Ambientes de aprendizagem cooperativa apoiada pelo computador e sua epistemologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/20960 |
Resumo: | Um ambiente de Aprendizagem Cooperativa Apoiada pelo Computador (ACAC) pode ser um elemento muito importante no processo de aprendizagem em qualquer domínio, quando a abordagem epistemológica que orientou sua criação e desenvolvimento esteja em consonância com a teoria que fundamenta a prática didática do professor. Assim, a efetividade destes ambientes só pode ser avaliada frente a um determinado paradigrna de aprendizagem. Neste trabalho, foram avaliados ambientes de ACAC sob a ótica de uma abordagem sócio-construtivista da Teoria da Epistemologia Genética, de Jean Piaget. Neste contexto as características e adequabilidade destes ambientes são discutidas em relação aos princípios básicos da teoria, que também são apresentados. |
id |
UFRGS-2_61d4e69d9a7df43a8622bf7fe3d79b3d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20960 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Nitzke, Julio AlbertoCarneiro, Mára Lúcia FernandesFranco, Sérgio Roberto Kieling2010-04-20T04:15:10Z20021516-084Xhttp://hdl.handle.net/10183/20960000328771Um ambiente de Aprendizagem Cooperativa Apoiada pelo Computador (ACAC) pode ser um elemento muito importante no processo de aprendizagem em qualquer domínio, quando a abordagem epistemológica que orientou sua criação e desenvolvimento esteja em consonância com a teoria que fundamenta a prática didática do professor. Assim, a efetividade destes ambientes só pode ser avaliada frente a um determinado paradigrna de aprendizagem. Neste trabalho, foram avaliados ambientes de ACAC sob a ótica de uma abordagem sócio-construtivista da Teoria da Epistemologia Genética, de Jean Piaget. Neste contexto as características e adequabilidade destes ambientes são discutidas em relação aos princípios básicos da teoria, que também são apresentados.A Computer Supported Collaborative Learning (CSCL) environment can be a very important element in the learning process in any area, as long as the epistemological approach that guided its creation and development is harmonic with the teacher's pedagogical practice. Thus, the effectiveness of these environments can only be assessed under the light of a learning paradigm. In this work, CSCL environments were evaluated through the view of a socio-constructivist approach of Jean Piagel's Genetic Epistemology. In this context, the characteristics and adequacy of these environments is discussed in relation to the theory basic principles, which are also presentedapplication/pdfporInformática na educação : teoria e prática. Porto Alegre. Vol. 5, n. 1 (maio 2002), p. 13-23Computador na educaçãoAmbiente de aprendizagemConstrutivismoEnsino a distânciaAprendizagem colaborativaCooperative learningConstructivismCSCLEpistemologyAmbientes de aprendizagem cooperativa apoiada pelo computador e sua epistemologiainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000328771.pdf000328771.pdfTexto completoapplication/pdf8763063http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20960/1/000328771.pdfda836b1cdfb26fd8e063645aed8edf6cMD51TEXT000328771.pdf.txt000328771.pdf.txtExtracted Texttext/plain40793http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20960/2/000328771.pdf.txt7ba6cd0e1754cb4673b53079b2b6c0daMD52THUMBNAIL000328771.pdf.jpg000328771.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1876http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20960/3/000328771.pdf.jpgbecccb3d095847b1ac31c8dbb6dcde9aMD5310183/209602021-12-06 05:37:47.445748oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20960Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:37:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ambientes de aprendizagem cooperativa apoiada pelo computador e sua epistemologia |
title |
Ambientes de aprendizagem cooperativa apoiada pelo computador e sua epistemologia |
spellingShingle |
Ambientes de aprendizagem cooperativa apoiada pelo computador e sua epistemologia Nitzke, Julio Alberto Computador na educação Ambiente de aprendizagem Construtivismo Ensino a distância Aprendizagem colaborativa Cooperative learning Constructivism CSCL Epistemology |
title_short |
Ambientes de aprendizagem cooperativa apoiada pelo computador e sua epistemologia |
title_full |
Ambientes de aprendizagem cooperativa apoiada pelo computador e sua epistemologia |
title_fullStr |
Ambientes de aprendizagem cooperativa apoiada pelo computador e sua epistemologia |
title_full_unstemmed |
Ambientes de aprendizagem cooperativa apoiada pelo computador e sua epistemologia |
title_sort |
Ambientes de aprendizagem cooperativa apoiada pelo computador e sua epistemologia |
author |
Nitzke, Julio Alberto |
author_facet |
Nitzke, Julio Alberto Carneiro, Mára Lúcia Fernandes Franco, Sérgio Roberto Kieling |
author_role |
author |
author2 |
Carneiro, Mára Lúcia Fernandes Franco, Sérgio Roberto Kieling |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nitzke, Julio Alberto Carneiro, Mára Lúcia Fernandes Franco, Sérgio Roberto Kieling |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Computador na educação Ambiente de aprendizagem Construtivismo Ensino a distância Aprendizagem colaborativa |
topic |
Computador na educação Ambiente de aprendizagem Construtivismo Ensino a distância Aprendizagem colaborativa Cooperative learning Constructivism CSCL Epistemology |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Cooperative learning Constructivism CSCL Epistemology |
description |
Um ambiente de Aprendizagem Cooperativa Apoiada pelo Computador (ACAC) pode ser um elemento muito importante no processo de aprendizagem em qualquer domínio, quando a abordagem epistemológica que orientou sua criação e desenvolvimento esteja em consonância com a teoria que fundamenta a prática didática do professor. Assim, a efetividade destes ambientes só pode ser avaliada frente a um determinado paradigrna de aprendizagem. Neste trabalho, foram avaliados ambientes de ACAC sob a ótica de uma abordagem sócio-construtivista da Teoria da Epistemologia Genética, de Jean Piaget. Neste contexto as características e adequabilidade destes ambientes são discutidas em relação aos princípios básicos da teoria, que também são apresentados. |
publishDate |
2002 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2002 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-04-20T04:15:10Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/20960 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1516-084X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000328771 |
identifier_str_mv |
1516-084X 000328771 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/20960 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Informática na educação : teoria e prática. Porto Alegre. Vol. 5, n. 1 (maio 2002), p. 13-23 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20960/1/000328771.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20960/2/000328771.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20960/3/000328771.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
da836b1cdfb26fd8e063645aed8edf6c 7ba6cd0e1754cb4673b53079b2b6c0da becccb3d095847b1ac31c8dbb6dcde9a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447405929168896 |