Sistema de medição do desempenho enquanto ferramenta de gestão estratégica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/3055 |
Resumo: | A gestão de desempenho é, hoje, uma importante ferramenta de gestão estratégica para as organizações, na medida em que cria condições para que o desempenho (comportamentos e resultados) dos colaboradores contribua efectivamente para a prossecução dos objectivos estratégicos. Trata-se de um processo contínuo que identifica, mede e desenvolve o desempenho dos indivíduos e alinha esse desempenho com os objectivos estratégicos da empresa. A medição do desempenho apresenta-se, assim, como um elemento desse processo, devidamente integrado, que disponibiliza informação crítica à tomada de decisões relativamente aos recursos humanos. Assim, e apesar de poder ser identificado como um sistema em si mesmo – sistema de medição de desempenho – não deve ser entendido como uma ferramenta isolada de controlo, com um carácter ritualizado, burocrático e resumido ao preenchimento de formulários. Neste estudo procurou-se, então, conceber um sistema de medição de desempenho abrangente, capaz de interagir com outros sistemas de recursos humanos, com o contexto organizacional e com as opções estratégicas de uma Empresa portuguesa, que desenvolve a sua actividade no sector das Traduções. Foram seguidas as várias fases do processo de concepção, recorrendo-se a entrevistas quer à Direcção quer aos próprios colaboradores para que seja de facto um sistema abrangente e participado, à observação directa de forma a compreender o contexto, os processos e as interacções e, também, à análise documental da Empresa. Por constrangimentos de tempo, fica de fora deste estudo a implementação e a avaliação do sistema (perspectivada mas não confirmada), deixando-se no entanto algumas recomendações e a sugestão de um plano de intervenção. |
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Sistema de medição do desempenho enquanto ferramenta de gestão estratégicaGestão de desempenhoMedição de desempenhoAvaliação de desempenhoAlinhamento estratégicoPerformance managementPerformance measurementPerformance assessmentStrategic alignmentA gestão de desempenho é, hoje, uma importante ferramenta de gestão estratégica para as organizações, na medida em que cria condições para que o desempenho (comportamentos e resultados) dos colaboradores contribua efectivamente para a prossecução dos objectivos estratégicos. Trata-se de um processo contínuo que identifica, mede e desenvolve o desempenho dos indivíduos e alinha esse desempenho com os objectivos estratégicos da empresa. A medição do desempenho apresenta-se, assim, como um elemento desse processo, devidamente integrado, que disponibiliza informação crítica à tomada de decisões relativamente aos recursos humanos. Assim, e apesar de poder ser identificado como um sistema em si mesmo – sistema de medição de desempenho – não deve ser entendido como uma ferramenta isolada de controlo, com um carácter ritualizado, burocrático e resumido ao preenchimento de formulários. Neste estudo procurou-se, então, conceber um sistema de medição de desempenho abrangente, capaz de interagir com outros sistemas de recursos humanos, com o contexto organizacional e com as opções estratégicas de uma Empresa portuguesa, que desenvolve a sua actividade no sector das Traduções. Foram seguidas as várias fases do processo de concepção, recorrendo-se a entrevistas quer à Direcção quer aos próprios colaboradores para que seja de facto um sistema abrangente e participado, à observação directa de forma a compreender o contexto, os processos e as interacções e, também, à análise documental da Empresa. Por constrangimentos de tempo, fica de fora deste estudo a implementação e a avaliação do sistema (perspectivada mas não confirmada), deixando-se no entanto algumas recomendações e a sugestão de um plano de intervenção.Nowadays, performance management is an important strategic management tool for organizations as it leverages employee performance (behaviour and results) to effectively contribute to the pursuit of their strategic objectives. A performance management system is a continuous process that determines measures and develops employee performance and aligns it with the company’s strategic objectives. Performance measurement, being part of this adequately integrated process, aims at providing critical information for human resource decision making. Therefore, it should not be regarded as an independent control tool, of a ritualized and bureaucratic nature, limited to form-filling, even though it can be considered a system in itself – a performance measurement system. This study aims at the creation of a comprehensive performance measurement system, capable of interacting with other human resource systems, with the organizational context and with the strategic options of a Portuguese Company that operates in the Translation sector. The different phases of process conception were followed, ranging from interviews held with both Board members and employees, so that it would in fact be a comprehensive and participated system, to direct observation to understand the context, processes and interactions, in addition to the Company’s document analysis. Due to time constraints, this study excludes the system’s implementation and assessment (envisaged but not confirmed), although some recommendations and a suggested intervention plan are presented.2011-11-11T11:10:23Z2010-01-01T00:00:00Z20102010-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/3055porGordo, Rita Marques Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:58:30Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/3055Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:30:28.242137Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A gestão de desempenho é, hoje, uma importante ferramenta de gestão estratégica para as organizações, na medida em que cria condições para que o desempenho (comportamentos e resultados) dos colaboradores contribua efectivamente para a prossecução dos objectivos estratégicos. Trata-se de um processo contínuo que identifica, mede e desenvolve o desempenho dos indivíduos e alinha esse desempenho com os objectivos estratégicos da empresa. A medição do desempenho apresenta-se, assim, como um elemento desse processo, devidamente integrado, que disponibiliza informação crítica à tomada de decisões relativamente aos recursos humanos. Assim, e apesar de poder ser identificado como um sistema em si mesmo – sistema de medição de desempenho – não deve ser entendido como uma ferramenta isolada de controlo, com um carácter ritualizado, burocrático e resumido ao preenchimento de formulários. Neste estudo procurou-se, então, conceber um sistema de medição de desempenho abrangente, capaz de interagir com outros sistemas de recursos humanos, com o contexto organizacional e com as opções estratégicas de uma Empresa portuguesa, que desenvolve a sua actividade no sector das Traduções. Foram seguidas as várias fases do processo de concepção, recorrendo-se a entrevistas quer à Direcção quer aos próprios colaboradores para que seja de facto um sistema abrangente e participado, à observação directa de forma a compreender o contexto, os processos e as interacções e, também, à análise documental da Empresa. Por constrangimentos de tempo, fica de fora deste estudo a implementação e a avaliação do sistema (perspectivada mas não confirmada), deixando-se no entanto algumas recomendações e a sugestão de um plano de intervenção. |
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