O perfil do consumidor de frutos secos em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Janice da Costa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/11604
Resumo: A presente dissertação tem por objetivo a análise do perfil do consumidor de frutos secos em Portugal (continental) e a identificação dos determinantes da sua escolha, com a aplicação de um questionário adaptado do Food Choice Questionnaire. Através da revisão da literatura, foram formuladas hipóteses e levantou-se um modelo teórico da investigação. O questionário foi administrado a 184 participantes. Foram aplicadas técnicas de análise de medidas centrais, correlações, análise de Componentes Principais e testes não-paramétricos (Mann-Whitney). Da análise resultou a identificação do perfil sociodemográfico e de consumo dos participantes. Foram identificados cinco fatores principais, sendo por ordem os itens de maior importância na escolha dos frutos secos o «sabor dos frutos secos», a «relação qualidade-preço», a «natureza dos ingredientes» e questões relacionadas com a saúde. Também se verificaram diferenças nos critérios de escolha de frutos secos relacionados com variáveis sociodemográficas. A convergência dos nove fatores em apenas cinco sugere a necessidade de readaptar as dimensões propostas às diferenças culturais.
id RCAP_f5378c4e593acf5a99045d6163df6616
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11604
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O perfil do consumidor de frutos secos em PortugalMESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, MARKETING E PUBLICIDADECOMUNICAÇÃOMARKETINGCONSUMIDORESHÁBITOS DE CONSUMOPORTUGALCOMMUNICATIONMARKETINGCONSUMERSCONSUMPTION HABITSPORTUGALA presente dissertação tem por objetivo a análise do perfil do consumidor de frutos secos em Portugal (continental) e a identificação dos determinantes da sua escolha, com a aplicação de um questionário adaptado do Food Choice Questionnaire. Através da revisão da literatura, foram formuladas hipóteses e levantou-se um modelo teórico da investigação. O questionário foi administrado a 184 participantes. Foram aplicadas técnicas de análise de medidas centrais, correlações, análise de Componentes Principais e testes não-paramétricos (Mann-Whitney). Da análise resultou a identificação do perfil sociodemográfico e de consumo dos participantes. Foram identificados cinco fatores principais, sendo por ordem os itens de maior importância na escolha dos frutos secos o «sabor dos frutos secos», a «relação qualidade-preço», a «natureza dos ingredientes» e questões relacionadas com a saúde. Também se verificaram diferenças nos critérios de escolha de frutos secos relacionados com variáveis sociodemográficas. A convergência dos nove fatores em apenas cinco sugere a necessidade de readaptar as dimensões propostas às diferenças culturais.The present dissertation aims to analyze the consumer profile of nuts in Portugal (continental) and to identify the determinants of their choice, by applying a questionnaire adapted from the Food Choice Questionnaire. Through the literature review, hypotheses were formulated and a theoretical model of the research was raised. The questionnaire was administered to 184 participants. Techniques of central measures analysis, correlations, factor analysis and non-parametric tests (Mann-Whitney) were applied. The analysis resulted in the identification of the participants' socio-demographic and consumption profile. Five main factors were identified, in order of which the most important items in the choice of nuts were the 'taste of nuts', the 'value for money', the 'nature of the ingredients' and health issues. There were also differences in the criteria for choosing nuts related to sociodemographic variables. The convergence of the nine original factors into just five in this study, suggests the need to readjust the proposed dimensions to cultural differences.2020-12-18T12:46:23Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/11604TID:202539334porFernandes, Janice da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:04:57Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11604Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:49.022572Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O perfil do consumidor de frutos secos em Portugal
title O perfil do consumidor de frutos secos em Portugal
spellingShingle O perfil do consumidor de frutos secos em Portugal
Fernandes, Janice da Costa
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, MARKETING E PUBLICIDADE
COMUNICAÇÃO
MARKETING
CONSUMIDORES
HÁBITOS DE CONSUMO
PORTUGAL
COMMUNICATION
MARKETING
CONSUMERS
CONSUMPTION HABITS
PORTUGAL
title_short O perfil do consumidor de frutos secos em Portugal
title_full O perfil do consumidor de frutos secos em Portugal
title_fullStr O perfil do consumidor de frutos secos em Portugal
title_full_unstemmed O perfil do consumidor de frutos secos em Portugal
title_sort O perfil do consumidor de frutos secos em Portugal
author Fernandes, Janice da Costa
author_facet Fernandes, Janice da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Janice da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, MARKETING E PUBLICIDADE
COMUNICAÇÃO
MARKETING
CONSUMIDORES
HÁBITOS DE CONSUMO
PORTUGAL
COMMUNICATION
MARKETING
CONSUMERS
CONSUMPTION HABITS
PORTUGAL
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, MARKETING E PUBLICIDADE
COMUNICAÇÃO
MARKETING
CONSUMIDORES
HÁBITOS DE CONSUMO
PORTUGAL
COMMUNICATION
MARKETING
CONSUMERS
CONSUMPTION HABITS
PORTUGAL
description A presente dissertação tem por objetivo a análise do perfil do consumidor de frutos secos em Portugal (continental) e a identificação dos determinantes da sua escolha, com a aplicação de um questionário adaptado do Food Choice Questionnaire. Através da revisão da literatura, foram formuladas hipóteses e levantou-se um modelo teórico da investigação. O questionário foi administrado a 184 participantes. Foram aplicadas técnicas de análise de medidas centrais, correlações, análise de Componentes Principais e testes não-paramétricos (Mann-Whitney). Da análise resultou a identificação do perfil sociodemográfico e de consumo dos participantes. Foram identificados cinco fatores principais, sendo por ordem os itens de maior importância na escolha dos frutos secos o «sabor dos frutos secos», a «relação qualidade-preço», a «natureza dos ingredientes» e questões relacionadas com a saúde. Também se verificaram diferenças nos critérios de escolha de frutos secos relacionados com variáveis sociodemográficas. A convergência dos nove fatores em apenas cinco sugere a necessidade de readaptar as dimensões propostas às diferenças culturais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18T12:46:23Z
2020-01-01T00:00:00Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/11604
TID:202539334
url http://hdl.handle.net/10437/11604
identifier_str_mv TID:202539334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131225365938176