A influência da cultura e das práticas de responsabilidade social na orientação para o cliente mediada pela satisfação no trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Marta Sofia Lopes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/19918
Resumo: A competição dos mercados empresariais está ao mais alto nível e as organizações apresentam grande necessidade de se diferenciarem da concorrência. Esta dissertação pretende contribuir para o aperfeiçoamento do estudo da relação entre os conceitos de Responsabilidade Social das Organizações (RSO) e de Cultura Organizacional (CO) e a Orientação para o Cliente (OC), assim como perceber o papel da Satisfação dos Trabalhadores (ST) face às variáveis anteriores. O modelo exploratório foi testado através de um questionário online aplicado a 609 vendedores de uma empresa líder no sector do retalho. A análise dos dados revelou a existência de efeitos significativos que permitem verificar que a Cultura de Objetivos e as práticas de Responsabilidade Social estão relacionadas com a orientação para o cliente. Contudo, a satisfação no trabalho não se revelou uma boa mediadora no estudo dado a existência de outras variáveis (como a cultura de objectivos) onde a correlação era mais forte na explicação do modelo. Conclui-se que quanto mais são percecionadas as práticas de RSO por parte dos colaboradores e quanto maior é a cultura de objetivos, maior é a orientação para o cliente
id RCAP_f782cfe4003a4cc0b1811c9b904cf2ff
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/19918
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência da cultura e das práticas de responsabilidade social na orientação para o cliente mediada pela satisfação no trabalhoOrientação para o clienteCultura organizacionalResponsabilidade social das empresasSatisfação no trabalhoStakeholdersCustomer orientationOrganizational cultureCorporate social responsibilityJob satisfactionA competição dos mercados empresariais está ao mais alto nível e as organizações apresentam grande necessidade de se diferenciarem da concorrência. Esta dissertação pretende contribuir para o aperfeiçoamento do estudo da relação entre os conceitos de Responsabilidade Social das Organizações (RSO) e de Cultura Organizacional (CO) e a Orientação para o Cliente (OC), assim como perceber o papel da Satisfação dos Trabalhadores (ST) face às variáveis anteriores. O modelo exploratório foi testado através de um questionário online aplicado a 609 vendedores de uma empresa líder no sector do retalho. A análise dos dados revelou a existência de efeitos significativos que permitem verificar que a Cultura de Objetivos e as práticas de Responsabilidade Social estão relacionadas com a orientação para o cliente. Contudo, a satisfação no trabalho não se revelou uma boa mediadora no estudo dado a existência de outras variáveis (como a cultura de objectivos) onde a correlação era mais forte na explicação do modelo. Conclui-se que quanto mais são percecionadas as práticas de RSO por parte dos colaboradores e quanto maior é a cultura de objetivos, maior é a orientação para o clienteBusiness markets competition is currently on a high level, leading organizations to have a great need to outstand from other competitors. The purpose of this dissertation is to contribute to the conceptual enhancement of the study regarding the concept of social responsibility of organizations and the organizational culture on a customer oriented approach, as well as to understand the working staff satisfaction to the mentioned variables. The exploratory model was tested through an online questionnaire applied to 609 sales people of a leading company in the retail sector. The results show the existence of significant effects which allow to verify that the culture of objectives and the practices social responsibility are related to the customer orientation. However, job satisfaction didn't prove to be a good mediator in the study since we contained other variables (such as objective culture) where the correlation was stronger in the explanation of the model. We concluded that the more RSO practices are perceived by employees and the greater the objective culture, the greater the customer orientation.2020-02-17T12:40:13Z2018-12-06T00:00:00Z2018-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/19918TID:202270220porCardoso, Marta Sofia Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:40:16Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/19918Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:18:37.545877Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência da cultura e das práticas de responsabilidade social na orientação para o cliente mediada pela satisfação no trabalho
title A influência da cultura e das práticas de responsabilidade social na orientação para o cliente mediada pela satisfação no trabalho
spellingShingle A influência da cultura e das práticas de responsabilidade social na orientação para o cliente mediada pela satisfação no trabalho
Cardoso, Marta Sofia Lopes
Orientação para o cliente
Cultura organizacional
Responsabilidade social das empresas
Satisfação no trabalho
Stakeholders
Customer orientation
Organizational culture
Corporate social responsibility
Job satisfaction
title_short A influência da cultura e das práticas de responsabilidade social na orientação para o cliente mediada pela satisfação no trabalho
title_full A influência da cultura e das práticas de responsabilidade social na orientação para o cliente mediada pela satisfação no trabalho
title_fullStr A influência da cultura e das práticas de responsabilidade social na orientação para o cliente mediada pela satisfação no trabalho
title_full_unstemmed A influência da cultura e das práticas de responsabilidade social na orientação para o cliente mediada pela satisfação no trabalho
title_sort A influência da cultura e das práticas de responsabilidade social na orientação para o cliente mediada pela satisfação no trabalho
author Cardoso, Marta Sofia Lopes
author_facet Cardoso, Marta Sofia Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Marta Sofia Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Orientação para o cliente
Cultura organizacional
Responsabilidade social das empresas
Satisfação no trabalho
Stakeholders
Customer orientation
Organizational culture
Corporate social responsibility
Job satisfaction
topic Orientação para o cliente
Cultura organizacional
Responsabilidade social das empresas
Satisfação no trabalho
Stakeholders
Customer orientation
Organizational culture
Corporate social responsibility
Job satisfaction
description A competição dos mercados empresariais está ao mais alto nível e as organizações apresentam grande necessidade de se diferenciarem da concorrência. Esta dissertação pretende contribuir para o aperfeiçoamento do estudo da relação entre os conceitos de Responsabilidade Social das Organizações (RSO) e de Cultura Organizacional (CO) e a Orientação para o Cliente (OC), assim como perceber o papel da Satisfação dos Trabalhadores (ST) face às variáveis anteriores. O modelo exploratório foi testado através de um questionário online aplicado a 609 vendedores de uma empresa líder no sector do retalho. A análise dos dados revelou a existência de efeitos significativos que permitem verificar que a Cultura de Objetivos e as práticas de Responsabilidade Social estão relacionadas com a orientação para o cliente. Contudo, a satisfação no trabalho não se revelou uma boa mediadora no estudo dado a existência de outras variáveis (como a cultura de objectivos) onde a correlação era mais forte na explicação do modelo. Conclui-se que quanto mais são percecionadas as práticas de RSO por parte dos colaboradores e quanto maior é a cultura de objetivos, maior é a orientação para o cliente
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-06T00:00:00Z
2018-12-06
2020-02-17T12:40:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/19918
TID:202270220
url http://hdl.handle.net/10071/19918
identifier_str_mv TID:202270220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134745555107840