A integração das tecnologias Internet nos modelos de negócio Business to Business : impacto no desenvolvimento de vantagens competitivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patrício, Rui Miguel Beja Sardo de Sousa
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10216/63104
Resumo: Regista-se, de uma forma global, uma evolução significativa ao nível da integração das tecnologias Internet, nos modelos de negócio business to business. Mas, à medida que, cada vez mais empresas utilizam a Internet, ela é neutralizada como fonte de vantagem competitiva. Foi com base neste problema que se procurou estudar como é que uma empresa pode utilizar as tecnologias Internet, para desenvolver uma vantagem competitiva sustentável. Este trabalho descreve as dimensões e natureza das principais plataformas de negócio electrónico (portais B2B) e as estratégias de negócio electrónico mais adequadas, ao suporte das estratégias das empresas. E, para avaliar este impacto das tecnologias Internet, no desenvolvimento e sustenção de vantagens competitivas, desenvolveu-se uma ferramenta analítica (AITIC - Análise do Impacto das Tecnologias Internet na Competitividade) que foi aplicada em duas empresas.
id RCAP_f7bd0552e70965062d34d2dd24ddddda
oai_identifier_str oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/63104
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A integração das tecnologias Internet nos modelos de negócio Business to Business : impacto no desenvolvimento de vantagens competitivasTecnologias InternetBusiness to businessNegócio electrónicoAnálise do Impacto das TecnologiasInternetRegista-se, de uma forma global, uma evolução significativa ao nível da integração das tecnologias Internet, nos modelos de negócio business to business. Mas, à medida que, cada vez mais empresas utilizam a Internet, ela é neutralizada como fonte de vantagem competitiva. Foi com base neste problema que se procurou estudar como é que uma empresa pode utilizar as tecnologias Internet, para desenvolver uma vantagem competitiva sustentável. Este trabalho descreve as dimensões e natureza das principais plataformas de negócio electrónico (portais B2B) e as estratégias de negócio electrónico mais adequadas, ao suporte das estratégias das empresas. E, para avaliar este impacto das tecnologias Internet, no desenvolvimento e sustenção de vantagens competitivas, desenvolveu-se uma ferramenta analítica (AITIC - Análise do Impacto das Tecnologias Internet na Competitividade) que foi aplicada em duas empresas.20032003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10216/63104porPatrício, Rui Miguel Beja Sardo de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T13:06:01Zoai:repositorio-aberto.up.pt:10216/63104Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:33:29.153611Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A integração das tecnologias Internet nos modelos de negócio Business to Business : impacto no desenvolvimento de vantagens competitivas
title A integração das tecnologias Internet nos modelos de negócio Business to Business : impacto no desenvolvimento de vantagens competitivas
spellingShingle A integração das tecnologias Internet nos modelos de negócio Business to Business : impacto no desenvolvimento de vantagens competitivas
Patrício, Rui Miguel Beja Sardo de Sousa
Tecnologias Internet
Business to business
Negócio electrónico
Análise do Impacto das Tecnologias
Internet
title_short A integração das tecnologias Internet nos modelos de negócio Business to Business : impacto no desenvolvimento de vantagens competitivas
title_full A integração das tecnologias Internet nos modelos de negócio Business to Business : impacto no desenvolvimento de vantagens competitivas
title_fullStr A integração das tecnologias Internet nos modelos de negócio Business to Business : impacto no desenvolvimento de vantagens competitivas
title_full_unstemmed A integração das tecnologias Internet nos modelos de negócio Business to Business : impacto no desenvolvimento de vantagens competitivas
title_sort A integração das tecnologias Internet nos modelos de negócio Business to Business : impacto no desenvolvimento de vantagens competitivas
author Patrício, Rui Miguel Beja Sardo de Sousa
author_facet Patrício, Rui Miguel Beja Sardo de Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Patrício, Rui Miguel Beja Sardo de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias Internet
Business to business
Negócio electrónico
Análise do Impacto das Tecnologias
Internet
topic Tecnologias Internet
Business to business
Negócio electrónico
Análise do Impacto das Tecnologias
Internet
description Regista-se, de uma forma global, uma evolução significativa ao nível da integração das tecnologias Internet, nos modelos de negócio business to business. Mas, à medida que, cada vez mais empresas utilizam a Internet, ela é neutralizada como fonte de vantagem competitiva. Foi com base neste problema que se procurou estudar como é que uma empresa pode utilizar as tecnologias Internet, para desenvolver uma vantagem competitiva sustentável. Este trabalho descreve as dimensões e natureza das principais plataformas de negócio electrónico (portais B2B) e as estratégias de negócio electrónico mais adequadas, ao suporte das estratégias das empresas. E, para avaliar este impacto das tecnologias Internet, no desenvolvimento e sustenção de vantagens competitivas, desenvolveu-se uma ferramenta analítica (AITIC - Análise do Impacto das Tecnologias Internet na Competitividade) que foi aplicada em duas empresas.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10216/63104
url http://hdl.handle.net/10216/63104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135646502092800