O perfil do consumidor de livros eletrónicos em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, João Pedro Tavares da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/16765
Resumo: Hoje, 40% da população mundial está na internet, e este número continua aumentar a cada segundo. Resultado da integração da internet na vida das pessoas e das organizações, surgiu o comércio eletrónico, que já soma milhões de adeptos em Portugal. Produtos virtuais e intangíveis viram no comércio eletrónico a solução ótima para o seu escoamento, tal é o caso do e-book, que registou nos últimos anos números de vendas superiores às dos livros impressos. Com um mercado de alto crescimento que já deu provas do seu potencial de expansão no meio internacional, é curiosa a falta de informação sobre o seu funcionamento em território nacional. O presente estudo estabelece os parâmetros que caracterizam o consumidor de e-books português, pretendendo assim colmatar a falta de informação existente e estabelecer-se como base de apoio para as decisões de gestão dos retalhistas e editoras. A partir dos resultados recolhidos através de um questionário online, descobrimos que é nos homens e nas gerações mais velhas que se encontra a maior proporção de leitores e compradores de e-books; contudo, a natureza da sua utilização está fortemente relacionada com o meio profissional. Em contrapartida, é nas gerações mais jovens, onde o número de leitores é menor, que se verifica maior abertura e-book, mas a falta de disponibilidade e informação impõem-se como constrangimentos à adoção.
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