A hipoterapia com as crianças portadoras das Perturbações do Espetro do Autismo : três estudos de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/15939 |
Resumo: | Em 1988 Wing identifica uma tríade de incapacidades que hoje define os critérios de diagnóstico, ligados às Perturbações do Espetro do Autismo (PEA). Segundo esta tríade, as crianças com PEA manifestam um défice global na interação social, na comunicação e apresentam um reportório restrito de interesses e comportamentos. A hipoterapia é um método de intervenção alternativo para o desenvolvimento das capacidades nas áreas deficitárias, utilizando o cavalo como instrumento terapêutico. O presente estudo tem como objetivo avaliar, se a hipoterapia, como parte de um programa de tratamento, se encontra relacionada com o desenvolvimento global das crianças com PEA. Pretende-se igualmente averiguar, em que medida o relacionamento da criança com o cavalo contribui para esse desenvolvimento. Este estudo enquadra-se no âmbito da investigação qualitativa e encontra-se organizado como um estudo de caso. Participaram no estudo três crianças, duas do sexo masculino e uma do sexo feminino, com idades compreendidas entre os oito e dez anos. Como instrumentos de investigação, foram aplicadas entrevistas semiestruturadas e grelhas de observação para recolher informação sobre as áreas da psicomotricidade, comunicação, interação social e comportamento. Procedeu-se, igualmente, à recolha de dados sobre o relacionamento das crianças com o cavalo. Os dados mostraram que a hipoterapia se encontra relacionada de forma positiva com o desenvolvimento das crianças com PEA e que o relacionamento da criança com o cavalo contribui para esse efeito. Verificou-se uma evolução significativa na psicomotricidade, no comportamento, na autoconfiança e autoestima, para além da autonomia. Constataram-se melhorias significativas na comunicação e interação com os adultos, no entanto, o mesmo não se verificou para os colegas, sendo que a mesma foi sempre positiva. |
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A hipoterapia com as crianças portadoras das Perturbações do Espetro do Autismo : três estudos de casoPerturbações do Espetro do AutismoHipoterapiaDesenvolvimento globalAutism Spectrum DisordersHippotherapyOverall developmentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEm 1988 Wing identifica uma tríade de incapacidades que hoje define os critérios de diagnóstico, ligados às Perturbações do Espetro do Autismo (PEA). Segundo esta tríade, as crianças com PEA manifestam um défice global na interação social, na comunicação e apresentam um reportório restrito de interesses e comportamentos. A hipoterapia é um método de intervenção alternativo para o desenvolvimento das capacidades nas áreas deficitárias, utilizando o cavalo como instrumento terapêutico. O presente estudo tem como objetivo avaliar, se a hipoterapia, como parte de um programa de tratamento, se encontra relacionada com o desenvolvimento global das crianças com PEA. Pretende-se igualmente averiguar, em que medida o relacionamento da criança com o cavalo contribui para esse desenvolvimento. Este estudo enquadra-se no âmbito da investigação qualitativa e encontra-se organizado como um estudo de caso. Participaram no estudo três crianças, duas do sexo masculino e uma do sexo feminino, com idades compreendidas entre os oito e dez anos. Como instrumentos de investigação, foram aplicadas entrevistas semiestruturadas e grelhas de observação para recolher informação sobre as áreas da psicomotricidade, comunicação, interação social e comportamento. Procedeu-se, igualmente, à recolha de dados sobre o relacionamento das crianças com o cavalo. Os dados mostraram que a hipoterapia se encontra relacionada de forma positiva com o desenvolvimento das crianças com PEA e que o relacionamento da criança com o cavalo contribui para esse efeito. Verificou-se uma evolução significativa na psicomotricidade, no comportamento, na autoconfiança e autoestima, para além da autonomia. Constataram-se melhorias significativas na comunicação e interação com os adultos, no entanto, o mesmo não se verificou para os colegas, sendo que a mesma foi sempre positiva.In 1988, Wing identifies a triad of impairments that defines all diagnostic criteria, linked to Autism Spectrum Disorder (ASD). According to this triad, children with ASD have a global deficit in social interaction, communication and a restricted repertoire of interests and behaviours. Hippotherapy is an alternative method for the development of skills in deficient areas, using the horse as a therapeutic tool. The present research aims to assess whether Hippotherapy, as a part of a therapy program, is related to the overall development of children with ASD. It is also intended to find out to what extent the relationship between the child and the horse contributes to this development. This investigation falls within the qualitative research and is organized as a case study. Three children participated in the study, two male and one female, aged between eight and ten years. In this research, structured interviews and observation grid were applied to gather information about the areas of motor skills, communication, social interaction and behaviour. In addition, data on the relationship between the children with the horse were also collected. The data showed that Hippotherapy is related to the development of children with ASD in a positive manner and that the relationship with the horse contributes to this effect. There has been a significant evolution in the motor skills, behaviour, self-confidence and self-esteem, in addition to autonomy. Significant improvements in communication and interaction with adults were observed, however, the same was not true for the communication and interaction with the other children, since they were always positive.Campos, SofiaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSantos, Ana Maria Ferreira Martins2014-12-12T15:13:32Z2014-05-0920132014-05-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/15939TID:203008472porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:21:30Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/15939Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:13:18.826242Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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