Práticas educativas no ensino integrado do Proeja em Artesanato de um Instituto Federal de Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Camila Rodrigues da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/2821
Resumo: Mestrado em Ciências da Educação/Administração Educacional
id RCAP_f71f3c676cf381d31e62872ad2b85da2
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2821
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas educativas no ensino integrado do Proeja em Artesanato de um Instituto Federal de Educaçãoartesanatointegração curricularpráticas educativaseducação de jovens e adultosProejacraftscurriculum integrationeducational practicesyouth and adult educationMestrado em Ciências da Educação/Administração EducacionalEste estudo tem como objetivo geral compreender como ocorreu a integração curricular na formação profissional do Técnico em Artesanato, no âmbito das práxis docentes, para atuar no processo de educação de jovens e adultos do Ensino Médio do curso Proeja (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos) em Artesanato de uma Instituição Federal de Educação, apresentando ao final um Projeto de Intervenção Educacional intitulado “Itinerário da Alteridade Cidadã. A premissa é que tal integração prevista no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), em relação ao artesanato, apresenta-se como um dos desafios encontrados pelos docentes para a efetivação do currículo integrado no Ensino Médio. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, pautada em pesquisa de documentação oficial, análise de práxis e questões sobre o curso. Os resultados apontam para outras questões relevantes, de modo que foi possível sistematizar a compreensão das práticas educativas e integração curricular sendo evidenciado na pesquisa que ocorre um certo distanciamento na integração cultural entre os saberes populares e acadêmicos no âmbito das práticas educativas. O projeto apresentado aponta para novos estudos acerca dos temas geradores e agrega novas perspectivas educacionais.The aim of this study is understand how the curriculum integration occurred in the professional education of technicians in crafts, within the scope of the teaching praxis, to act in the process of education of youth and adults of Proeja in Crafts of a Federal Institution of Education (National Program for Professional Education for Youth and Adults in Crafts), presenting at the end an Educational Intervention Project entitled “Itinerário da Alteridade Cidadã”.The premise is that such integration provided for in the Pedagogical Project of the Course (PPC), in relation to handicrafts is one of the big challenges encountered by teachers for the realization of integrated curriculum in practice at high school. The methodology used was the qualitative one, based on research of official documentation, praxis analysis and questions about the course. The results point to other relevant issues so that it was possible to systematize the understanding of educational practices and curriculum integration as well it shows a certain distancing in cultural integration between popular and academic knowledge within the scope of educational practices. Such project presented points to new studies on the generating themes and adds new educational perspectives.Branco, NeusaAraújo, Adilson César deRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémFonseca, Camila Rodrigues da2020-01-29T18:52:55Z2020-01-212020-01-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2821TID:202380882por202380882info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:34:08Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2821Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:44.135357Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas educativas no ensino integrado do Proeja em Artesanato de um Instituto Federal de Educação
title Práticas educativas no ensino integrado do Proeja em Artesanato de um Instituto Federal de Educação
spellingShingle Práticas educativas no ensino integrado do Proeja em Artesanato de um Instituto Federal de Educação
Fonseca, Camila Rodrigues da
artesanato
integração curricular
práticas educativas
educação de jovens e adultos
Proeja
crafts
curriculum integration
educational practices
youth and adult education
title_short Práticas educativas no ensino integrado do Proeja em Artesanato de um Instituto Federal de Educação
title_full Práticas educativas no ensino integrado do Proeja em Artesanato de um Instituto Federal de Educação
title_fullStr Práticas educativas no ensino integrado do Proeja em Artesanato de um Instituto Federal de Educação
title_full_unstemmed Práticas educativas no ensino integrado do Proeja em Artesanato de um Instituto Federal de Educação
title_sort Práticas educativas no ensino integrado do Proeja em Artesanato de um Instituto Federal de Educação
author Fonseca, Camila Rodrigues da
author_facet Fonseca, Camila Rodrigues da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Branco, Neusa
Araújo, Adilson César de
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Camila Rodrigues da
dc.subject.por.fl_str_mv artesanato
integração curricular
práticas educativas
educação de jovens e adultos
Proeja
crafts
curriculum integration
educational practices
youth and adult education
topic artesanato
integração curricular
práticas educativas
educação de jovens e adultos
Proeja
crafts
curriculum integration
educational practices
youth and adult education
description Mestrado em Ciências da Educação/Administração Educacional
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-29T18:52:55Z
2020-01-21
2020-01-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/2821
TID:202380882
url http://hdl.handle.net/10400.15/2821
identifier_str_mv TID:202380882
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202380882
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137036925403136