O conhecimento para ensinar estatística: uma reflexão sobre a prática de uma professora numa turma de 4º ano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/24874 |
Resumo: | O presente estudo visa compreender de que modo o conhecimento do professor para ensinar estatística, entendido como incluindo o conhecimento pedagógico e o conhecimento do conteúdo em estatística, apoiam a planificação e a condução de tarefas estatísticas no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta investigação é um estudo sobre a minha própria prática, realizado no contexto do estágio curricular que realizei entre março e maio de 2017 numa turma de 4.º ano com 20 alunos. A presente investigação tem como objetivo analisar que conhecimento estatístico utilizo quando planifico e exploro uma sequência de tarefas de OTD numa turma de 4.º ano. Definiram-se as seguintes questões globais de investigação: (1) Qual o conhecimento para ensinar estatística que utilizo para selecionar e planificar tarefas de OTD? (2) Qual o conhecimento para ensinar estatística que utilizo para explorar as tarefas de OTD com os alunos na aula? Este estudo insere-se no paradigma interpretativo e segue uma abordagem qualitativa. Na recolha de dados recorri à observação participante e à recolha documental, usando as seguintes formas de registo de dados: gravações áudio, transcrições integrais das gravações áudio realizadas durante as aulas, notas de campo, planificações, materiais de apoio às aulas, tarefas e produções dos alunos. A análise dos dados organizou-se a partir de categorias de análise decorrentes do quadro teórico de referência e ajustadas de acordo com os dados recolhidos. As conclusões do estudo evidenciam uma relação forte entre o conhecimento que apoia a planificação de tarefas estatísticas e o que apoia a sua condução na aula. Permitem identificar fragilidades ao nível das componentes do conhecimento relativas à necessidade de dados e à integração estatística e contextual. Finalmente, conclui-se que é ao nível da representação de dados (transnumeração) e análise de dados que o conhecimento da autora deste estudo se revela mais consistente. |
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O conhecimento para ensinar estatística: uma reflexão sobre a prática de uma professora numa turma de 4º anoOrganização e tratamento de dadosConhecimento do professorConhecimento do professor para ensinar estatísticaReflexão sobre a práticaOrganization and data processingTeacher KnowledgeTeacher Knowledge to teach statísticsReflection on practiceO presente estudo visa compreender de que modo o conhecimento do professor para ensinar estatística, entendido como incluindo o conhecimento pedagógico e o conhecimento do conteúdo em estatística, apoiam a planificação e a condução de tarefas estatísticas no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta investigação é um estudo sobre a minha própria prática, realizado no contexto do estágio curricular que realizei entre março e maio de 2017 numa turma de 4.º ano com 20 alunos. A presente investigação tem como objetivo analisar que conhecimento estatístico utilizo quando planifico e exploro uma sequência de tarefas de OTD numa turma de 4.º ano. Definiram-se as seguintes questões globais de investigação: (1) Qual o conhecimento para ensinar estatística que utilizo para selecionar e planificar tarefas de OTD? (2) Qual o conhecimento para ensinar estatística que utilizo para explorar as tarefas de OTD com os alunos na aula? Este estudo insere-se no paradigma interpretativo e segue uma abordagem qualitativa. Na recolha de dados recorri à observação participante e à recolha documental, usando as seguintes formas de registo de dados: gravações áudio, transcrições integrais das gravações áudio realizadas durante as aulas, notas de campo, planificações, materiais de apoio às aulas, tarefas e produções dos alunos. A análise dos dados organizou-se a partir de categorias de análise decorrentes do quadro teórico de referência e ajustadas de acordo com os dados recolhidos. As conclusões do estudo evidenciam uma relação forte entre o conhecimento que apoia a planificação de tarefas estatísticas e o que apoia a sua condução na aula. Permitem identificar fragilidades ao nível das componentes do conhecimento relativas à necessidade de dados e à integração estatística e contextual. Finalmente, conclui-se que é ao nível da representação de dados (transnumeração) e análise de dados que o conhecimento da autora deste estudo se revela mais consistente.The present study aims to understand how the teacher's knowledge to teach statistics, understood as including the pedagogical knowledge and the knowledge of the content in statistics, support the planning and conduction of statistical tasks in the 1st Cycle of Basic Education. This research is a study of my own practice, carried out in the context of the curricular internship that I did between March and May 2017 in a 4th grade class with 20 students. The present research aims to analyze what statistical knowledge I use when planning and exploring a sequence of OTD tasks in a 4th grade class. The following global research questions were defined: (1) What knowledge to teach statistics do I use to select and plan OTD tasks? (2) What knowledge to teach statistics do I use to explore OTD tasks with students in class? This study is inserted in the interpretative paradigm and follows a qualitative approach. In the collection of data, I used participant observation and documentary collection, using the following forms of data recording: audio recordings, full transcripts of audio recordings made during classes, field notes, schedules, class support materials, tasks and productions from the students. The analysis of the data was organized from categories of analysis derived from the theoretical frame of reference and adjusted according to the collected data. The conclusions of the study show a strong relationship between the knowledge that supports the planning of statistical tasks and what supports their conduction in the classroom. They allow identifying weaknesses at the level of knowledge components related to data needs and to statistical and contextual integration. Finally, it is concluded that it is at the level of data representation (transnumeration) and data analysis that the knowledge of the author of this study is more consistent.Brocardo, JoanaRepositório ComumQuintinha, Raquel Vicente2018-11-15T13:35:00Z2018-112018-112018-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/24874TID:201951789porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:54:37Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/24874Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:10:24.118793Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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