Nem eu sem tu, nem tu sem eu: transformação de jovens pela ação educativa simultânea com a restauração do património cultural
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/2885 |
Resumo: | Este trabalho é um estudo sobre a qualificação profissional em restauração de bens culturais através de uma proposta de educação transformadora desenvolvida com jovens excluídos, por uma escola não convencional localizada em João Pessoa, Paraíba, Brasil. A investigação foi desenvolvida com ex-alunos, professores e técnicos que atuaram na referida escola no período de 2003 a 2009, recorte temporal selecionado. O interesse pelo tema decorreu do fato de a autora ser restauradora e conhecer as dificuldades para a formação desses profissionais no Brasil. O problema de investigação foi conhecer quais foram os resultados das práticas educacionais desenvolvidas pela oficina-escola quanto à formação profissional e à formação do indivíduo. Evidenciou-se o percurso metodológico desenvolvido: a fundamentação teórica; o contexto socioeconômico dos ex-alunos e suas perspectivas de vida; a análise de algumas falas dos entrevistados, nas quais se podem constatar as efetivas mudanças de vida e formação profissional adquirida. Para o embasamento teórico, recorreu-se aos autores Demo, Duarte, Freire, Giddens, Halbwachs, Laville & Dionne, Minayo, Perrenoud, Teodoro e Yin, dentre outros. A falta de oportunidades fez com que a maioria desses adolescentes se dedicasse ao aprendizado com o objetivo de adquirirem uma profissão, possivelmente a única possibilidade para se qualificarem e conseguirem um trabalho que lhes garantisse a sobrevivência. |
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Nem eu sem tu, nem tu sem eu: transformação de jovens pela ação educativa simultânea com a restauração do património culturalEDUCAÇÃORESTAUROQUALIFICAÇÃO PROFISSIONALJOVENSINCLUSÃO SOCIALFORMAÇÃO DE JOVENSBRASILMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCATIONRESTORATIONPROFESSIONAL QUALIFICATIONYOUNG PEOPLESOCIAL INCLUSIONYOUNG PEOPLE TRAININGBRAZILEste trabalho é um estudo sobre a qualificação profissional em restauração de bens culturais através de uma proposta de educação transformadora desenvolvida com jovens excluídos, por uma escola não convencional localizada em João Pessoa, Paraíba, Brasil. A investigação foi desenvolvida com ex-alunos, professores e técnicos que atuaram na referida escola no período de 2003 a 2009, recorte temporal selecionado. O interesse pelo tema decorreu do fato de a autora ser restauradora e conhecer as dificuldades para a formação desses profissionais no Brasil. O problema de investigação foi conhecer quais foram os resultados das práticas educacionais desenvolvidas pela oficina-escola quanto à formação profissional e à formação do indivíduo. Evidenciou-se o percurso metodológico desenvolvido: a fundamentação teórica; o contexto socioeconômico dos ex-alunos e suas perspectivas de vida; a análise de algumas falas dos entrevistados, nas quais se podem constatar as efetivas mudanças de vida e formação profissional adquirida. Para o embasamento teórico, recorreu-se aos autores Demo, Duarte, Freire, Giddens, Halbwachs, Laville & Dionne, Minayo, Perrenoud, Teodoro e Yin, dentre outros. A falta de oportunidades fez com que a maioria desses adolescentes se dedicasse ao aprendizado com o objetivo de adquirirem uma profissão, possivelmente a única possibilidade para se qualificarem e conseguirem um trabalho que lhes garantisse a sobrevivência.This work is a study about the professional qualification in restoration of cultural property through a proposal of transforming education developed by excluded young people, by an unconventional school located in Joao Pessoa-Paraiba-Brazil. The investigation was developed with former students, teachers and technicians that actuated on the mentioned school from 2003 to 2009, time selected. The interest on the theme originated from the fact that the authress is a restorer and she knows the difficulties for the professional training in Brazil. The problem of the research was to know what were the results of the educational practices developed by the workshop-school about the professional training and about the individual training. The methodological course developed was demonstrated: theoretical basis; social-economic context of the former students and their life perspective; the analysis of some words of the interviewers, in which were evidenced effective life changes and professional training acquired. To the theoretical basis it was requested to the authors Demo, Duarte, Freire, Giddens, Halbwachs, Laville & Dionne, Minayo, Perrenoud, Teodoro and Yin, among others. The lack of opportunities made the majority of these young people become dedicated to the learning with the purpose to acquire a profession, the only possibility to become qualified and able to get a job that guarantee their survival.2012-10-11T18:59:29Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/2885porPereira, Jandilma Medeiros de Françainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:04:42Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/2885Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:39.723918Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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