A integração das tecnologias Internet nos modelos de negócio Business to Business : impacto no desenvolvimento de vantagens competitivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10216/63104 |
Resumo: | Regista-se, de uma forma global, uma evolução significativa ao nível da integração das tecnologias Internet, nos modelos de negócio business to business. Mas, à medida que, cada vez mais empresas utilizam a Internet, ela é neutralizada como fonte de vantagem competitiva. Foi com base neste problema que se procurou estudar como é que uma empresa pode utilizar as tecnologias Internet, para desenvolver uma vantagem competitiva sustentável. Este trabalho descreve as dimensões e natureza das principais plataformas de negócio electrónico (portais B2B) e as estratégias de negócio electrónico mais adequadas, ao suporte das estratégias das empresas. E, para avaliar este impacto das tecnologias Internet, no desenvolvimento e sustenção de vantagens competitivas, desenvolveu-se uma ferramenta analítica (AITIC - Análise do Impacto das Tecnologias Internet na Competitividade) que foi aplicada em duas empresas. |
id |
RCAP_f7bd0552e70965062d34d2dd24ddddda |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/63104 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A integração das tecnologias Internet nos modelos de negócio Business to Business : impacto no desenvolvimento de vantagens competitivasTecnologias InternetBusiness to businessNegócio electrónicoAnálise do Impacto das TecnologiasInternetRegista-se, de uma forma global, uma evolução significativa ao nível da integração das tecnologias Internet, nos modelos de negócio business to business. Mas, à medida que, cada vez mais empresas utilizam a Internet, ela é neutralizada como fonte de vantagem competitiva. Foi com base neste problema que se procurou estudar como é que uma empresa pode utilizar as tecnologias Internet, para desenvolver uma vantagem competitiva sustentável. Este trabalho descreve as dimensões e natureza das principais plataformas de negócio electrónico (portais B2B) e as estratégias de negócio electrónico mais adequadas, ao suporte das estratégias das empresas. E, para avaliar este impacto das tecnologias Internet, no desenvolvimento e sustenção de vantagens competitivas, desenvolveu-se uma ferramenta analítica (AITIC - Análise do Impacto das Tecnologias Internet na Competitividade) que foi aplicada em duas empresas.20032003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10216/63104porPatrício, Rui Miguel Beja Sardo de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T13:06:01Zoai:repositorio-aberto.up.pt:10216/63104Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:33:29.153611Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A integração das tecnologias Internet nos modelos de negócio Business to Business : impacto no desenvolvimento de vantagens competitivas |
title |
A integração das tecnologias Internet nos modelos de negócio Business to Business : impacto no desenvolvimento de vantagens competitivas |
spellingShingle |
A integração das tecnologias Internet nos modelos de negócio Business to Business : impacto no desenvolvimento de vantagens competitivas Patrício, Rui Miguel Beja Sardo de Sousa Tecnologias Internet Business to business Negócio electrónico Análise do Impacto das Tecnologias Internet |
title_short |
A integração das tecnologias Internet nos modelos de negócio Business to Business : impacto no desenvolvimento de vantagens competitivas |
title_full |
A integração das tecnologias Internet nos modelos de negócio Business to Business : impacto no desenvolvimento de vantagens competitivas |
title_fullStr |
A integração das tecnologias Internet nos modelos de negócio Business to Business : impacto no desenvolvimento de vantagens competitivas |
title_full_unstemmed |
A integração das tecnologias Internet nos modelos de negócio Business to Business : impacto no desenvolvimento de vantagens competitivas |
title_sort |
A integração das tecnologias Internet nos modelos de negócio Business to Business : impacto no desenvolvimento de vantagens competitivas |
author |
Patrício, Rui Miguel Beja Sardo de Sousa |
author_facet |
Patrício, Rui Miguel Beja Sardo de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Patrício, Rui Miguel Beja Sardo de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias Internet Business to business Negócio electrónico Análise do Impacto das Tecnologias Internet |
topic |
Tecnologias Internet Business to business Negócio electrónico Análise do Impacto das Tecnologias Internet |
description |
Regista-se, de uma forma global, uma evolução significativa ao nível da integração das tecnologias Internet, nos modelos de negócio business to business. Mas, à medida que, cada vez mais empresas utilizam a Internet, ela é neutralizada como fonte de vantagem competitiva. Foi com base neste problema que se procurou estudar como é que uma empresa pode utilizar as tecnologias Internet, para desenvolver uma vantagem competitiva sustentável. Este trabalho descreve as dimensões e natureza das principais plataformas de negócio electrónico (portais B2B) e as estratégias de negócio electrónico mais adequadas, ao suporte das estratégias das empresas. E, para avaliar este impacto das tecnologias Internet, no desenvolvimento e sustenção de vantagens competitivas, desenvolveu-se uma ferramenta analítica (AITIC - Análise do Impacto das Tecnologias Internet na Competitividade) que foi aplicada em duas empresas. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2003-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10216/63104 |
url |
http://hdl.handle.net/10216/63104 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135646502092800 |