Leitura à primeira vista no piano jazz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: L'dokova, Katerina
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16949
Resumo: Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música, conforme Decreto-Lei n.o 79/2014, de 14 de Maio.
id RCAP_f758818ba6917090010bd501f76aa554
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16949
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Leitura à primeira vista no piano jazzPianoPrática pedagógicaAprendizagemJazzPedagogiaMusic teachingLearningPedagogyRelatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música, conforme Decreto-Lei n.o 79/2014, de 14 de Maio.Resumo I - Parte I Prática Pedagógica - O presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, da Escola Superior de Música de Lisboa. O Estágio foi realizado na Escola Artística do Conservatório de Coimbra no Curso Profissional de Instrumentista Jazz em modalidade de observação na classe de piano Jazz do professor Fernando Rodrigues e na classe de Técnicas de Improvisação do professor Ricardo Formoso, durante o ano letivo 2020/2021. O relatório foi dividido em 4 partes: introdução, descrição e caracterização da escola, práticas pedagógicas e uma reflexão.Resumo II - Parte II Projeto de investigação - O projeto de investigação "Leitura à Primeira Vista no Piano Jazz" tem como objetivo a compreensão do papel da leitura musical no contexto do Jazz e a criação de uma proposta pedagógica para desenvolver essa competência. A pesquisa foi conduzida através de 26 questionários preenchidos pelos participantes, do estudo de 18 métodos de leitura à primeira vista e da avaliação dos recursos pedagógicos disponíveis no Curso Profissional de Instrumentista Jazz na Escola Artística do Conservatório de Coimbra. A análise desse material permitiu a formulação de uma proposta pedagógica, juntamente com a elaboração de um caderno prático com exemplo de uma aula. Os conteúdos da aula foram divididas em 5 sessões: exercícios rítmicos; reconhecimento de padrões melódicos; voicing e voiceleading; cifra e progressões harmónicas, melodia com cifras. Estes exercícios temáticos foram concebidos com intuito de contribuir para a consciência e habilidade da leitura musical no Jazz, sendo esta um resultado de literacia musical.Abstract I - Part I Teaching This Internship was developed within the scope of the Master's Degree in Music Teaching at the Escola Superior de Música de Lisboa. The internship took place at the Escola Artística do Conservatório de Coimbra on the Professional Jazz Instrumentalist Course in an observation mode in Professor Fernando Rodrigues' Jazz piano class and Professor Ricardo Formoso's Improvisation Techniques class, during the 2020/2021 academic year. The report is divided into four parts: introduction, description and characterization of the school, pedagogical practices, and a reflection.Abstract II - Part II Investigation - The research project "Sight-Reading on Jazz Piano" aims to understand the role of musical sight-reading in the context of Jazz and to create a pedagogical proposal to develop this skill. The research was conducted through 26 questionnaires filled out by participants, the study of 18 sight-reading methods and the evaluation of pedagogical resources available in the Professional Course of Jazz Instrumentalist at the Escola Artística do Conservatório de Coimbra. The analysis of this material allowed for the formulation of a pedagogical proposal, along with the development of a practical workbook containing an example lesson. The lesson contents were divided into 5 sessions: rhythmic exercises; recognition of melodic patterns; voicing and voiceleading; chord symbols and harmonic progressions; melody with chord symbols. These thematic exercises were designed to contribute to the awareness and proficiency of musical reading in Jazz, which is a result of musical literacy.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaSilva, João Paulo Esteves daMoreira, PedroRCIPLL'dokova, Katerina2024-01-22T14:56:29Z2023-12-272023-12-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16949TID:203444710porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-31T02:16:06Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16949Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:52.332156Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Leitura à primeira vista no piano jazz
title Leitura à primeira vista no piano jazz
spellingShingle Leitura à primeira vista no piano jazz
L'dokova, Katerina
Piano
Prática pedagógica
Aprendizagem
Jazz
Pedagogia
Music teaching
Learning
Pedagogy
title_short Leitura à primeira vista no piano jazz
title_full Leitura à primeira vista no piano jazz
title_fullStr Leitura à primeira vista no piano jazz
title_full_unstemmed Leitura à primeira vista no piano jazz
title_sort Leitura à primeira vista no piano jazz
author L'dokova, Katerina
author_facet L'dokova, Katerina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, João Paulo Esteves da
Moreira, Pedro
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv L'dokova, Katerina
dc.subject.por.fl_str_mv Piano
Prática pedagógica
Aprendizagem
Jazz
Pedagogia
Music teaching
Learning
Pedagogy
topic Piano
Prática pedagógica
Aprendizagem
Jazz
Pedagogia
Music teaching
Learning
Pedagogy
description Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música, conforme Decreto-Lei n.o 79/2014, de 14 de Maio.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-27
2023-12-27T00:00:00Z
2024-01-22T14:56:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/16949
TID:203444710
url http://hdl.handle.net/10400.21/16949
identifier_str_mv TID:203444710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137056274776064