Oportunidades e tecnologias para a criação de valor nos serviços de Smart Vending

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Rafaela Marisa Geraldo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/23533
Resumo: O presente trabalho insere-se no âmbito da dissertação do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial. O objetivo geral deste é analisar e compreender a importância dos atributos determinantes da qualidade do serviço no contexto do vending e entender em que medida a implementação de serviços inteligentes, no contexto da venda automática, i.e. smart vending com recurso a um sistema smart card, poderia aportar benefícios ao negócio no contexto das empresas existentes em Portugal. Inicialmente realizou-se uma revisão de literatura associada aos conceitos de vending machines, smart vending, smart card e cashless. Procurou-se investigar qual a perceção de utilidade que o uso deste tipo de sistemas, i.e. o uso de cashless no vending, objetivando assim contribuir para aferir a viabilidade de implementação de novas soluções para um melhor escoamento e abastecimento dos produtos através do smart vending. Posteriormente é investigado o impacto potencial da introdução do smart vending através um estudo de mercado de modo avaliar a integração deste num modelo convencional, e perceber quais as consequências da alteração do vending convencional para o smart vending. Para tal desenvolveu-se um questionário, acompanharam-se empresas e por fim realizou-se uma análise de toda a informação recolhida. Finalizando demostra-se as vantagens da utilização cashless e a sua aceitação por parte da sociedade.
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