O perfil do consumidor de livros eletrónicos em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/16765 |
Resumo: | Hoje, 40% da população mundial está na internet, e este número continua aumentar a cada segundo. Resultado da integração da internet na vida das pessoas e das organizações, surgiu o comércio eletrónico, que já soma milhões de adeptos em Portugal. Produtos virtuais e intangíveis viram no comércio eletrónico a solução ótima para o seu escoamento, tal é o caso do e-book, que registou nos últimos anos números de vendas superiores às dos livros impressos. Com um mercado de alto crescimento que já deu provas do seu potencial de expansão no meio internacional, é curiosa a falta de informação sobre o seu funcionamento em território nacional. O presente estudo estabelece os parâmetros que caracterizam o consumidor de e-books português, pretendendo assim colmatar a falta de informação existente e estabelecer-se como base de apoio para as decisões de gestão dos retalhistas e editoras. A partir dos resultados recolhidos através de um questionário online, descobrimos que é nos homens e nas gerações mais velhas que se encontra a maior proporção de leitores e compradores de e-books; contudo, a natureza da sua utilização está fortemente relacionada com o meio profissional. Em contrapartida, é nas gerações mais jovens, onde o número de leitores é menor, que se verifica maior abertura e-book, mas a falta de disponibilidade e informação impõem-se como constrangimentos à adoção. |
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O perfil do consumidor de livros eletrónicos em PortugalMarketingComportamento do consumidor - PortugalLivros electrónicosHoje, 40% da população mundial está na internet, e este número continua aumentar a cada segundo. Resultado da integração da internet na vida das pessoas e das organizações, surgiu o comércio eletrónico, que já soma milhões de adeptos em Portugal. Produtos virtuais e intangíveis viram no comércio eletrónico a solução ótima para o seu escoamento, tal é o caso do e-book, que registou nos últimos anos números de vendas superiores às dos livros impressos. Com um mercado de alto crescimento que já deu provas do seu potencial de expansão no meio internacional, é curiosa a falta de informação sobre o seu funcionamento em território nacional. O presente estudo estabelece os parâmetros que caracterizam o consumidor de e-books português, pretendendo assim colmatar a falta de informação existente e estabelecer-se como base de apoio para as decisões de gestão dos retalhistas e editoras. A partir dos resultados recolhidos através de um questionário online, descobrimos que é nos homens e nas gerações mais velhas que se encontra a maior proporção de leitores e compradores de e-books; contudo, a natureza da sua utilização está fortemente relacionada com o meio profissional. Em contrapartida, é nas gerações mais jovens, onde o número de leitores é menor, que se verifica maior abertura e-book, mas a falta de disponibilidade e informação impõem-se como constrangimentos à adoção.Today, about 40% of the world’s population is online, and this number keeps increasing every second. As consequence of internet’s integration amongst both individual people and organizations, electronic commerce was born and already won over millions of customers in Portugal. Virtual and intangible products saw in this type of commerce an optimal way of selling, and such was the case of the electronic book, whose registered sales were higher than the regular print books in the latest years. With a high-growing market whose potential was already proven internationally, it’s only curious to observe the lack of information about its development inside national borders. The current paper aims to build the profile for the Portuguese e-book reader, thus counteracting the existing lack of information and establishing itself as a basis for future managerial decisions yet to be taken by national retailers and publishers. From the results collected through an online questionnaire, we identified larger proportions of e-book users and buyers amongst men and older generations; however, professional reasons play an important part in this behavior. Younger generations are the less significant users, but also the most willing to adopt the e-book, a behavior that seems to be restrained by the lack of availability and information.Universidade de Aveiro2017-02-08T15:50:11Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/16765TID:201559005porSilva, João Pedro Tavares dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:32:03Zoai:ria.ua.pt:10773/16765Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:06.196513Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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