O desenvolvimento profissional docente em comunidade virtual de prática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34620/eduser.v6i1.59 |
Resumo: | Com este estudo, seguindo a metodologia de estudo de caso, pretende analisar-se apossibilidade do desenvolvimento profissional docente ocorrer em comunidade virtual deprática, mais concretamente na comunidade de prática EVTec. Esta comunidade surgiu em2007, por iniciativa do seu coordenador e era constituída, em meados de 2012, por 538membros. Os seus membros eram essencialmente professores portugueses da disciplina deEducação Visual e Tecnológica. Procuramos investigar se a comunidade virtual de práticatem sido útil para servir a prática profissional dos participantes. Investigamos como sãoutilizados os fóruns, que importância, os seus membros, atribuem a esta comunidade, comoé que a caracterizam e que sugestões apresentam para a melhorar. Verificamos que estacomunidade apresenta bastante dinâmica, discutem-se problemas profissionais, partilha-sea prática e, em consequência tem-se apresentado como um suporte importante para,informalmente, os professores se desenvolverem profissionalmente.Palavras-chave: Desenvolvimento profissional docente; Comunidade virtual de prática |
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O desenvolvimento profissional docente em comunidade virtual de práticaCom este estudo, seguindo a metodologia de estudo de caso, pretende analisar-se apossibilidade do desenvolvimento profissional docente ocorrer em comunidade virtual deprática, mais concretamente na comunidade de prática EVTec. Esta comunidade surgiu em2007, por iniciativa do seu coordenador e era constituída, em meados de 2012, por 538membros. Os seus membros eram essencialmente professores portugueses da disciplina deEducação Visual e Tecnológica. Procuramos investigar se a comunidade virtual de práticatem sido útil para servir a prática profissional dos participantes. Investigamos como sãoutilizados os fóruns, que importância, os seus membros, atribuem a esta comunidade, comoé que a caracterizam e que sugestões apresentam para a melhorar. Verificamos que estacomunidade apresenta bastante dinâmica, discutem-se problemas profissionais, partilha-sea prática e, em consequência tem-se apresentado como um suporte importante para,informalmente, os professores se desenvolverem profissionalmente.Palavras-chave: Desenvolvimento profissional docente; Comunidade virtual de práticaInstituto Politécnico de Bragança2016-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34620/eduser.v6i1.59https://doi.org/10.34620/eduser.v6i1.59EduSer; Vol. 6 No. 1 (2014): Eduser - Revista de EducaçãoEduser - revista de Educação; v. 6 n. 1 (2014): Eduser - Revista de EducaçãoEduSer; Vol. 6 N.º 1 (2014): Eduser - Revista de Educação2183-038X1645-4774reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/59https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/59/60Direitos de Autor (c) 2016 Eduser - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessChoupina, ElisabeteMeirinhos, Manuel2023-02-18T06:01:27Zoai:eduser.ipb.pt:article/59Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:50.971124Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Com este estudo, seguindo a metodologia de estudo de caso, pretende analisar-se apossibilidade do desenvolvimento profissional docente ocorrer em comunidade virtual deprática, mais concretamente na comunidade de prática EVTec. Esta comunidade surgiu em2007, por iniciativa do seu coordenador e era constituída, em meados de 2012, por 538membros. Os seus membros eram essencialmente professores portugueses da disciplina deEducação Visual e Tecnológica. Procuramos investigar se a comunidade virtual de práticatem sido útil para servir a prática profissional dos participantes. Investigamos como sãoutilizados os fóruns, que importância, os seus membros, atribuem a esta comunidade, comoé que a caracterizam e que sugestões apresentam para a melhorar. Verificamos que estacomunidade apresenta bastante dinâmica, discutem-se problemas profissionais, partilha-sea prática e, em consequência tem-se apresentado como um suporte importante para,informalmente, os professores se desenvolverem profissionalmente.Palavras-chave: Desenvolvimento profissional docente; Comunidade virtual de prática |
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