Plano de Marketing para uma Organização Pública: caso IRN - Cartão Cidadão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Lais Conceição
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/27867
Resumo: O marketing ultrapassou os limites da esfera privada e se tornou essencial para qualquer tipo de sistema organizacional. É considerado como uma das melhores estratégias de planeamento que uma organização poderia aplicar. No setor público, possui objetivos que se convergem no quesito de valorizar e satisfazer as necessidades do cliente, que neste caso, é o cidadão. Deste modo, se demonstra no Instituto dos Registos e do Notariado – IRN, com mais de 70 anos de existência e com abrangência nacional, a necessidade de acompanhar as novas exigências do mercado atual. E o planeamento de marketing é essencial para o alcance dos objetivos organizacionais, devido seu método ser uma forma capaz de aglomerar em uma sequência lógica todos os pensamentos, estudos e ações de marketing, seja para um produto ou para a organização inteira, em um documento escrito. Assim sendo, o principal objetivo deste trabalho é desenvolver o primeiro Plano de Marketing para o IRN para seu produto Cartão Cidadão, com ênfase na comunicação externa e fortalecimento da marca, bem como fornecer os insumos para futuros planos de marketing para a instituição. Para isso, foram realizadas análises de dados secundários e primários descritos ao longo do projeto, com a intenção de viabilizar a execução do plano de marketing proposto. Sendo eles: Levantamento histórico; Estudo do macro e microambiente; Inquérito com consumidores; e Revisão da literatura. Se espera que com os resultados apresentados á organização em estudo, se possibilite o a implementação do planeamento para o produto específico, bem como para qualquer outro que o organismo queira. E desta forma, gerar melhorias constantes, tanto aos colaboradores, quanto aos clientes – cidadãos.
id RCAP_f7083e715d3aaee6f0ac0e384885c3e8
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/27867
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano de Marketing para uma Organização Pública: caso IRN - Cartão CidadãoMarketingSetor públicoNecessidadesPlaneamentoIRNDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO marketing ultrapassou os limites da esfera privada e se tornou essencial para qualquer tipo de sistema organizacional. É considerado como uma das melhores estratégias de planeamento que uma organização poderia aplicar. No setor público, possui objetivos que se convergem no quesito de valorizar e satisfazer as necessidades do cliente, que neste caso, é o cidadão. Deste modo, se demonstra no Instituto dos Registos e do Notariado – IRN, com mais de 70 anos de existência e com abrangência nacional, a necessidade de acompanhar as novas exigências do mercado atual. E o planeamento de marketing é essencial para o alcance dos objetivos organizacionais, devido seu método ser uma forma capaz de aglomerar em uma sequência lógica todos os pensamentos, estudos e ações de marketing, seja para um produto ou para a organização inteira, em um documento escrito. Assim sendo, o principal objetivo deste trabalho é desenvolver o primeiro Plano de Marketing para o IRN para seu produto Cartão Cidadão, com ênfase na comunicação externa e fortalecimento da marca, bem como fornecer os insumos para futuros planos de marketing para a instituição. Para isso, foram realizadas análises de dados secundários e primários descritos ao longo do projeto, com a intenção de viabilizar a execução do plano de marketing proposto. Sendo eles: Levantamento histórico; Estudo do macro e microambiente; Inquérito com consumidores; e Revisão da literatura. Se espera que com os resultados apresentados á organização em estudo, se possibilite o a implementação do planeamento para o produto específico, bem como para qualquer outro que o organismo queira. E desta forma, gerar melhorias constantes, tanto aos colaboradores, quanto aos clientes – cidadãos.Marketing has gone beyond the limits of the private sphere and has become essential to any kind of organizational system. It’s considered as one of the best planning strategies that an organization could apply. In the public sector, it has objectives that converge in the matter of valuing and satisfying the needs of the client, who in this case is the citizen. In this way, it’s demonstrated in the Institute of Registries and Notary - IRN, with more than 70 years of existence and with national scope, the need to follow the new requirements of the current market. And marketing planning is essential to the achievement of organizational goals, because its method is a way that can clutter in a logical sequence all thoughts, studies and marketing actions, whether for a product or for the entire organization, in a document written. Therefore, the main objective of this work is to develop the first Marketing Plan for IRN for its Citizen Card product, with emphasis on external communication and brand strengthening, as well as providing the inputs for future marketing plans for the institution. For this, secondary and primary data analyzes were carried out throughout the project, with the intention of making feasible the implementation of the proposed marketing plan. They are: Historical survey; Macro and microenvironment study; Consumer survey; and Literature review. It’s hoped that with the results presented to the organization under study, it will be possible to implement the planning for the specific product, as well as any other that the organism wants. And in this way, generate constant improvements, both to employees and to customers - citizens.Farinha, NunoRepositório ComumRibeiro, Lais Conceição2019-02-18T15:18:53Z2019-02-06T00:00:00Z2019-02-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/27867202173038porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:24:51Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/27867Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:08.539917Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano de Marketing para uma Organização Pública: caso IRN - Cartão Cidadão
title Plano de Marketing para uma Organização Pública: caso IRN - Cartão Cidadão
spellingShingle Plano de Marketing para uma Organização Pública: caso IRN - Cartão Cidadão
Ribeiro, Lais Conceição
Marketing
Setor público
Necessidades
Planeamento
IRN
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Plano de Marketing para uma Organização Pública: caso IRN - Cartão Cidadão
title_full Plano de Marketing para uma Organização Pública: caso IRN - Cartão Cidadão
title_fullStr Plano de Marketing para uma Organização Pública: caso IRN - Cartão Cidadão
title_full_unstemmed Plano de Marketing para uma Organização Pública: caso IRN - Cartão Cidadão
title_sort Plano de Marketing para uma Organização Pública: caso IRN - Cartão Cidadão
author Ribeiro, Lais Conceição
author_facet Ribeiro, Lais Conceição
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Farinha, Nuno
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Lais Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Setor público
Necessidades
Planeamento
IRN
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Marketing
Setor público
Necessidades
Planeamento
IRN
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description O marketing ultrapassou os limites da esfera privada e se tornou essencial para qualquer tipo de sistema organizacional. É considerado como uma das melhores estratégias de planeamento que uma organização poderia aplicar. No setor público, possui objetivos que se convergem no quesito de valorizar e satisfazer as necessidades do cliente, que neste caso, é o cidadão. Deste modo, se demonstra no Instituto dos Registos e do Notariado – IRN, com mais de 70 anos de existência e com abrangência nacional, a necessidade de acompanhar as novas exigências do mercado atual. E o planeamento de marketing é essencial para o alcance dos objetivos organizacionais, devido seu método ser uma forma capaz de aglomerar em uma sequência lógica todos os pensamentos, estudos e ações de marketing, seja para um produto ou para a organização inteira, em um documento escrito. Assim sendo, o principal objetivo deste trabalho é desenvolver o primeiro Plano de Marketing para o IRN para seu produto Cartão Cidadão, com ênfase na comunicação externa e fortalecimento da marca, bem como fornecer os insumos para futuros planos de marketing para a instituição. Para isso, foram realizadas análises de dados secundários e primários descritos ao longo do projeto, com a intenção de viabilizar a execução do plano de marketing proposto. Sendo eles: Levantamento histórico; Estudo do macro e microambiente; Inquérito com consumidores; e Revisão da literatura. Se espera que com os resultados apresentados á organização em estudo, se possibilite o a implementação do planeamento para o produto específico, bem como para qualquer outro que o organismo queira. E desta forma, gerar melhorias constantes, tanto aos colaboradores, quanto aos clientes – cidadãos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-18T15:18:53Z
2019-02-06T00:00:00Z
2019-02-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/27867
202173038
url http://hdl.handle.net/10400.26/27867
identifier_str_mv 202173038
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130007633657856