Z2016-09-162016-11-142016-09-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/5718TID:201542889porMarques, João Carlos Ramos - Boas práticas para a promoção de uma plataforma de objetos de aprendizagem [Em linha]. [S.l.] : [s.n.], 2016. 127 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-24T01:45:58Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/5718Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:46:26.359853Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Boas práticas para a promoção de uma plataforma de objetos de aprendizagem
title Boas práticas para a promoção de uma plataforma de objetos de aprendizagem
spellingShingle Boas práticas para a promoção de uma plataforma de objetos de aprendizagem
Marques, João Carlos Ramos
Plataformas digitais
Aprendizagem
Objetos de aprendizagem
Boas práticas
Tecnologia da informação e comunicação
Learning objects
Technology enhanced learning
Information systems adoption
Good practices
Collaborative platforms
title_short Boas práticas para a promoção de uma plataforma de objetos de aprendizagem
title_full Boas práticas para a promoção de uma plataforma de objetos de aprendizagem
title_fullStr Boas práticas para a promoção de uma plataforma de objetos de aprendizagem
title_full_unstemmed Boas práticas para a promoção de uma plataforma de objetos de aprendizagem
title_sort Boas práticas para a promoção de uma plataforma de objetos de aprendizagem
author Marques, João Carlos Ramos
author_facet Marques, João Carlos Ramos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Alberto Manuel Rodrigues da
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, João Carlos Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Plataformas digitais
Aprendizagem
Objetos de aprendizagem
Boas práticas
Tecnologia da informação e comunicação
Learning objects
Technology enhanced learning
Information systems adoption
Good practices
Collaborative platforms
topic Plataformas digitais
Aprendizagem
Objetos de aprendizagem
Boas práticas
Tecnologia da informação e comunicação
Learning objects
Technology enhanced learning
Information systems adoption
Good practices
Collaborative platforms
description Esta investigação insere-se na área da Aprendizagem Suportada por Tecnologia (Technology Enhanced Learning -TEL) e tem como base de estudo a plataforma VemAprender definida sobre o sistema Bolsa de Objetos de Aprendizagem. Apesar de não divulgada extensivamente ao público em geral, a utilização da plataforma colaborativa pela sua comunidade de utilizadores tem vindo a reduzir ao longo do tempo, pelo que importa saber até que ponto o sistema oferece - ou não - as características ideais e desejadas pelos utilizadores por forma à sua adoção / continuidade de utilização. A metodologia utilizada para analisar a situação descrita é o Estudo de Caso. Para compreender problemas subjacentes e responder a questões relacionadas com as características e estratégias em torno de sistemas semelhantes, procede-se à análise de diversas plataformas de objetos de aprendizagem, identificando-se características e práticas comuns. Na sequência desta análise define-se um conjunto de diretrizes para boas práticas a aplicar a este tipo de plataformas. Com base nas diretrizes identificadas, define-se um plano de ação para o VemAprender e realiza-se uma das ações na forma de experiência de utilização com um grupo de utilizadores por forma a aferir o impacto da mesma. Afere-se que, de forma geral e através da aplicação das diretrizes identificadas, o VemAprender pode ser melhorado em diversos aspetos. A experiência de utilização revela-se vantajosa ao prover uma melhoria global ao sistema e, portanto, à sua adoção e utilização futuras.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-14T11:21:27Z
2016-09-16
2016-11-14
2016-09-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/5718
TID:201542889
url http://hdl.handle.net/10400.2/5718
identifier_str_mv TID:201542889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Marques, João Carlos Ramos - Boas práticas para a promoção de uma plataforma de objetos de aprendizagem [Em linha]. [S.l.] : [s.n.], 2016. 127 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135039521292288