A hipoterapia com as crianças portadoras das Perturbações do Espetro do Autismo : três estudos de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Maria Ferreira Martins
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/15939
Resumo: Em 1988 Wing identifica uma tríade de incapacidades que hoje define os critérios de diagnóstico, ligados às Perturbações do Espetro do Autismo (PEA). Segundo esta tríade, as crianças com PEA manifestam um défice global na interação social, na comunicação e apresentam um reportório restrito de interesses e comportamentos. A hipoterapia é um método de intervenção alternativo para o desenvolvimento das capacidades nas áreas deficitárias, utilizando o cavalo como instrumento terapêutico. O presente estudo tem como objetivo avaliar, se a hipoterapia, como parte de um programa de tratamento, se encontra relacionada com o desenvolvimento global das crianças com PEA. Pretende-se igualmente averiguar, em que medida o relacionamento da criança com o cavalo contribui para esse desenvolvimento. Este estudo enquadra-se no âmbito da investigação qualitativa e encontra-se organizado como um estudo de caso. Participaram no estudo três crianças, duas do sexo masculino e uma do sexo feminino, com idades compreendidas entre os oito e dez anos. Como instrumentos de investigação, foram aplicadas entrevistas semiestruturadas e grelhas de observação para recolher informação sobre as áreas da psicomotricidade, comunicação, interação social e comportamento. Procedeu-se, igualmente, à recolha de dados sobre o relacionamento das crianças com o cavalo. Os dados mostraram que a hipoterapia se encontra relacionada de forma positiva com o desenvolvimento das crianças com PEA e que o relacionamento da criança com o cavalo contribui para esse efeito. Verificou-se uma evolução significativa na psicomotricidade, no comportamento, na autoconfiança e autoestima, para além da autonomia. Constataram-se melhorias significativas na comunicação e interação com os adultos, no entanto, o mesmo não se verificou para os colegas, sendo que a mesma foi sempre positiva.
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