Ambientes de aprendizagem cooperativa apoiada pelo computador e sua epistemologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nitzke, Julio Alberto
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Carneiro, Mára Lúcia Fernandes, Franco, Sérgio Roberto Kieling
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/20960
Resumo: Um ambiente de Aprendizagem Cooperativa Apoiada pelo Computador (ACAC) pode ser um elemento muito importante no processo de aprendizagem em qualquer domínio, quando a abordagem epistemológica que orientou sua criação e desenvolvimento esteja em consonância com a teoria que fundamenta a prática didática do professor. Assim, a efetividade destes ambientes só pode ser avaliada frente a um determinado paradigrna de aprendizagem. Neste trabalho, foram avaliados ambientes de ACAC sob a ótica de uma abordagem sócio-construtivista da Teoria da Epistemologia Genética, de Jean Piaget. Neste contexto as características e adequabilidade destes ambientes são discutidas em relação aos princípios básicos da teoria, que também são apresentados.
id UFRGS-2_61d4e69d9a7df43a8622bf7fe3d79b3d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20960
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nitzke, Julio AlbertoCarneiro, Mára Lúcia FernandesFranco, Sérgio Roberto Kieling2010-04-20T04:15:10Z20021516-084Xhttp://hdl.handle.net/10183/20960000328771Um ambiente de Aprendizagem Cooperativa Apoiada pelo Computador (ACAC) pode ser um elemento muito importante no processo de aprendizagem em qualquer domínio, quando a abordagem epistemológica que orientou sua criação e desenvolvimento esteja em consonância com a teoria que fundamenta a prática didática do professor. Assim, a efetividade destes ambientes só pode ser avaliada frente a um determinado paradigrna de aprendizagem. Neste trabalho, foram avaliados ambientes de ACAC sob a ótica de uma abordagem sócio-construtivista da Teoria da Epistemologia Genética, de Jean Piaget. Neste contexto as características e adequabilidade destes ambientes são discutidas em relação aos princípios básicos da teoria, que também são apresentados.A Computer Supported Collaborative Learning (CSCL) environment can be a very important element in the learning process in any area, as long as the epistemological approach that guided its creation and development is harmonic with the teacher's pedagogical practice. Thus, the effectiveness of these environments can only be assessed under the light of a learning paradigm. In this work, CSCL environments were evaluated through the view of a socio-constructivist approach of Jean Piagel's Genetic Epistemology. In this context, the characteristics and adequacy of these environments is discussed in relation to the theory basic principles, which are also presentedapplication/pdfporInformática na educação : teoria e prática. Porto Alegre. Vol. 5, n. 1 (maio 2002), p. 13-23Computador na educaçãoAmbiente de aprendizagemConstrutivismoEnsino a distânciaAprendizagem colaborativaCooperative learningConstructivismCSCLEpistemologyAmbientes de aprendizagem cooperativa apoiada pelo computador e sua epistemologiainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000328771.pdf000328771.pdfTexto completoapplication/pdf8763063http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20960/1/000328771.pdfda836b1cdfb26fd8e063645aed8edf6cMD51TEXT000328771.pdf.txt000328771.pdf.txtExtracted Texttext/plain40793http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20960/2/000328771.pdf.txt7ba6cd0e1754cb4673b53079b2b6c0daMD52THUMBNAIL000328771.pdf.jpg000328771.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1876http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20960/3/000328771.pdf.jpgbecccb3d095847b1ac31c8dbb6dcde9aMD5310183/209602021-12-06 05:37:47.445748oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20960Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:37:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ambientes de aprendizagem cooperativa apoiada pelo computador e sua epistemologia
title Ambientes de aprendizagem cooperativa apoiada pelo computador e sua epistemologia
spellingShingle Ambientes de aprendizagem cooperativa apoiada pelo computador e sua epistemologia
Nitzke, Julio Alberto
Computador na educação
Ambiente de aprendizagem
Construtivismo
Ensino a distância
Aprendizagem colaborativa
Cooperative learning
Constructivism
CSCL
Epistemology
title_short Ambientes de aprendizagem cooperativa apoiada pelo computador e sua epistemologia
title_full Ambientes de aprendizagem cooperativa apoiada pelo computador e sua epistemologia
title_fullStr Ambientes de aprendizagem cooperativa apoiada pelo computador e sua epistemologia
title_full_unstemmed Ambientes de aprendizagem cooperativa apoiada pelo computador e sua epistemologia
title_sort Ambientes de aprendizagem cooperativa apoiada pelo computador e sua epistemologia
author Nitzke, Julio Alberto
author_facet Nitzke, Julio Alberto
Carneiro, Mára Lúcia Fernandes
Franco, Sérgio Roberto Kieling
author_role author
author2 Carneiro, Mára Lúcia Fernandes
Franco, Sérgio Roberto Kieling
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nitzke, Julio Alberto
Carneiro, Mára Lúcia Fernandes
Franco, Sérgio Roberto Kieling
dc.subject.por.fl_str_mv Computador na educação
Ambiente de aprendizagem
Construtivismo
Ensino a distância
Aprendizagem colaborativa
topic Computador na educação
Ambiente de aprendizagem
Construtivismo
Ensino a distância
Aprendizagem colaborativa
Cooperative learning
Constructivism
CSCL
Epistemology
dc.subject.eng.fl_str_mv Cooperative learning
Constructivism
CSCL
Epistemology
description Um ambiente de Aprendizagem Cooperativa Apoiada pelo Computador (ACAC) pode ser um elemento muito importante no processo de aprendizagem em qualquer domínio, quando a abordagem epistemológica que orientou sua criação e desenvolvimento esteja em consonância com a teoria que fundamenta a prática didática do professor. Assim, a efetividade destes ambientes só pode ser avaliada frente a um determinado paradigrna de aprendizagem. Neste trabalho, foram avaliados ambientes de ACAC sob a ótica de uma abordagem sócio-construtivista da Teoria da Epistemologia Genética, de Jean Piaget. Neste contexto as características e adequabilidade destes ambientes são discutidas em relação aos princípios básicos da teoria, que também são apresentados.
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-20T04:15:10Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/20960
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1516-084X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000328771
identifier_str_mv 1516-084X
000328771
url http://hdl.handle.net/10183/20960
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Informática na educação : teoria e prática. Porto Alegre. Vol. 5, n. 1 (maio 2002), p. 13-23
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20960/1/000328771.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20960/2/000328771.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20960/3/000328771.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv da836b1cdfb26fd8e063645aed8edf6c
7ba6cd0e1754cb4673b53079b2b6c0da
becccb3d095847b1ac31c8dbb6dcde9a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447405929168896