As dinâmicas de estudo acompanhado num ATL (Atendimento de Tempos Livres)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mergulhão, Margarida Franco Henriques, 1987-
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/2687
Resumo: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Teoria e Desenvolvimento Curricular), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
id RCAP_f7893c250397cab8d5c2b787168ee18e
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/2687
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As dinâmicas de estudo acompanhado num ATL (Atendimento de Tempos Livres)Estudo acompanhadoAuto-aprendizagemDinâmica de grupoRelatórios de estágio de mestrado - 2010Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Teoria e Desenvolvimento Curricular), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010Actualmente, a escola vive uma crescente preocupação com a promoção de uma aprendizagem para a autonomia. Neste sentido, o desenvolvimento de áreas curriculares não disciplinares torna-se uma ferramenta indispensável para colmatar esta inquietação. O Estudo Acompanhado (EA) constitui uma dessas áreas, que é efectivamente uma oportunidade para aprender a aprender, incrementando as competências auto- -regulatórias dos alunos. É nesta perspectiva que o Atendimento de Tempos Livres (ATL) intervém como um pilar importante na educação dos alunos, para que estes estejam metacognitiva, motivacional e comportamentalmente activos e envolvidos na sua aprendizagem.Nowadays, school faces a growing concern about improving students’ autonomy, so that they acquire the ability to study and learn by themselves. Consequently, cross-curricular areas have become an indispensable tool for developing this kind of competences. Guided Study is one of such areas where students have the opportunity to learn how to learn and develop their self-regulatory skills. Therefore, Academy stands as an important pillar on students’ education, allowing them to become metacognitively, motivationally, and behaviourally active and involved in their own education.Gomes, Fernanda Maria Gouveia da VeigaRepositório da Universidade de LisboaMergulhão, Margarida Franco Henriques, 1987-2011-03-14T15:29:25Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/2687porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:43:09Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2687Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:28:59.513232Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As dinâmicas de estudo acompanhado num ATL (Atendimento de Tempos Livres)
title As dinâmicas de estudo acompanhado num ATL (Atendimento de Tempos Livres)
spellingShingle As dinâmicas de estudo acompanhado num ATL (Atendimento de Tempos Livres)
Mergulhão, Margarida Franco Henriques, 1987-
Estudo acompanhado
Auto-aprendizagem
Dinâmica de grupo
Relatórios de estágio de mestrado - 2010
title_short As dinâmicas de estudo acompanhado num ATL (Atendimento de Tempos Livres)
title_full As dinâmicas de estudo acompanhado num ATL (Atendimento de Tempos Livres)
title_fullStr As dinâmicas de estudo acompanhado num ATL (Atendimento de Tempos Livres)
title_full_unstemmed As dinâmicas de estudo acompanhado num ATL (Atendimento de Tempos Livres)
title_sort As dinâmicas de estudo acompanhado num ATL (Atendimento de Tempos Livres)
author Mergulhão, Margarida Franco Henriques, 1987-
author_facet Mergulhão, Margarida Franco Henriques, 1987-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Fernanda Maria Gouveia da Veiga
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Mergulhão, Margarida Franco Henriques, 1987-
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo acompanhado
Auto-aprendizagem
Dinâmica de grupo
Relatórios de estágio de mestrado - 2010
topic Estudo acompanhado
Auto-aprendizagem
Dinâmica de grupo
Relatórios de estágio de mestrado - 2010
description Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Teoria e Desenvolvimento Curricular), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-03-14T15:29:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/2687
url http://hdl.handle.net/10451/2687
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134173848403968