O desenvolvimento profissional docente em comunidade virtual de prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Choupina, Elisabete
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Meirinhos, Manuel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34620/eduser.v6i1.59
Resumo: Com este estudo, seguindo a metodologia de estudo de caso, pretende analisar-se apossibilidade do desenvolvimento profissional docente ocorrer em comunidade virtual deprática, mais concretamente na comunidade de prática EVTec. Esta comunidade surgiu em2007, por iniciativa do seu coordenador e era constituída, em meados de 2012, por 538membros. Os seus membros eram essencialmente professores portugueses da disciplina deEducação Visual e Tecnológica. Procuramos investigar se a comunidade virtual de práticatem sido útil para servir a prática profissional dos participantes. Investigamos como sãoutilizados os fóruns, que importância, os seus membros, atribuem a esta comunidade, comoé que a caracterizam e que sugestões apresentam para a melhorar. Verificamos que estacomunidade apresenta bastante dinâmica, discutem-se problemas profissionais, partilha-sea prática e, em consequência tem-se apresentado como um suporte importante para,informalmente, os professores se desenvolverem profissionalmente.Palavras-chave: Desenvolvimento profissional docente; Comunidade virtual de prática
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