Auto-avaliação de escolas: contributo para a construção de um instrumento: a dimensão projecto educativo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/25950 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra |
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Auto-avaliação de escolas: contributo para a construção de um instrumento: a dimensão projecto educativoAuto-avaliação de EscolasAutonomiaInstrumento de AvaliaçãoProjecto EducativoDissertação de mestrado integrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de CoimbraA Auto-Avaliação de Escolas é uma temática em expansão em Portugal, com vista, também, ao estabelecimento de contratos de Autonomia. Contudo, são, ainda, escassos ou pouco abrangentes, os instrumentos que permitem este tipo de processos nas Escolas. Desta forma, dada a importância e a inexistência de instrumentos que abarquem a totalidade de critérios definidos no referencial adoptado, estabeleceu-se como objectivo específico a construção de instrumentos de avaliação de escolas, que cumpram as idiossincrasias de todos os critérios de avaliação de um estabelecimento de ensino, do qual se constituíram quatro versões (docentes, alunos, pessoal não-docente e pais/encarregados de educação), sendo que o nosso contributo remete, apenas, para a dimensão análise do Projecto Educativo de Agrupamento/Escola. De referir que várias limitações foram identificadas no prosseguimento deste trabalho. Neste sentido, os resultados remtem para as versões preliminares. Todavia, este é um processo ao qual deverá ser dado continuidade, com vista à sua fidelização, para posterior administração.The Self-Assessment of schools is an issue in expansion in Portugal, in view of the establishment of contracts for Autonomy. However, are still scarce and restricted the comprehensive tools that enable this type of process in schools. Thus, given the importance and the lack of instruments that cover all of the parameters set out in the adopted reference, we defined the following objective: the construction of assessment tools for schools, responding to the idiosyncrasies of all the school’s evaluation parameters, from which was formed four versions (teachers, students, non-teaching staff and parents / responsible for education), and our contribution refers, only, to the analysis of the Educational Project of Group / School. It should be noted that, several constraints have been identified in this work. However, this is a process, still in primary stage, which should be continued, in way of its validation, for subsequent administration.2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/25950http://hdl.handle.net/10316/25950porFarinha, Susana Inês Lagesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/25950Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:33.256999Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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