Nem eu sem tu, nem tu sem eu: transformação de jovens pela ação educativa simultânea com a restauração do património cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Jandilma Medeiros de França
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/2885
Resumo: Este trabalho é um estudo sobre a qualificação profissional em restauração de bens culturais através de uma proposta de educação transformadora desenvolvida com jovens excluídos, por uma escola não convencional localizada em João Pessoa, Paraíba, Brasil. A investigação foi desenvolvida com ex-alunos, professores e técnicos que atuaram na referida escola no período de 2003 a 2009, recorte temporal selecionado. O interesse pelo tema decorreu do fato de a autora ser restauradora e conhecer as dificuldades para a formação desses profissionais no Brasil. O problema de investigação foi conhecer quais foram os resultados das práticas educacionais desenvolvidas pela oficina-escola quanto à formação profissional e à formação do indivíduo. Evidenciou-se o percurso metodológico desenvolvido: a fundamentação teórica; o contexto socioeconômico dos ex-alunos e suas perspectivas de vida; a análise de algumas falas dos entrevistados, nas quais se podem constatar as efetivas mudanças de vida e formação profissional adquirida. Para o embasamento teórico, recorreu-se aos autores Demo, Duarte, Freire, Giddens, Halbwachs, Laville & Dionne, Minayo, Perrenoud, Teodoro e Yin, dentre outros. A falta de oportunidades fez com que a maioria desses adolescentes se dedicasse ao aprendizado com o objetivo de adquirirem uma profissão, possivelmente a única possibilidade para se qualificarem e conseguirem um trabalho que lhes garantisse a sobrevivência.
id RCAP_f6f6e2f58b74d2d9037b4e1ee7654135
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/2885
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Nem eu sem tu, nem tu sem eu: transformação de jovens pela ação educativa simultânea com a restauração do património culturalEDUCAÇÃORESTAUROQUALIFICAÇÃO PROFISSIONALJOVENSINCLUSÃO SOCIALFORMAÇÃO DE JOVENSBRASILMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCATIONRESTORATIONPROFESSIONAL QUALIFICATIONYOUNG PEOPLESOCIAL INCLUSIONYOUNG PEOPLE TRAININGBRAZILEste trabalho é um estudo sobre a qualificação profissional em restauração de bens culturais através de uma proposta de educação transformadora desenvolvida com jovens excluídos, por uma escola não convencional localizada em João Pessoa, Paraíba, Brasil. A investigação foi desenvolvida com ex-alunos, professores e técnicos que atuaram na referida escola no período de 2003 a 2009, recorte temporal selecionado. O interesse pelo tema decorreu do fato de a autora ser restauradora e conhecer as dificuldades para a formação desses profissionais no Brasil. O problema de investigação foi conhecer quais foram os resultados das práticas educacionais desenvolvidas pela oficina-escola quanto à formação profissional e à formação do indivíduo. Evidenciou-se o percurso metodológico desenvolvido: a fundamentação teórica; o contexto socioeconômico dos ex-alunos e suas perspectivas de vida; a análise de algumas falas dos entrevistados, nas quais se podem constatar as efetivas mudanças de vida e formação profissional adquirida. Para o embasamento teórico, recorreu-se aos autores Demo, Duarte, Freire, Giddens, Halbwachs, Laville & Dionne, Minayo, Perrenoud, Teodoro e Yin, dentre outros. A falta de oportunidades fez com que a maioria desses adolescentes se dedicasse ao aprendizado com o objetivo de adquirirem uma profissão, possivelmente a única possibilidade para se qualificarem e conseguirem um trabalho que lhes garantisse a sobrevivência.This work is a study about the professional qualification in restoration of cultural property through a proposal of transforming education developed by excluded young people, by an unconventional school located in Joao Pessoa-Paraiba-Brazil. The investigation was developed with former students, teachers and technicians that actuated on the mentioned school from 2003 to 2009, time selected. The interest on the theme originated from the fact that the authress is a restorer and she knows the difficulties for the professional training in Brazil. The problem of the research was to know what were the results of the educational practices developed by the workshop-school about the professional training and about the individual training. The methodological course developed was demonstrated: theoretical basis; social-economic context of the former students and their life perspective; the analysis of some words of the interviewers, in which were evidenced effective life changes and professional training acquired. To the theoretical basis it was requested to the authors Demo, Duarte, Freire, Giddens, Halbwachs, Laville & Dionne, Minayo, Perrenoud, Teodoro and Yin, among others. The lack of opportunities made the majority of these young people become dedicated to the learning with the purpose to acquire a profession, the only possibility to become qualified and able to get a job that guarantee their survival.2012-10-11T18:59:29Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/2885porPereira, Jandilma Medeiros de Françainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:04:42Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/2885Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:39.723918Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Nem eu sem tu, nem tu sem eu: transformação de jovens pela ação educativa simultânea com a restauração do património cultural
title Nem eu sem tu, nem tu sem eu: transformação de jovens pela ação educativa simultânea com a restauração do património cultural
spellingShingle Nem eu sem tu, nem tu sem eu: transformação de jovens pela ação educativa simultânea com a restauração do património cultural
Pereira, Jandilma Medeiros de França
EDUCAÇÃO
RESTAURO
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
JOVENS
INCLUSÃO SOCIAL
FORMAÇÃO DE JOVENS
BRASIL
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
RESTORATION
PROFESSIONAL QUALIFICATION
YOUNG PEOPLE
SOCIAL INCLUSION
YOUNG PEOPLE TRAINING
BRAZIL
title_short Nem eu sem tu, nem tu sem eu: transformação de jovens pela ação educativa simultânea com a restauração do património cultural
title_full Nem eu sem tu, nem tu sem eu: transformação de jovens pela ação educativa simultânea com a restauração do património cultural
title_fullStr Nem eu sem tu, nem tu sem eu: transformação de jovens pela ação educativa simultânea com a restauração do património cultural
title_full_unstemmed Nem eu sem tu, nem tu sem eu: transformação de jovens pela ação educativa simultânea com a restauração do património cultural
title_sort Nem eu sem tu, nem tu sem eu: transformação de jovens pela ação educativa simultânea com a restauração do património cultural
author Pereira, Jandilma Medeiros de França
author_facet Pereira, Jandilma Medeiros de França
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Jandilma Medeiros de França
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
RESTAURO
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
JOVENS
INCLUSÃO SOCIAL
FORMAÇÃO DE JOVENS
BRASIL
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
RESTORATION
PROFESSIONAL QUALIFICATION
YOUNG PEOPLE
SOCIAL INCLUSION
YOUNG PEOPLE TRAINING
BRAZIL
topic EDUCAÇÃO
RESTAURO
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
JOVENS
INCLUSÃO SOCIAL
FORMAÇÃO DE JOVENS
BRASIL
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
RESTORATION
PROFESSIONAL QUALIFICATION
YOUNG PEOPLE
SOCIAL INCLUSION
YOUNG PEOPLE TRAINING
BRAZIL
description Este trabalho é um estudo sobre a qualificação profissional em restauração de bens culturais através de uma proposta de educação transformadora desenvolvida com jovens excluídos, por uma escola não convencional localizada em João Pessoa, Paraíba, Brasil. A investigação foi desenvolvida com ex-alunos, professores e técnicos que atuaram na referida escola no período de 2003 a 2009, recorte temporal selecionado. O interesse pelo tema decorreu do fato de a autora ser restauradora e conhecer as dificuldades para a formação desses profissionais no Brasil. O problema de investigação foi conhecer quais foram os resultados das práticas educacionais desenvolvidas pela oficina-escola quanto à formação profissional e à formação do indivíduo. Evidenciou-se o percurso metodológico desenvolvido: a fundamentação teórica; o contexto socioeconômico dos ex-alunos e suas perspectivas de vida; a análise de algumas falas dos entrevistados, nas quais se podem constatar as efetivas mudanças de vida e formação profissional adquirida. Para o embasamento teórico, recorreu-se aos autores Demo, Duarte, Freire, Giddens, Halbwachs, Laville & Dionne, Minayo, Perrenoud, Teodoro e Yin, dentre outros. A falta de oportunidades fez com que a maioria desses adolescentes se dedicasse ao aprendizado com o objetivo de adquirirem uma profissão, possivelmente a única possibilidade para se qualificarem e conseguirem um trabalho que lhes garantisse a sobrevivência.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2012-10-11T18:59:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/2885
url http://hdl.handle.net/10437/2885
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131223679827968