Aprendizagem e Interação em um ambiente de educação não formal: a Unesp Aberta e as potencialidades dos MOOCs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zaduski, Jeong Cir Deborah
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/151822
Resumo: A presente pesquisa de mestrado é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCT/Unesp), campus de Presidente Prudente/SP, na linha de pesquisa Processos formativos, ensino e aprendizagem. A pergunta de pesquisa que guiou o estudo foi: é possível que cursos em formato MOOC, disponíveis em um ambiente de educação não formal (A Unesp Aberta) possibilitem aprendizagem, interação e satisfação em relação às necessidades e expectativas dos aprendizes da sociedade digital? A pergunta parte das hipóteses que os cursos em formato MOOC podem possibilitar a aprendizagem; que os usuários destes cursos podem ter diferentes percepções e graus de satisfação em relação ao curso realizado e; que as ferramentas de interação assíncrona, como os fóruns, podem estimular a interação e a troca de experiências entre os aprendizes, mesmo sem a mediação pedagógica feita por um professor ou tutor. Para tanto, o objetivo principal foi caracterizar a disponibilização e o desenvolvimento de cursos em formato MOOC, em um ambiente virtual de aprendizagem, de educação não formal e on-line denominado Unesp Aberta. A pesquisa foi dividida em três estudos, cada um deles alicerçado em um dos objetivos específicos: conhecer o perfil dos cursistas dos cursos de humanas da plataforma Unesp Aberta, identificando quem são e quais suas necessidades; verificar o grau de satisfação dos cursistas em relação ao curso, aos materiais propostos, às interações existentes e a percepção pessoal sobre a aprendizagem obtida no curso e; identificar mecanismos de comunicação e interação entre aprendizes, tendo como base os fóruns de discussão. A abordagem quanti-qualitativa adotada permitiu que os três estudos fossem feitos utilizando dois instrumentos de pesquisa, a observação não participante dos três fóruns de discussão selecionados e, o envio de um questionário semiestruturado para todos os participantes dos cursos de ciências humanas. Foram analisados quantitativamente 675 questionários considerados válidos, e, qualitativamente, as respostas dadas na pergunta aberta e, as postagens feitas nos fóruns de discussão, com o auxílio do software Iramuteq. O primeiro estudo proporcionou a identificação do perfil dos aprendizes, composta em sua maioria por um público mais velho, que está mais interessado no conteúdo do que na certificação, buscando desde uma complementação curricular, à satisfação de uma curiosidade, por necessidade profissional ou em busca de novas experiências. Com o segundo estudo, compreendemos que os cursos analisados, na opinião dos participantes, ofereceram recursos condizentes com suas expectativas. Por fim, com o terceiro estudo foi possível confirmar a riqueza de possibilidades de um ambiente virtual de aprendizagem aberto, online, livre e gratuito, onde é possível criar, compartilhar, ensinar, fazer amigos e aprender.
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A pergunta parte das hipóteses que os cursos em formato MOOC podem possibilitar a aprendizagem; que os usuários destes cursos podem ter diferentes percepções e graus de satisfação em relação ao curso realizado e; que as ferramentas de interação assíncrona, como os fóruns, podem estimular a interação e a troca de experiências entre os aprendizes, mesmo sem a mediação pedagógica feita por um professor ou tutor. Para tanto, o objetivo principal foi caracterizar a disponibilização e o desenvolvimento de cursos em formato MOOC, em um ambiente virtual de aprendizagem, de educação não formal e on-line denominado Unesp Aberta. A pesquisa foi dividida em três estudos, cada um deles alicerçado em um dos objetivos específicos: conhecer o perfil dos cursistas dos cursos de humanas da plataforma Unesp Aberta, identificando quem são e quais suas necessidades; verificar o grau de satisfação dos cursistas em relação ao curso, aos materiais propostos, às interações existentes e a percepção pessoal sobre a aprendizagem obtida no curso e; identificar mecanismos de comunicação e interação entre aprendizes, tendo como base os fóruns de discussão. A abordagem quanti-qualitativa adotada permitiu que os três estudos fossem feitos utilizando dois instrumentos de pesquisa, a observação não participante dos três fóruns de discussão selecionados e, o envio de um questionário semiestruturado para todos os participantes dos cursos de ciências humanas. Foram analisados quantitativamente 675 questionários considerados válidos, e, qualitativamente, as respostas dadas na pergunta aberta e, as postagens feitas nos fóruns de discussão, com o auxílio do software Iramuteq. O primeiro estudo proporcionou a identificação do perfil dos aprendizes, composta em sua maioria por um público mais velho, que está mais interessado no conteúdo do que na certificação, buscando desde uma complementação curricular, à satisfação de uma curiosidade, por necessidade profissional ou em busca de novas experiências. Com o segundo estudo, compreendemos que os cursos analisados, na opinião dos participantes, ofereceram recursos condizentes com suas expectativas. Por fim, com o terceiro estudo foi possível confirmar a riqueza de possibilidades de um ambiente virtual de aprendizagem aberto, online, livre e gratuito, onde é possível criar, compartilhar, ensinar, fazer amigos e aprender.This research is linked to the Master's Degree Post-Graduation Program in Education of the Faculty of Science and Technology of the Sao Paulo State University "Júlio de Mesquita Filho" (FCT / Unesp), campus of Presidente Prudente / SP, in the research line of Formative processes, teaching and learning. The question that guided this study was whether it is possible that courses in a MOOC format available in a non-formal education environment (Unesp Aberta) can enable learning, interaction and satisfaction in relation to the needs and expectations of learners from the digital society. The question arises from the hypotheses that courses in MOOC format can enable learning; that the users of these courses may have different perceptions and degrees of satisfaction in relation to the course made and; that asynchronous interaction tools, such as forums, can stimulate interaction and exchange of experiences among learners, even without pedagogical mediation of teachers or tutors. Therefore, the main objective of this study is to characterize the availability and development of courses in MOOC format, in an environment of non-formal education called Unesp Aberta. In order to reach this goal the research was divided into three studies, each of them based on one of the specific objectives. The first was to know the profile of students of Human Science courses from this platform, identifying who are they and what are their needs. The second was to verify the degree of satisfaction of students in relation to the course, the proposed materials, the existing interactions and the personal perception about the learning obtained in the course. The third was to identify mechanisms of communication and interaction between apprentices, based on discussion forums. The quantitative-qualitative approach allowed the three studies to be done using two research instruments, the non-participant observation of the three selected discussion forums and a semi-structured questionnaire sent to all participants of human science courses. All the questionnaires considered valid were analyzed quantitatively and, the answers given in the open question and the postings made in the discussion forums were analyzed qualitatively with the help of Iramuteq software. The first study allowed the identification of apprentices' profile from the analyzed courses, composed mostly by an older audience, more interested in content than in certification, seeking a curricular complementation, the satisfaction of a curiosity, for professional reasons or in search of new experiences. With the second study, we understand that the courses analyzed, in the opinion of participants, offered resources that fit their expectations. Finally, with the third study, it was possible to confirm the richness of possibilities of an open, free, online learning environment where it is possible to create, share, teach, make friends and learn.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Schlünzen Junior, Klaus [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zaduski, Jeong Cir Deborah2017-10-03T16:19:57Z2017-10-03T16:19:57Z2017-02-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15182200089270733004129044P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T12:44:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/151822Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-20T12:44:06Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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