Estudo comparativo de alternativas para o desenvolvimento, projeto e fabricação de tanques de combustível para automóveis de passageiros dentro da General Motors do Brasil.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3149/tde-22032023-095809/ |
Resumo: | Este trabalho visa esclarecer a seguinte pergunta: \"Qual material é o mais adequado para a utilização em projetos de tanque de combustível para veículos automotivos?\". Atualmente existem duas alternativas básicas em matérias primas na construção dos tanques de combustível, sendo eles: chapas de ligas de aços carbono e plásticos de alta densidade. Para responder esta pergunta, o tema \"Estudo comparativo de alternativas para o desenvolvimento, projeto e fabricação de tanques de combustível para automóveis de passageiros dentro da General Motors do Brasil\" aborda as características de desempenho das duas alternativas (metal ou plástico) através da perspectiva das montadoras de veículos do mercado brasileiro, levando em consideração segmentos críticos de projeto, como processo de manufatura, forma, peso, segurança, corrosão e reciclagem. Estabelece um processo de análise comparativa entre a utilização de chapas de aço ou plásticos de alta densidade em projetos de tanque de combustível, possibilitando ao engenheiro de projetos tomar a decisão mais correta baseado nas características especificas de cada projeto. O experimento realizado apresenta os resultados das duas opções de material em relação à resistência contra impactos. Por fim, apresenta-se a conclusão que a pergunta elaborada inicialmente não pode ser respondida de forma generalizada e os critérios de desempenho podem variar consideravelmente sua influência na decisão de acordo com o escopo do projeto. |
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Estudo comparativo de alternativas para o desenvolvimento, projeto e fabricação de tanques de combustível para automóveis de passageiros dentro da General Motors do Brasil.Untitled in englishCombustíveisCorrosãoCorrosionDecision matrixFuel tankFuelsPermeabilityTanque de combustível (Desenvolvimento;projeto; Fabricação)Veículos de passageriosEste trabalho visa esclarecer a seguinte pergunta: \"Qual material é o mais adequado para a utilização em projetos de tanque de combustível para veículos automotivos?\". Atualmente existem duas alternativas básicas em matérias primas na construção dos tanques de combustível, sendo eles: chapas de ligas de aços carbono e plásticos de alta densidade. Para responder esta pergunta, o tema \"Estudo comparativo de alternativas para o desenvolvimento, projeto e fabricação de tanques de combustível para automóveis de passageiros dentro da General Motors do Brasil\" aborda as características de desempenho das duas alternativas (metal ou plástico) através da perspectiva das montadoras de veículos do mercado brasileiro, levando em consideração segmentos críticos de projeto, como processo de manufatura, forma, peso, segurança, corrosão e reciclagem. Estabelece um processo de análise comparativa entre a utilização de chapas de aço ou plásticos de alta densidade em projetos de tanque de combustível, possibilitando ao engenheiro de projetos tomar a decisão mais correta baseado nas características especificas de cada projeto. O experimento realizado apresenta os resultados das duas opções de material em relação à resistência contra impactos. Por fim, apresenta-se a conclusão que a pergunta elaborada inicialmente não pode ser respondida de forma generalizada e os critérios de desempenho podem variar consideravelmente sua influência na decisão de acordo com o escopo do projeto.This project aims to clarify the following question: \"Which material is more appropriated for being applied in project of fuel tanks for automotive vehicles?\". Nowadays there are two basic raw materials for construction of fuel tanks, being: sheet of carbon steel alloy a high density plastics. To answer the question, the theme \"Comparative study of development, project and production alternative for passengers vehicles fuel tank inside of General Motors do Brasil \" approaches the performance characteristics of the two alternatives (metal or plastic) through the automakers perspective of the Brazilian market at critical segments of project, like manufacturing, shape, weight, safety, corrosion and recycling. Establish a comparative analysis process within steel sheets or high density plastics applied for fuel tank projects, allowing the product engineer to make the right decision based on the specific characteristics of each project. Finally, shows the conclusion of the question can not be answered in general ways and the performance criteria may have different influence over the decision based on the project scope.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBatalha, Gilmar FerreiraSuzuki, Carlos Eduardo Tadeu2007-04-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3149/tde-22032023-095809/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-03-22T13:14:33Zoai:teses.usp.br:tde-22032023-095809Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-03-22T13:14:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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