As dinâmicas de estudo acompanhado num ATL (Atendimento de Tempos Livres)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/2687 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Teoria e Desenvolvimento Curricular), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010 |
id |
RCAP_f7893c250397cab8d5c2b787168ee18e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/2687 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As dinâmicas de estudo acompanhado num ATL (Atendimento de Tempos Livres)Estudo acompanhadoAuto-aprendizagemDinâmica de grupoRelatórios de estágio de mestrado - 2010Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Teoria e Desenvolvimento Curricular), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010Actualmente, a escola vive uma crescente preocupação com a promoção de uma aprendizagem para a autonomia. Neste sentido, o desenvolvimento de áreas curriculares não disciplinares torna-se uma ferramenta indispensável para colmatar esta inquietação. O Estudo Acompanhado (EA) constitui uma dessas áreas, que é efectivamente uma oportunidade para aprender a aprender, incrementando as competências auto- -regulatórias dos alunos. É nesta perspectiva que o Atendimento de Tempos Livres (ATL) intervém como um pilar importante na educação dos alunos, para que estes estejam metacognitiva, motivacional e comportamentalmente activos e envolvidos na sua aprendizagem.Nowadays, school faces a growing concern about improving students’ autonomy, so that they acquire the ability to study and learn by themselves. Consequently, cross-curricular areas have become an indispensable tool for developing this kind of competences. Guided Study is one of such areas where students have the opportunity to learn how to learn and develop their self-regulatory skills. Therefore, Academy stands as an important pillar on students’ education, allowing them to become metacognitively, motivationally, and behaviourally active and involved in their own education.Gomes, Fernanda Maria Gouveia da VeigaRepositório da Universidade de LisboaMergulhão, Margarida Franco Henriques, 1987-2011-03-14T15:29:25Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/2687porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:43:09Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2687Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:28:59.513232Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As dinâmicas de estudo acompanhado num ATL (Atendimento de Tempos Livres) |
title |
As dinâmicas de estudo acompanhado num ATL (Atendimento de Tempos Livres) |
spellingShingle |
As dinâmicas de estudo acompanhado num ATL (Atendimento de Tempos Livres) Mergulhão, Margarida Franco Henriques, 1987- Estudo acompanhado Auto-aprendizagem Dinâmica de grupo Relatórios de estágio de mestrado - 2010 |
title_short |
As dinâmicas de estudo acompanhado num ATL (Atendimento de Tempos Livres) |
title_full |
As dinâmicas de estudo acompanhado num ATL (Atendimento de Tempos Livres) |
title_fullStr |
As dinâmicas de estudo acompanhado num ATL (Atendimento de Tempos Livres) |
title_full_unstemmed |
As dinâmicas de estudo acompanhado num ATL (Atendimento de Tempos Livres) |
title_sort |
As dinâmicas de estudo acompanhado num ATL (Atendimento de Tempos Livres) |
author |
Mergulhão, Margarida Franco Henriques, 1987- |
author_facet |
Mergulhão, Margarida Franco Henriques, 1987- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gomes, Fernanda Maria Gouveia da Veiga Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mergulhão, Margarida Franco Henriques, 1987- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudo acompanhado Auto-aprendizagem Dinâmica de grupo Relatórios de estágio de mestrado - 2010 |
topic |
Estudo acompanhado Auto-aprendizagem Dinâmica de grupo Relatórios de estágio de mestrado - 2010 |
description |
Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Teoria e Desenvolvimento Curricular), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010 |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z 2011-03-14T15:29:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/2687 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/2687 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134173848403968 |