A quality framework for open and distance higher education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/7824 |
Resumo: | Número especial "Aprendizagem Aberta e Escalável: A Emergência de um Novo Paradigma Educacional" |
id |
RCAP_f744b421a166762a09fe9c6f35393bbf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/7824 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A quality framework for open and distance higher educationOpen and distance educationQuality assuranceHigher educationFormal educationNon-formal educationEducação aberta e a distânciaGarantia da qualidadeEnsino superiorEducação formalEducação não-formalNúmero especial "Aprendizagem Aberta e Escalável: A Emergência de um Novo Paradigma Educacional"In view of the absence of a regulatory and normative framework in Portugal, in the context of Open and Distance Education (ODE) in Higher Education (HE), and in view of the emphasis that international guidelines have placed on this domain, it was considered important to create a quality reference framework that supports the Higher Education Institutions (HEI) and all those involved in the creation and monitoring of open and distance courses in HE. The purpose of this paper is to describe the process of creating a quality reference for ODE, carried out within the scope of the PhD in Education at the Open University of Portugal. Here are described the process of identifying and analysing 40 international quality models in the area of ODE, which led to the preliminary version of the framework; and the Delphi study that was carried out with a panel of ODE specialists, in order to validate the preliminary version. The results of the first Round of the Delphi Study are presented and some considerations for the next steps of the research are outlined.Face à ausência de um enquadramento regulamentar e normativo em Portugal, no contexto da Educação Aberta e a Distância (EAD) no Ensino Superior (ES), e atendendo à ênfase que as diretrizes internacionais têm colocado neste domínio, considerou-se importante a criação de um referencial de qualidade que suporte as Instituições de Ensino Superior (IES) e todos os envolvidos na criação e monitorização de cursos abertos e a distância no ES. Neste sentido, o presente artigo descreve o processo de criação de um referencial de qualidade para a EAD, realizado no âmbito do doutoramento em Educação na Universidade Aberta. São descritos o processo de identificação e análise de 40 modelos internacionais de qualidade na área da EAD, que conduziu à versão preliminar do referencial; e o estudo Delphi que foi realizado com um painel de especialistas em EAD, por forma a validar a versão preliminar do referencial. São apresentados os resultados da primeira Ronda do Estudo Delphi e delineadas algumas considerações para os próximos passos da investigação.Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)Repositório AbertoFonte, MagdaTeixeira, António2019-01-04T16:01:29Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/7824engFonte, Magda; Teixeira, António - A quality framework for open and distance higher education. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 1, nº 1 (2018), p. 5-222182-4967https://doi.org/10.34627/vol1issNúmero%201pp5-22info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-25T01:47:31Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/7824Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:48:01.949850Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A quality framework for open and distance higher education |
title |
A quality framework for open and distance higher education |
spellingShingle |
A quality framework for open and distance higher education Fonte, Magda Open and distance education Quality assurance Higher education Formal education Non-formal education Educação aberta e a distância Garantia da qualidade Ensino superior Educação formal Educação não-formal |
title_short |
A quality framework for open and distance higher education |
title_full |
A quality framework for open and distance higher education |
title_fullStr |
A quality framework for open and distance higher education |
title_full_unstemmed |
A quality framework for open and distance higher education |
title_sort |
A quality framework for open and distance higher education |
author |
Fonte, Magda |
author_facet |
Fonte, Magda Teixeira, António |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, António |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonte, Magda Teixeira, António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Open and distance education Quality assurance Higher education Formal education Non-formal education Educação aberta e a distância Garantia da qualidade Ensino superior Educação formal Educação não-formal |
topic |
Open and distance education Quality assurance Higher education Formal education Non-formal education Educação aberta e a distância Garantia da qualidade Ensino superior Educação formal Educação não-formal |
description |
Número especial "Aprendizagem Aberta e Escalável: A Emergência de um Novo Paradigma Educacional" |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10 2018-10-01T00:00:00Z 2019-01-04T16:01:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/7824 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/7824 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Fonte, Magda; Teixeira, António - A quality framework for open and distance higher education. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 1, nº 1 (2018), p. 5-22 2182-4967 https://doi.org/10.34627/vol1issNúmero%201pp5-22 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135059363495936 |