O conhecimento para ensinar estatística: uma reflexão sobre a prática de uma professora numa turma de 4º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quintinha, Raquel Vicente
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/24874
Resumo: O presente estudo visa compreender de que modo o conhecimento do professor para ensinar estatística, entendido como incluindo o conhecimento pedagógico e o conhecimento do conteúdo em estatística, apoiam a planificação e a condução de tarefas estatísticas no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta investigação é um estudo sobre a minha própria prática, realizado no contexto do estágio curricular que realizei entre março e maio de 2017 numa turma de 4.º ano com 20 alunos. A presente investigação tem como objetivo analisar que conhecimento estatístico utilizo quando planifico e exploro uma sequência de tarefas de OTD numa turma de 4.º ano. Definiram-se as seguintes questões globais de investigação: (1) Qual o conhecimento para ensinar estatística que utilizo para selecionar e planificar tarefas de OTD? (2) Qual o conhecimento para ensinar estatística que utilizo para explorar as tarefas de OTD com os alunos na aula? Este estudo insere-se no paradigma interpretativo e segue uma abordagem qualitativa. Na recolha de dados recorri à observação participante e à recolha documental, usando as seguintes formas de registo de dados: gravações áudio, transcrições integrais das gravações áudio realizadas durante as aulas, notas de campo, planificações, materiais de apoio às aulas, tarefas e produções dos alunos. A análise dos dados organizou-se a partir de categorias de análise decorrentes do quadro teórico de referência e ajustadas de acordo com os dados recolhidos. As conclusões do estudo evidenciam uma relação forte entre o conhecimento que apoia a planificação de tarefas estatísticas e o que apoia a sua condução na aula. Permitem identificar fragilidades ao nível das componentes do conhecimento relativas à necessidade de dados e à integração estatística e contextual. Finalmente, conclui-se que é ao nível da representação de dados (transnumeração) e análise de dados que o conhecimento da autora deste estudo se revela mais consistente.
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