Práticas educativas no ensino integrado do Proeja em Artesanato de um Instituto Federal de Educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/2821 |
Resumo: | Mestrado em Ciências da Educação/Administração Educacional |
id |
RCAP_f71f3c676cf381d31e62872ad2b85da2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2821 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Práticas educativas no ensino integrado do Proeja em Artesanato de um Instituto Federal de Educaçãoartesanatointegração curricularpráticas educativaseducação de jovens e adultosProejacraftscurriculum integrationeducational practicesyouth and adult educationMestrado em Ciências da Educação/Administração EducacionalEste estudo tem como objetivo geral compreender como ocorreu a integração curricular na formação profissional do Técnico em Artesanato, no âmbito das práxis docentes, para atuar no processo de educação de jovens e adultos do Ensino Médio do curso Proeja (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos) em Artesanato de uma Instituição Federal de Educação, apresentando ao final um Projeto de Intervenção Educacional intitulado “Itinerário da Alteridade Cidadã. A premissa é que tal integração prevista no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), em relação ao artesanato, apresenta-se como um dos desafios encontrados pelos docentes para a efetivação do currículo integrado no Ensino Médio. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, pautada em pesquisa de documentação oficial, análise de práxis e questões sobre o curso. Os resultados apontam para outras questões relevantes, de modo que foi possível sistematizar a compreensão das práticas educativas e integração curricular sendo evidenciado na pesquisa que ocorre um certo distanciamento na integração cultural entre os saberes populares e acadêmicos no âmbito das práticas educativas. O projeto apresentado aponta para novos estudos acerca dos temas geradores e agrega novas perspectivas educacionais.The aim of this study is understand how the curriculum integration occurred in the professional education of technicians in crafts, within the scope of the teaching praxis, to act in the process of education of youth and adults of Proeja in Crafts of a Federal Institution of Education (National Program for Professional Education for Youth and Adults in Crafts), presenting at the end an Educational Intervention Project entitled “Itinerário da Alteridade Cidadã”.The premise is that such integration provided for in the Pedagogical Project of the Course (PPC), in relation to handicrafts is one of the big challenges encountered by teachers for the realization of integrated curriculum in practice at high school. The methodology used was the qualitative one, based on research of official documentation, praxis analysis and questions about the course. The results point to other relevant issues so that it was possible to systematize the understanding of educational practices and curriculum integration as well it shows a certain distancing in cultural integration between popular and academic knowledge within the scope of educational practices. Such project presented points to new studies on the generating themes and adds new educational perspectives.Branco, NeusaAraújo, Adilson César deRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémFonseca, Camila Rodrigues da2020-01-29T18:52:55Z2020-01-212020-01-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2821TID:202380882por202380882info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:34:08Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2821Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:44.135357Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas educativas no ensino integrado do Proeja em Artesanato de um Instituto Federal de Educação |
title |
Práticas educativas no ensino integrado do Proeja em Artesanato de um Instituto Federal de Educação |
spellingShingle |
Práticas educativas no ensino integrado do Proeja em Artesanato de um Instituto Federal de Educação Fonseca, Camila Rodrigues da artesanato integração curricular práticas educativas educação de jovens e adultos Proeja crafts curriculum integration educational practices youth and adult education |
title_short |
Práticas educativas no ensino integrado do Proeja em Artesanato de um Instituto Federal de Educação |
title_full |
Práticas educativas no ensino integrado do Proeja em Artesanato de um Instituto Federal de Educação |
title_fullStr |
Práticas educativas no ensino integrado do Proeja em Artesanato de um Instituto Federal de Educação |
title_full_unstemmed |
Práticas educativas no ensino integrado do Proeja em Artesanato de um Instituto Federal de Educação |
title_sort |
Práticas educativas no ensino integrado do Proeja em Artesanato de um Instituto Federal de Educação |
author |
Fonseca, Camila Rodrigues da |
author_facet |
Fonseca, Camila Rodrigues da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Branco, Neusa Araújo, Adilson César de Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Camila Rodrigues da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
artesanato integração curricular práticas educativas educação de jovens e adultos Proeja crafts curriculum integration educational practices youth and adult education |
topic |
artesanato integração curricular práticas educativas educação de jovens e adultos Proeja crafts curriculum integration educational practices youth and adult education |
description |
Mestrado em Ciências da Educação/Administração Educacional |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-29T18:52:55Z 2020-01-21 2020-01-21T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/2821 TID:202380882 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/2821 |
identifier_str_mv |
TID:202380882 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202380882 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137036925403136 |