Uso de uma plataforma Lms num curso profissional de informática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/5952 |
Resumo: | Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e Educação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2009 |
id |
RCAP_f7870978df17c391930822e1c95d3a55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/5952 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Uso de uma plataforma Lms num curso profissional de informáticaAmbiente de aprendizagemAprendizagem construtivistaAprendizagem colaborativaEnsino a distânciae-Learningb-LearningTeses de mestrado - 2009Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e Educação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2009A implementação de um Ambiente de Aprendizagem para o Ensino Secundário Profissional de Informática sustentado no sistema b-Learning (ensino presencial e complemento à distância) visa contribuir com mais um meio para aumentar o grau de proficiência aos alunos destes cursos. Pretende ainda contribuir para melhorar o nível de sucesso, aumentando-o, e diminuir a taxa de abandono. Esta tese tem por objectivos: (i) Descrever um processo de concepção e utilização de uma plataforma LMS como extensão/complemento do ensino presencial; (ii) Averiguar a participação e a interacção dos alunos entre si e com o professor nas actividades propostas, através das funcionalidades de uma Plataforma LMS; (iii) Analisar a utilização do Moodle como ambiente virtual de aprendizagem pelos alunos; (iv) Analisar a evolução do desempenho dos alunos utilizando a plataforma como suporte ao trabalho colaborativo, à comunicação e à interacção. Para sustentar esta investigação, procedeu-se a uma revisão de literatura sobre algumas Teorias de Aprendizagem, sobre orientações relativas ao Ensino à Distância, Ensino Profissional e sobre Metodologias para a elaboração de conteúdos, planeamento e desenvolvimento para o ambiente de aprendizagem a implementar. Este último centra-se nas teorias de aprendizagem construtivistas e numa perspectiva colaborativa; por isso, pode-se dizer que será aplicada uma metodologia de aprendizagem construtivista e colaborativa. Desenvolveu-se o trabalho de implementação utilizando uma plataforma de e-Learning denominada Moodle. Assim, o Ambiente de Aprendizagem para o Ensino Secundário Profissional de Informática será sustentado por um sistema b-Learning.The implementation of a Learning Environment for the Secondary Professional Teaching of Computer Science supported by a b-Learning system (classroom teaching and a complement to distance learning) aims to contribute with one another mean to increase the degree of proficiency of students of these courses. It also intends to contribute to improve the level of success, increasing it, and to reduce the desertion rate. This thesis aims to: (i) Describe a process of conception and use of an LMS platform as an extension / complement to classroom teaching; (ii) Check the participation and the interaction of students between themselves and with the teacher in the proposed activities through the features of an LMS platform; (iii) Analyze the use of the Moodle as a virtual learning environment for students; (iv) Analyze the evolution of the students' performance using the platform as a support to collaborative work, to communication and interaction. To support this investigation, one proceeded to a revision of literature on some Learning Theories, on guidelines to the Teaching to the Distance, Professional Teaching and on Methodologies for the preparation of contents, planning and development for the learning environment to be implemented. This last one focuses itself on learning constructivist theories and in a collaborative perspective; therefore, it is possible to be said that a constructivist and collaborative learning methodology will be applied. The work of implementation was developed using an e-Learning platform called Moodle. So, the Learning Environment for the Secondary Professional Teaching of Computer Science will be supported by a b-Learning system.Chagas, Isabel, 1952-Repositório da Universidade de LisboaPires, Paulo Jorge Cardigos2012-04-13T10:49:44Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/5952porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:48:05Zoai:repositorio.ul.pt:10451/5952Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:09.481919Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso de uma plataforma Lms num curso profissional de informática |
title |
Uso de uma plataforma Lms num curso profissional de informática |
spellingShingle |
Uso de uma plataforma Lms num curso profissional de informática Pires, Paulo Jorge Cardigos Ambiente de aprendizagem Aprendizagem construtivista Aprendizagem colaborativa Ensino a distância e-Learning b-Learning Teses de mestrado - 2009 |
title_short |
Uso de uma plataforma Lms num curso profissional de informática |
title_full |
Uso de uma plataforma Lms num curso profissional de informática |
title_fullStr |
Uso de uma plataforma Lms num curso profissional de informática |
title_full_unstemmed |
Uso de uma plataforma Lms num curso profissional de informática |
title_sort |
Uso de uma plataforma Lms num curso profissional de informática |
author |
Pires, Paulo Jorge Cardigos |
author_facet |
Pires, Paulo Jorge Cardigos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Chagas, Isabel, 1952- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Paulo Jorge Cardigos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambiente de aprendizagem Aprendizagem construtivista Aprendizagem colaborativa Ensino a distância e-Learning b-Learning Teses de mestrado - 2009 |
topic |
Ambiente de aprendizagem Aprendizagem construtivista Aprendizagem colaborativa Ensino a distância e-Learning b-Learning Teses de mestrado - 2009 |
description |
Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e Educação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2009 |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2009-01-01T00:00:00Z 2012-04-13T10:49:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/5952 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/5952 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134200610160641 |