A quality framework for open and distance higher education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonte, Magda
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Teixeira, António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/7824
Resumo: Número especial "Aprendizagem Aberta e Escalável: A Emergência de um Novo Paradigma Educacional"
id RCAP_f744b421a166762a09fe9c6f35393bbf
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/7824
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A quality framework for open and distance higher educationOpen and distance educationQuality assuranceHigher educationFormal educationNon-formal educationEducação aberta e a distânciaGarantia da qualidadeEnsino superiorEducação formalEducação não-formalNúmero especial "Aprendizagem Aberta e Escalável: A Emergência de um Novo Paradigma Educacional"In view of the absence of a regulatory and normative framework in Portugal, in the context of Open and Distance Education (ODE) in Higher Education (HE), and in view of the emphasis that international guidelines have placed on this domain, it was considered important to create a quality reference framework that supports the Higher Education Institutions (HEI) and all those involved in the creation and monitoring of open and distance courses in HE. The purpose of this paper is to describe the process of creating a quality reference for ODE, carried out within the scope of the PhD in Education at the Open University of Portugal. Here are described the process of identifying and analysing 40 international quality models in the area of ODE, which led to the preliminary version of the framework; and the Delphi study that was carried out with a panel of ODE specialists, in order to validate the preliminary version. The results of the first Round of the Delphi Study are presented and some considerations for the next steps of the research are outlined.Face à ausência de um enquadramento regulamentar e normativo em Portugal, no contexto da Educação Aberta e a Distância (EAD) no Ensino Superior (ES), e atendendo à ênfase que as diretrizes internacionais têm colocado neste domínio, considerou-se importante a criação de um referencial de qualidade que suporte as Instituições de Ensino Superior (IES) e todos os envolvidos na criação e monitorização de cursos abertos e a distância no ES. Neste sentido, o presente artigo descreve o processo de criação de um referencial de qualidade para a EAD, realizado no âmbito do doutoramento em Educação na Universidade Aberta. São descritos o processo de identificação e análise de 40 modelos internacionais de qualidade na área da EAD, que conduziu à versão preliminar do referencial; e o estudo Delphi que foi realizado com um painel de especialistas em EAD, por forma a validar a versão preliminar do referencial. São apresentados os resultados da primeira Ronda do Estudo Delphi e delineadas algumas considerações para os próximos passos da investigação.Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)Repositório AbertoFonte, MagdaTeixeira, António2019-01-04T16:01:29Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/7824engFonte, Magda; Teixeira, António - A quality framework for open and distance higher education. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 1, nº 1 (2018), p. 5-222182-4967https://doi.org/10.34627/vol1issNúmero%201pp5-22info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-25T01:47:31Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/7824Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:48:01.949850Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A quality framework for open and distance higher education
title A quality framework for open and distance higher education
spellingShingle A quality framework for open and distance higher education
Fonte, Magda
Open and distance education
Quality assurance
Higher education
Formal education
Non-formal education
Educação aberta e a distância
Garantia da qualidade
Ensino superior
Educação formal
Educação não-formal
title_short A quality framework for open and distance higher education
title_full A quality framework for open and distance higher education
title_fullStr A quality framework for open and distance higher education
title_full_unstemmed A quality framework for open and distance higher education
title_sort A quality framework for open and distance higher education
author Fonte, Magda
author_facet Fonte, Magda
Teixeira, António
author_role author
author2 Teixeira, António
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonte, Magda
Teixeira, António
dc.subject.por.fl_str_mv Open and distance education
Quality assurance
Higher education
Formal education
Non-formal education
Educação aberta e a distância
Garantia da qualidade
Ensino superior
Educação formal
Educação não-formal
topic Open and distance education
Quality assurance
Higher education
Formal education
Non-formal education
Educação aberta e a distância
Garantia da qualidade
Ensino superior
Educação formal
Educação não-formal
description Número especial "Aprendizagem Aberta e Escalável: A Emergência de um Novo Paradigma Educacional"
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10
2018-10-01T00:00:00Z
2019-01-04T16:01:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/7824
url http://hdl.handle.net/10400.2/7824
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv Fonte, Magda; Teixeira, António - A quality framework for open and distance higher education. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 1, nº 1 (2018), p. 5-22
2182-4967
https://doi.org/10.34627/vol1issNúmero%201pp5-22
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135059363495936