Relações públicas para o cinema Português: uma proposta para aproximar a indústria e os seus públicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/809 |
Resumo: | Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas. |
id |
RCAP_f7a116d746409f5c8b632b2bc64c24a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/809 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relações públicas para o cinema Português: uma proposta para aproximar a indústria e os seus públicosRelações públicasEstratégias de comunicaçãoCinemaPortugalPublic relationsCommunication strategiesDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.O cinema português não tem junto do público nacional o mesmo apelo de outros tempos. Hoje a oferta é maior e o cinema norte-americano parece ter invadido as salas de cinema portuguesas. Hoje o cinema português está mais dependente do financiamento público, a ida às salas de cinema para ver produções nacionais é parca quando comparada com afluência para ver filmes de outros países e a produção nacional nem sempre passa nas salas nacionais. Sob este cenário, o trabalho aqui apresentado pretende responder ao que parece ser uma necessidade de desenvolvimento e de crescimento do sector usando como ferramenta as relações públicas. Este trabalho consiste, assim, numa aplicação prática das técnicas de relações públicas para construir uma estratégia de comunicação que, por um lado, promova o cinema português e que, por outro, fortaleça o sector.ABSTRACT: The Portuguese cinema does not have the same appeal to its national audience as it once had. Today the offer is bigger and the North-American cinema appears to have invaded the Portuguese movie theatres. Today the Portuguese cinema is more dependent on public funding, the movie theatre attendance to see national productions is scarce when compared with the attendance of productions of foreign origin and national production not always are exhibited on national theatres. Under this scenario, the work here presented intends to respond to what seems to be the need for development and growth of the sector using as tool public relations. This work consists on a practical application of public relations techniques to design a communication strategy that, on one hand, promotes the Portuguese cinema and, on the other, strengthens the sector.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialDuarte, João Manuel AlvesRCIPLCamilo, Maria Eduarda Correia2011-12-06T12:02:11Z2009-12-292009-12-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/809TID:201076462porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:38:02Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/809Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:11:00.635934Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relações públicas para o cinema Português: uma proposta para aproximar a indústria e os seus públicos |
title |
Relações públicas para o cinema Português: uma proposta para aproximar a indústria e os seus públicos |
spellingShingle |
Relações públicas para o cinema Português: uma proposta para aproximar a indústria e os seus públicos Camilo, Maria Eduarda Correia Relações públicas Estratégias de comunicação Cinema Portugal Public relations Communication strategies |
title_short |
Relações públicas para o cinema Português: uma proposta para aproximar a indústria e os seus públicos |
title_full |
Relações públicas para o cinema Português: uma proposta para aproximar a indústria e os seus públicos |
title_fullStr |
Relações públicas para o cinema Português: uma proposta para aproximar a indústria e os seus públicos |
title_full_unstemmed |
Relações públicas para o cinema Português: uma proposta para aproximar a indústria e os seus públicos |
title_sort |
Relações públicas para o cinema Português: uma proposta para aproximar a indústria e os seus públicos |
author |
Camilo, Maria Eduarda Correia |
author_facet |
Camilo, Maria Eduarda Correia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Duarte, João Manuel Alves RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camilo, Maria Eduarda Correia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações públicas Estratégias de comunicação Cinema Portugal Public relations Communication strategies |
topic |
Relações públicas Estratégias de comunicação Cinema Portugal Public relations Communication strategies |
description |
Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-29 2009-12-29T00:00:00Z 2011-12-06T12:02:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/809 TID:201076462 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/809 |
identifier_str_mv |
TID:201076462 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133361012211712 |