Cuidar da criança e sua família em situação de doença aguda :
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/50850 |
Resumo: | Cuidar da criança e família em situação de vulnerabilidade, como é exemplo o confronto com a doença aguda, demanda uma profunda sensibilidade por parte do enfermeiro, que se repercute na prestação de cuidados humanizados e holísticos, na qual a gestão de emoções se imprime como intervenção major de enfermagem. Para que esta prestação de cuidados seja sublime é imperativo uma intervenção não traumática, centrada na criança-família, onde a parceria, a proximidade e a abordagem afetiva e emocionalmente sensível, são basilares na atuação do enfermeiro. O processo de cuidar, à luz de Jean Watson, enlaça um conjunto de valores altruístas e humanísticos como a bondade, a empatia, a preocupação e o amor pelo outro, construído sobre uma ética contínua, epistémica e ontológica, com uma visão unitária. A construção da relação criança-família-enfermeiro tem lugar cativo no pódio da enfermagem pediátrica, uma vez que é pré-requisito de uma transição saudável e adaptação a este novo estado de doença, ainda que seja temporário. O presente relatório pretende descrever o percurso formativo traçado, numa visão crítica e reflexiva, apresentando os objetivos e atividades desenvolvidas nos estágios clínicos, almejando a aquisição de competências de Mestre na Área de Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria. A abordagem metodológica adotada para este relatório regeu-se pela aprendizagem experiencial, pela prática reflexiva, escoltada pelo raciocínio clínico, pensamento crítico, julgamento clínico e por um manancial de conhecimentos da praxis, suportados pela evidência científica. A enfermagem, ao reconhecer o cuidado emocional como seu, alcança o pináculo da disciplina, na sua plenitude. Ousar o encontro emocional com a criança-família, em situação de doença, através do reconhecimento e identificação de sentimentos e emoções, da escuta ativa, do suporte e da total compreensão com o Outro, apazigua-lhes o sofrimento, traduzindo-se no atenuar da excessiva emocionalidade negativa acoplada, transformando-a positivamente. |
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Cuidar da criança e sua família em situação de doença aguda :Intervenção de enfermagem na gestão emocionalEnfermagem pediátricaFamíliaCriançaDoença agudaEmoçõesCuidar da criança e família em situação de vulnerabilidade, como é exemplo o confronto com a doença aguda, demanda uma profunda sensibilidade por parte do enfermeiro, que se repercute na prestação de cuidados humanizados e holísticos, na qual a gestão de emoções se imprime como intervenção major de enfermagem. Para que esta prestação de cuidados seja sublime é imperativo uma intervenção não traumática, centrada na criança-família, onde a parceria, a proximidade e a abordagem afetiva e emocionalmente sensível, são basilares na atuação do enfermeiro. O processo de cuidar, à luz de Jean Watson, enlaça um conjunto de valores altruístas e humanísticos como a bondade, a empatia, a preocupação e o amor pelo outro, construído sobre uma ética contínua, epistémica e ontológica, com uma visão unitária. A construção da relação criança-família-enfermeiro tem lugar cativo no pódio da enfermagem pediátrica, uma vez que é pré-requisito de uma transição saudável e adaptação a este novo estado de doença, ainda que seja temporário. O presente relatório pretende descrever o percurso formativo traçado, numa visão crítica e reflexiva, apresentando os objetivos e atividades desenvolvidas nos estágios clínicos, almejando a aquisição de competências de Mestre na Área de Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria. A abordagem metodológica adotada para este relatório regeu-se pela aprendizagem experiencial, pela prática reflexiva, escoltada pelo raciocínio clínico, pensamento crítico, julgamento clínico e por um manancial de conhecimentos da praxis, suportados pela evidência científica. A enfermagem, ao reconhecer o cuidado emocional como seu, alcança o pináculo da disciplina, na sua plenitude. Ousar o encontro emocional com a criança-família, em situação de doença, através do reconhecimento e identificação de sentimentos e emoções, da escuta ativa, do suporte e da total compreensão com o Outro, apazigua-lhes o sofrimento, traduzindo-se no atenuar da excessiva emocionalidade negativa acoplada, transformando-a positivamente.Caring for children and families in vulnerable situations, such as dealing with acute illness, demands a profound sensitivity from nurses. This sensitivity resonates in providing humanized and holistic care, where managing emotions becomes a major nursing intervention. For this care to be sublime, a non-traumatic intervention centered on the child and family is imperative, emphasizing partnership, closeness, and an emotionally sensitive approach in the nurse's practice. The caregiving process, considering Jean Watson's theory, encompasses a set of altruistic and humanistic values such as kindness, empathy, concern, and love for others, built upon a continuous ethic and an integrated vision. Building the child-family-nurse relationship takes a significant place in pediatric nursing, serving as a prerequisite for a healthy transition and adaptation to this new state of illness, albeit temporary. This report aims to describe the educational journey undertaken in a critical and reflective manner, presenting the objectives and activities carried out during clinical internships, aspiring to acquire Master's-level competencies in the Specialization Area of Child Health and Pediatrics Nursing. The methodological approach adopted for this report was guided by experiential learning, reflective practice, accompanied by clinical reasoning, critical thinking, clinical judgment, and a wealth of practical knowledge supported by scientific evidence. Nursing, by acknowledging emotional care as its own, reaches the pinnacle of the discipline in its entirety. Daring to engage emotionally with the child-family unit facing illness, through recognizing and identifying feelings and emotions, active listening, support, and full understanding of the Other, alleviates their suffering, translating into a reduction of excessive negative emotional burden, transforming it positively.Diogo, Paula Manuela JorgeRepositório ComumFrias, Francisca Figueiredo Teixeira da Silva2024-05-17T16:06:40Z20242024-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/50850TID:203599519porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-23T10:37:55Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/50850Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-23T10:37:55Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Cuidar da criança e família em situação de vulnerabilidade, como é exemplo o confronto com a doença aguda, demanda uma profunda sensibilidade por parte do enfermeiro, que se repercute na prestação de cuidados humanizados e holísticos, na qual a gestão de emoções se imprime como intervenção major de enfermagem. Para que esta prestação de cuidados seja sublime é imperativo uma intervenção não traumática, centrada na criança-família, onde a parceria, a proximidade e a abordagem afetiva e emocionalmente sensível, são basilares na atuação do enfermeiro. O processo de cuidar, à luz de Jean Watson, enlaça um conjunto de valores altruístas e humanísticos como a bondade, a empatia, a preocupação e o amor pelo outro, construído sobre uma ética contínua, epistémica e ontológica, com uma visão unitária. A construção da relação criança-família-enfermeiro tem lugar cativo no pódio da enfermagem pediátrica, uma vez que é pré-requisito de uma transição saudável e adaptação a este novo estado de doença, ainda que seja temporário. O presente relatório pretende descrever o percurso formativo traçado, numa visão crítica e reflexiva, apresentando os objetivos e atividades desenvolvidas nos estágios clínicos, almejando a aquisição de competências de Mestre na Área de Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria. A abordagem metodológica adotada para este relatório regeu-se pela aprendizagem experiencial, pela prática reflexiva, escoltada pelo raciocínio clínico, pensamento crítico, julgamento clínico e por um manancial de conhecimentos da praxis, suportados pela evidência científica. A enfermagem, ao reconhecer o cuidado emocional como seu, alcança o pináculo da disciplina, na sua plenitude. Ousar o encontro emocional com a criança-família, em situação de doença, através do reconhecimento e identificação de sentimentos e emoções, da escuta ativa, do suporte e da total compreensão com o Outro, apazigua-lhes o sofrimento, traduzindo-se no atenuar da excessiva emocionalidade negativa acoplada, transformando-a positivamente. |
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