Comprometimento organizacional e estratégias comportamentais: da abordagem clássica ao papel mediador do silêncio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/12747 |
Resumo: | Tese de Doutoramento em Ciências Sociais na especialidade de Comportamento Organizacional |
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Comprometimento organizacional e estratégias comportamentais: da abordagem clássica ao papel mediador do silêncioEstratégias comportamentaisSaídaVozNegligênciaSilêncioLealdadeComprometimento organizacionalPerfis de comprometimentoSatisfação com o trabalhoBehavioral strategiesExitVoiceNeglectSilenceLoyaltyOrganizational commitmentCommitment profilesWork satisfactionTese de Doutoramento em Ciências Sociais na especialidade de Comportamento OrganizacionalO comportamento intencional e deliberado dos indivíduos em contexto de declínio da satisfação com o trabalho tem sido estudado no âmbito das Estratégias Comportamentais. Partindo-se da abordagem clássica, consubstanciada pelo modelo EVLN, pretende-se propor uma nova reconceptualização realçando para o debate científico a problemática da lealdade e do silêncio. O presente estudo considera também o comprometimento organizacional como antecedente das relações de determinação de estratégias comportamentais, sendo a satisfação com o trabalho mediadora desta relação. Metodologicamente, esta investigação caracteriza-se pela sua componente hipotético-dedutiva recorrendo-se a uma metodologia quantitativa com recurso ao inquérito por questionário. A amostra é constituída por 756 docentes e não docentes do ensino superior público português. Através da modelação por equações estruturais, o modelo conceptual é testado e são também analisados os efeitos de mediação presentes. O subsistema de ensino e o tipo de carreira são testados enquanto moderadores do modelo. Os resultados evidenciaram que o comprometimento organizacional é um antecedente das estratégias comportamentais em estudo. A investigação permitiu, simultaneamente, percecionar a natureza e a importância da lealdade e o papel mediador do silêncio, no modelo em análise. Foi também possível evidenciar a moderação do subsistema de ensino e do tipo de carreira e apurar seis perfis de comprometimento com as respetivas organizações. Para a Gestão, academia em geral e para o ensino superior público português em particular são evidenciadas relações comportamentais que poderão vir a ser um suporte de apoio às práticas de Gestão de Recursos Humanos. São apontadas ainda algumas pistas para futuras investigações.The intentional and deliberate individuals’ behavior in a declining job satisfaction context has been studied within the behavioral strategies’ phenomenon. Starting from the classical approach, through the EVLN model, the intention is to propose a new reconceptualization in order to enhance the scientific debate concerning the problematic around loyalty and silence. This study also considers the organizational commitment as a behavioral strategies relations antecedent, being job satisfaction a mediator of this relationship. Methodologically, this research is characterized by its hypothetical-deductive component where a quantitative methodology was used via questionnaires. The sample consists of 756 teachers and staff of the Portuguese public higher education. Through structural equation modeling, the conceptual model was tested and was also analyzed the possible presence of mediation effects. The education subsystem and type of career were tested as model moderators. The results showed that organizational commitment is a behavioral strategies’ antecedent. The findings also pointed out the nature and importance of loyalty and the mediating role of silence. The moderation of higher education subsystem and the type of career became clear as the appearance of six different commitment profiles within participants’ respective organizations. For the Management discipline and for the Portuguese public higher education, the behavioral relationships were discussed as a support for Human Resources Management practices. Topics for future research were suggested.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasLopes, AlbinoRepositório da Universidade de LisboaSabino, Ana Margarida Fernandes Pereira do Nascimento2016-12-21T17:20:29Z2015-11-202015-11-20T00:00:00Zdoctoral thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/12747TID:101426828porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T19:20:21Zoai:repositorio.ul.pt:10400.5/12747Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T19:20:21Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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